14016
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Exercitação dos Modos Verbais em textos do cotidiano

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Exercitação dos Modos Verbais em textos do cotidiano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabete Felicio Camargo Yamazi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que, nesta aula, vocês irão estudar os modos verbais. Encaminhe à turma a notícia, a propaganda e o poema que estão no Plano disponível aqui, pedindo que leiam e destaquem todos os verbos, individualmente, e respondam: qual texto tem verbos que expressam certeza? (Notícia); em qual texto os verbos expressam desejo? (Poema); em qual texto os verbos expressam ordens? (Propaganda). Estabeleça uma data e um meio de entrega virtual. Após ler as respostas de seus alunos, escreva um comentário a ser compartilhado a respeito dos trabalhos, acrescentando o que for necessário.

Desenvolvimento
Encaminhe agora um novo áudio anunciando a nova atividade, com instruções para se organizarem em trios. Organize essa divisão em trios com a turma utilizando um sorteador (sugestão disponível aqui) ou deixando que eles lhe digam seus grupos de afinidade. Logo que tudo estiver organizado, diga que cada trio deve realizar 3 tarefas:

1. Encontrar uma notícia curta na Internet sobre algum filme/série/jogo de que gostem, e marcar alguns verbos que expressam fato, certeza.
2. Encontrar uma Propaganda na internet sobre algum filme/série/jogo de que gostem, e marcar alguns verbos que expressam ordem/comando.
3. Criar um Poema inspirado no poema “Paraíso”, falando o que faria se a quarentena terminasse. A orientação pode ficar assim: “Se a quarentena acabasse hoje, eu… (faria.../ brincaria.../ visitaria.../ abraçaria…)”.

Cada trio deve criar um Google Doc para postar seus trabalhos e colocar em uma pasta no Google Drive específica para essa atividade. Caso não seja possível utilizar o Drive e o Google Docs, utilize os meios virtuais possíveis para a turma.
Acompanhe-os pelos canais de comunicação combinados entre vocês para auxiliá-los. Marque uma data de entrega.

Fechamento
Depois de ler as produções dos alunos, comente nos Docs criados pelos trios os aspectos positivos do trabalho, valorizando o que seus alunos fizeram. Feche esta aula destacando os efeitos de sentido de cada Modo Verbal nos textos. Se houver possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para interagir mais com seus alunos.

Convite às famílias
Que tal criar uma propaganda em família? A quarentena fez com que muita gente assistisse a novas séries e filmes que há tempos gostariam de ver ou de rever. Também houve quem aproveitasse para se dedicar à leitura, lendo aqueles livros que estavam esperando... Faça a sugestão para que as famílias criem uma propaganda, seja com uma foto ou um vídeo curto, de uma série, filme ou livro que um ou mais membros tenham visto na quarentena. As famílias que toparem a brincadeira podem compartilhar suas propagandas no WhatsApp da turma, e quem sabe, fazer uma eleição das propagandas mais bacanas e convincentes? Fica a sugestão!

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_11ATS02

(EF06LP04) Analisar a função e as flexões de substantivos e adjetivos e de verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo: afirmativo e negativo.

(EF06LP05) Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas