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Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos Modos Verbais em textos
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Verbos nos modos indicativo, subjuntivo e imperativo
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 03 aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a produção de textos dos gêneros notícia, propaganda e poema, utilizando modos verbais que sejam produtivos em cada um deles (Indicativo, Imperativo e Subjuntivo, respectivamente), para que os alunos se apropriem do uso dos Modos em textos nos quais eles são recorrentes.
Materiais necessários: Cartolinas, lápis de cor, canetas coloridas, cola, tesoura, projetor, impressora para imprimir o material complementar
Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda poderão apresentar confusão entre os sentidos dos modos verbais, pois podem ainda não estar bem apropriados do conceito de verbo.
OBS.: É desejável que os alunos já tenham estudado Modos Verbais para que consigam realizar esta aula.
Referências sobre o assunto: CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1a ed. 3a impressão. São Paulo:Contexto, 2014. CEREJA, William R.; COCHAR, Thereza M. Texto e Interação. 2 ed. São Paulo:Saraiva, 2013.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
- Nesta aula, os alunos produzirão textos dos gêneros: notícia, propaganda e poema.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Explicar aos alunos que nesta aula colocarão em prática o aprendizado acerca do uso dos modos verbais produzindo textos do cotidiano.
- O slide com as perguntas poderá ser projetado, ou as perguntas poderão ser feitas oralmente. A finalidade é recordar os conceitos de uso dos modos verbais:
Possíveis respostas:
a) É a propriedade que tem o verbo de enunciar a atitude de quem fala ao relatar o fato que comunica, as condições em que o fato se passa, o estado da ação etc.
b) Indicativo, imperativo e subjuntivo.
d) O Modo Indicativo expressa um fato real, o Modo Subjuntivo expressa um fato incerto e duvidoso e o Modo Imperativo expressa uma ordem, conselho, súplica, convite ou pedido.
3. Seria interessante anotar as respostas no quadro para que a turma possa visualizá-las, facilitará no processo de recordação e contribuirá para a elaboração
da atividade.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familiriazar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
Materiais complementares: Clique para acessar o material complementar
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
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Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
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Orientações:
- Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
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- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
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Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
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Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
- Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
- Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
- reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
- propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
- poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
- As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.
Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.
- Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.
- Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.
- Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.
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Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Escrever as orientações acima no quadro ou projetar o slide.
- Cada grupo apresentará aos demais alunos sua produção.
- O grupo deverá dizer o tema escolhido, porque o escolheu, falar sobre o trabalho e dizer o modo verbal utilizado.
- Se possível, deixe os cartazes à mostra para os demais alunos da escola.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, vocês irão estudar os modos verbais. Encaminhe à turma a notícia, a propaganda e o poema que estão no Plano disponível aqui, pedindo que leiam e destaquem todos os verbos, individualmente, e respondam: qual texto tem verbos que expressam certeza? (Notícia); em qual texto os verbos expressam desejo? (Poema); em qual texto os verbos expressam ordens? (Propaganda). Estabeleça uma data e um meio de entrega virtual. Após ler as respostas de seus alunos, escreva um comentário a ser compartilhado a respeito dos trabalhos, acrescentando o que for necessário.
Desenvolvimento
Encaminhe agora um novo áudio anunciando a nova atividade, com instruções para se organizarem em trios. Organize essa divisão em trios com a turma utilizando um sorteador (sugestão disponível aqui) ou deixando que eles lhe digam seus grupos de afinidade. Logo que tudo estiver organizado, diga que cada trio deve realizar 3 tarefas:
1. Encontrar uma notícia curta na Internet sobre algum filme/série/jogo de que gostem, e marcar alguns verbos que expressam fato, certeza.
2. Encontrar uma Propaganda na internet sobre algum filme/série/jogo de que gostem, e marcar alguns verbos que expressam ordem/comando.
3. Criar um Poema inspirado no poema “Paraíso”, falando o que faria se a quarentena terminasse. A orientação pode ficar assim: “Se a quarentena acabasse hoje, eu… (faria.../ brincaria.../ visitaria.../ abraçaria…)”.
Cada trio deve criar um Google Doc para postar seus trabalhos e colocar em uma pasta no Google Drive específica para essa atividade. Caso não seja possível utilizar o Drive e o Google Docs, utilize os meios virtuais possíveis para a turma.
Acompanhe-os pelos canais de comunicação combinados entre vocês para auxiliá-los. Marque uma data de entrega.
Fechamento
Depois de ler as produções dos alunos, comente nos Docs criados pelos trios os aspectos positivos do trabalho, valorizando o que seus alunos fizeram. Feche esta aula destacando os efeitos de sentido de cada Modo Verbal nos textos. Se houver possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para interagir mais com seus alunos.
Convite às famílias
Que tal criar uma propaganda em família? A quarentena fez com que muita gente assistisse a novas séries e filmes que há tempos gostariam de ver ou de rever. Também houve quem aproveitasse para se dedicar à leitura, lendo aqueles livros que estavam esperando... Faça a sugestão para que as famílias criem uma propaganda, seja com uma foto ou um vídeo curto, de uma série, filme ou livro que um ou mais membros tenham visto na quarentena. As famílias que toparem a brincadeira podem compartilhar suas propagandas no WhatsApp da turma, e quem sabe, fazer uma eleição das propagandas mais bacanas e convincentes? Fica a sugestão!