Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno perceba que o verbo pode exprimir certeza, possibilidade ou ordem, por meio de brincadeiras populares.
Materiais necessários:
- Projetor de slides (caso não o tenha, imprimir ou colocar no quadro).
- Cópias das brincadeiras que estão nos materiais complementares.
- Cronômetro.
- Cartolina.
- Coroa de papel.
- Pedaço de tecido TNT para ser utilizado como manto do rei.
- Garrafa de PET.
Dificuldades antecipadas: uma das dificuldades que os alunos poderão apresentar é entender os efeitos de sentido do modo indicativo, limitando-se a identificar algumas funções e suas marcas temporais e pessoais.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo. Contexto, 2014.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para a turma qual será a proposta de aula do dia. Os modos verbais referem-se à maneira como o falante se expressa nos atos comunicativos, de acordo com suas intenções e seus interlocutores.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 38 minutos
Orientações:
- Organize a sala em 3 grupos.
- Cada grupo fará uma brincadeira, a saber:
- Grupo 1– “Se eu fosse…”. Escreva tags e coloque-as dentro de uma garrafa de PET. Os alunos retirarão as tags e as completarão oralmente. Você pode encontrar sugestões de tags no material complementar.
- Grupo 2 – “O rei mandou”. O grupo escolherá um aluno(a) para ser rei/rainha. Dê a esse aluno escolhido a coroa e o manto, a finalidade é utilizar verbos no imperativo afirmativo e negativo. Nessa brincadeira, as ordens poderão ser dadas espontaneamente pelos próprios alunos ou o professor poderá ajudá-los. Para isso, há sugestões no material complementar.
- Grupo 3 – A brincadeira é “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Você pode encontrar sugestão de textos no material complementar.
- Os grupos escreverão em uma cartolina, ou no quadro, as frases por eles formuladas.
- Cada grupo terá 25 minutos para realizar a brincadeira e fazer as anotações.
- Enquanto os alunos realizam as brincadeiras:
- Circule pela sala para verificar se todos estão envolvidos.
- Anote as respostas dadas por cada um a fim de utilizá-las no fechamento.
- Faça as perguntas do slide 4 oralmente para a turma.
- À medida que os alunos forem respondendo oralmente, anote algumas palavras-chave no quadro. Provavelmente em suas respostas aparecerão palavras como: possibilidade (para a brincadeira número 1, envolvendo o Modo Subjuntivo), ordem (para a brincadeira número 2, envolvendo o Modo Imperativo); verdade (para a brincadeira número 3, envolvendo o Modo Indicativo).
Materiais complementares: clique nos links abaixo para acessar os materiais complementares.
Atividade para impressão – Tags para a brincadeira "Se eu fosse..."
Atividade para impressão – Ordens para a brincadeira "O rei mandou"
Atividade para impressão – Quem conta um conto aumenta um ponto
Desenvolvimento
Orientações:
Orientações:
- Organize a sala em 3 grupos.
- Cada grupo fará uma brincadeira, a saber:
- Grupo 1– “Se eu fosse…”. Escreva tags e coloque-as dentro de uma garrafa de PET. Os alunos retirarão as tags e as completarão oralmente. Você pode encontrar sugestões de tags no material complementar.
- Grupo 2 – “O rei mandou”. O grupo escolherá um aluno(a) para ser rei/rainha. Dê a esse aluno escolhido a coroa e o manto, a finalidade é utilizar verbos no imperativo afirmativo e negativo. Nessa brincadeira, as ordens poderão ser dadas espontaneamente pelos próprios alunos ou o professor poderá ajudá-los. Para isso, há sugestões no material complementar.
- Grupo 3 – A brincadeira é “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Você pode encontrar sugestão de textos no material complementar.
- Os grupos escreverão em uma cartolina, ou no quadro, as frases por eles formuladas.
- Cada grupo terá 25 minutos para realizar a brincadeira e fazer as anotações. Verificar no material complementar.
- Enquanto os alunos realizam as brincadeiras:
- Circule pela sala para verificar se todos estão envolvidos.
- Anote as respostas dadas por cada um a fim de utilizá-las no fechamento.
- Faça as perguntas do slide 4 oralmente para a turma.
- À medida que os alunos forem respondendo oralmente, anote algumas palavras-chave no quadro. Provavelmente em suas respostas aparecerão palavras como: possibilidade (para a brincadeira número 1, envolvendo o Modo Subjuntivo), ordem (para a brincadeira número 2, envolvendo o Modo Imperativo); verdade (para a brincadeira número 3, envolvendo o Modo Indicativo).
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Ao final, a turma deverá comparar as frases, observando os verbos utilizados. (Espera-se que os alunos percebam que o modo verbal expressa o posicionamento de quem fala e denota pelo verbo, podendo expressar, por exemplo, certeza, dúvida/possibilidade, ordem/pedido (TERRA, Ernani. Minigramática. Ed. Scipione, 2ª edição, 1995).
- Faça a pergunta do slide para a turma para ser respondida oralmente.
- Anote o que os alunos dizem no quadro. À medida que vão respondendo, direcione-os para que consigam associar os sentidos dos Modos Verbais às brincadeiras realizadas e às suas reflexões expressas nas perguntas anteriores: "O rei mandou" – Imperativo; “Se eu fosse…” – Subjuntivo; “Quem conta um conto aumenta um ponto” – Indicativo.
- Feche a aula dizendo que verbo é a classe gramatical que mais apresenta flexões: modo, tempo, pessoa e número. Os modos são três em português: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.