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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos Modos Verbais em textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O uso dos Modos Verbais em textos

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabete Felicio Camargo Yamazi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 03 aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a produção de textos dos gêneros notícia, propaganda e poema, utilizando modos verbais que sejam produtivos em cada um deles (Indicativo, Imperativo e Subjuntivo, respectivamente), para que os alunos se apropriem do uso dos Modos em textos nos quais eles são recorrentes.

Materiais necessários: Cartolinas, lápis de cor, canetas coloridas, cola, tesoura, projetor, impressora para imprimir o material complementar

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda poderão apresentar confusão entre os sentidos dos modos verbais, pois podem ainda não estar bem apropriados do conceito de verbo.

OBS.: É desejável que os alunos já tenham estudado Modos Verbais para que consigam realizar esta aula.

Referências sobre o assunto: CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1a ed. 3a impressão. São Paulo:Contexto, 2014. CEREJA, William R.; COCHAR, Thereza M. Texto e Interação. 2 ed. São Paulo:Saraiva, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
  • Nesta aula, os alunos produzirão textos dos gêneros: notícia, propaganda e poema.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Explicar aos alunos que nesta aula colocarão em prática o aprendizado acerca do uso dos modos verbais produzindo textos do cotidiano.
  • O slide com as perguntas poderá ser projetado, ou as perguntas poderão ser feitas oralmente. A finalidade é recordar os conceitos de uso dos modos verbais:

Possíveis respostas:

a) É a propriedade que tem o verbo de enunciar a atitude de quem fala ao relatar o fato que comunica, as condições em que o fato se passa, o estado da ação etc.

b) Indicativo, imperativo e subjuntivo.

d) O Modo Indicativo expressa um fato real, o Modo Subjuntivo expressa um fato incerto e duvidoso e o Modo Imperativo expressa uma ordem, conselho, súplica, convite ou pedido.

3. Seria interessante anotar as respostas no quadro para que a turma possa visualizá-las, facilitará no processo de recordação e contribuirá para a elaboração

da atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familiriazar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

Materiais complementares: Clique para acessar o material complementar

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Orientações:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

Materiais complementares: Clique para acessar o material complementar

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Orientações:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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Orientações:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escrever as orientações acima no quadro ou projetar o slide.
  • Cada grupo apresentará aos demais alunos sua produção.
  • O grupo deverá dizer o tema escolhido, porque o escolheu, falar sobre o trabalho e dizer o modo verbal utilizado.
  • Se possível, deixe os cartazes à mostra para os demais alunos da escola.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 03 aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é a produção de textos dos gêneros notícia, propaganda e poema, utilizando modos verbais que sejam produtivos em cada um deles (Indicativo, Imperativo e Subjuntivo, respectivamente), para que os alunos se apropriem do uso dos Modos em textos nos quais eles são recorrentes.

Materiais necessários: Cartolinas, lápis de cor, canetas coloridas, cola, tesoura, projetor, impressora para imprimir o material complementar

Dificuldades antecipadas: Os alunos ainda poderão apresentar confusão entre os sentidos dos modos verbais, pois podem ainda não estar bem apropriados do conceito de verbo.

OBS.: É desejável que os alunos já tenham estudado Modos Verbais para que consigam realizar esta aula.

Referências sobre o assunto: CASTILHO, Ataliba T.de. Nova Gramática do português brasileiro. 1a ed. 3a impressão. São Paulo:Contexto, 2014. CEREJA, William R.; COCHAR, Thereza M. Texto e Interação. 2 ed. São Paulo:Saraiva, 2013.

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Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Compartilhe com a turma qual é a proposta da aula.
  • Nesta aula, os alunos produzirão textos dos gêneros: notícia, propaganda e poema.

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Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • Explicar aos alunos que nesta aula colocarão em prática o aprendizado acerca do uso dos modos verbais produzindo textos do cotidiano.
  • O slide com as perguntas poderá ser projetado, ou as perguntas poderão ser feitas oralmente. A finalidade é recordar os conceitos de uso dos modos verbais:

Possíveis respostas:

a) É a propriedade que tem o verbo de enunciar a atitude de quem fala ao relatar o fato que comunica, as condições em que o fato se passa, o estado da ação etc.

b) Indicativo, imperativo e subjuntivo.

d) O Modo Indicativo expressa um fato real, o Modo Subjuntivo expressa um fato incerto e duvidoso e o Modo Imperativo expressa uma ordem, conselho, súplica, convite ou pedido.

3. Seria interessante anotar as respostas no quadro para que a turma possa visualizá-las, facilitará no processo de recordação e contribuirá para a elaboração

da atividade.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familiriazar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

Materiais complementares: Clique para acessar o material complementar

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Orientações:

  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

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  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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  • Divida a turma em grupos de no máximo 4 alunos.
  • Cada grupo escolherá um gênero textual para produção. Entregue para cada grupo o material cujo link está nos “materiais complementares”, para que tenham orientações detalhadas da produção de cada gênero. Os slides de 5 a 10 mostram o mesmo conteúdo que está nesses materiais.
  • Os conceitos abaixo referem-se os gêneros textuais que serão produzidos pelos alunos. Esses conceitos não necessitam ser explorados com eles, trata-se somente de contribuições para familizar o professor com os gêneros:
  • reportagem ou notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo;
  • propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo;
  • poema: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo subjuntivo.
  • As produções deverão ser realizadas nas cartolinas e posteriormente compartilhadas com os demais colegas da turma.

Informações ao professor: aqui vão algumas informações sobre os gêneros sugeridos para a produção textual. Se achar necessário, modalize essas orientações aos seus alunos, de acordo com a sua realidade.

  • Notícia: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo indicativo. A Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia-a-dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação. Trata-se, portanto de um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculada pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros. Por esse motivo, as notícias possuem teor informativo e podem ser textos descritivos e narrativos ao mesmo tempo, apresentando, portanto, tempo, espaço e as personagens envolvidas. Um dos aspectos linguísticos importantes nesse gênero discursivo é o uso do modo verbal. Quando realizamos um relato como o da notícia, estamos expressando algo real, verdadeiro, por isso nos utilizamos do modo indicativo e normalmente no tempo passado/pretérito perfeito.

  • Propaganda: o grupo deverá utilizar predominantemente o modo imperativo. “(...)A propaganda é um gênero presente praticamente em todos os meios de comunicação. Ela impõe valores, mitos e ideais. Obedece aos desejos do público e deve primar pela informação e por apelos, a fim de persuadir o destinatário. Tem por missão integrar o esforço promocional, operando no sentido de atingir o subconsciente do consumidor com a penetração do apelo, influenciando na sua decisão de compra. É considerada uma das mais eficientes formas de comunicação de massa. A propaganda atua sobre as defesas psíquicas do homem para, mesmo contra sua vontade, despertar nele o desejo de possuir cada vez mais bens de conforto material, fazendo com que novas idéias sejam aceitas e costumes diferentes se popularizem.(...)” (CARVALHO Rosita Edler. 1997. A nova LDB e a educação especial. Rio de Janeiro: WVA.) Uma das maneiras de convencer o público da aquisição de um produto ou serviço ou aderir a uma campanha é a utilização do modo imperativo dos verbos, já que esse modo expressa uma ordem, um conselho, um convite, uma súplica ou um pedido.

  • Poema: no gênero poema, a palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve, para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações. O uso do modo subjuntivo reforça aqui o imaginário, o desejo de quem escreve. Não há compromisso com o real, por isso o uso do subjuntivo no gênero poema pode ajudar o aluno a compreender as possibilidades de sentidos que podem ser expressos com esse Modo Verbal.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Escrever as orientações acima no quadro ou projetar o slide.
  • Cada grupo apresentará aos demais alunos sua produção.
  • O grupo deverá dizer o tema escolhido, porque o escolheu, falar sobre o trabalho e dizer o modo verbal utilizado.
  • Se possível, deixe os cartazes à mostra para os demais alunos da escola.

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