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Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso dos modos verbais em brincadeiras populares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Uso dos modos verbais em brincadeiras populares

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisabete Felicio Camargo Yamazi

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno perceba que o verbo pode exprimir certeza, possibilidade ou ordem, por meio de brincadeiras populares.

Materiais necessários:

  • Projetor de slides (caso não o tenha, imprimir ou colocar no quadro).
  • Cópias das brincadeiras que estão nos materiais complementares.
  • Cronômetro.
  • Cartolina.
  • Coroa de papel.
  • Pedaço de tecido TNT para ser utilizado como manto do rei.
  • Garrafa de PET.

Dificuldades antecipadas: uma das dificuldades que os alunos poderão apresentar é entender os efeitos de sentido do modo indicativo, limitando-se a identificar algumas funções e suas marcas temporais e pessoais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo. Contexto, 2014.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para a turma qual será a proposta de aula do dia. Os modos verbais referem-se à maneira como o falante se expressa nos atos comunicativos, de acordo com suas intenções e seus interlocutores.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em 3 grupos.
  • Cada grupo fará uma brincadeira, a saber:
  • Grupo 1– “Se eu fosse…”. Escreva tags e coloque-as dentro de uma garrafa de PET. Os alunos retirarão as tags e as completarão oralmente. Você pode encontrar sugestões de tags no material complementar.
  • Grupo 2 – “O rei mandou”. O grupo escolherá um aluno(a) para ser rei/rainha. Dê a esse aluno escolhido a coroa e o manto, a finalidade é utilizar verbos no imperativo afirmativo e negativo. Nessa brincadeira, as ordens poderão ser dadas espontaneamente pelos próprios alunos ou o professor poderá ajudá-los. Para isso, há sugestões no material complementar.
  • Grupo 3 – A brincadeira é “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Você pode encontrar sugestão de textos no material complementar.
  • Os grupos escreverão em uma cartolina, ou no quadro, as frases por eles formuladas.
  • Cada grupo terá 25 minutos para realizar a brincadeira e fazer as anotações.
  • Enquanto os alunos realizam as brincadeiras:
  • Circule pela sala para verificar se todos estão envolvidos.
  • Anote as respostas dadas por cada um a fim de utilizá-las no fechamento.
  • Faça as perguntas do slide 4 oralmente para a turma.
  • À medida que os alunos forem respondendo oralmente, anote algumas palavras-chave no quadro. Provavelmente em suas respostas aparecerão palavras como: possibilidade (para a brincadeira número 1, envolvendo o Modo Subjuntivo), ordem (para a brincadeira número 2, envolvendo o Modo Imperativo); verdade (para a brincadeira número 3, envolvendo o Modo Indicativo).

Materiais complementares: clique nos links abaixo para acessar os materiais complementares.

Atividade para impressão – Tags para a brincadeira "Se eu fosse..."

Atividade para impressão – Ordens para a brincadeira "O rei mandou"

Atividade para impressão – Quem conta um conto aumenta um ponto

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Orientações:

  • Organize a sala em 3 grupos.
  • Cada grupo fará uma brincadeira, a saber:
  • Grupo 1– “Se eu fosse…”. Escreva tags e coloque-as dentro de uma garrafa de PET. Os alunos retirarão as tags e as completarão oralmente. Você pode encontrar sugestões de tags no material complementar.
  • Grupo 2 – “O rei mandou”. O grupo escolherá um aluno(a) para ser rei/rainha. Dê a esse aluno escolhido a coroa e o manto, a finalidade é utilizar verbos no imperativo afirmativo e negativo. Nessa brincadeira, as ordens poderão ser dadas espontaneamente pelos próprios alunos ou o professor poderá ajudá-los. Para isso, há sugestões no material complementar.
  • Grupo 3 – A brincadeira é “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Você pode encontrar sugestão de textos no material complementar.
  • Os grupos escreverão em uma cartolina, ou no quadro, as frases por eles formuladas.
  • Cada grupo terá 25 minutos para realizar a brincadeira e fazer as anotações. Verificar no material complementar.
  • Enquanto os alunos realizam as brincadeiras:
  • Circule pela sala para verificar se todos estão envolvidos.
  • Anote as respostas dadas por cada um a fim de utilizá-las no fechamento.
  • Faça as perguntas do slide 4 oralmente para a turma.
  • À medida que os alunos forem respondendo oralmente, anote algumas palavras-chave no quadro. Provavelmente em suas respostas aparecerão palavras como: possibilidade (para a brincadeira número 1, envolvendo o Modo Subjuntivo), ordem (para a brincadeira número 2, envolvendo o Modo Imperativo); verdade (para a brincadeira número 3, envolvendo o Modo Indicativo).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final, a turma deverá comparar as frases, observando os verbos utilizados. (Espera-se que os alunos percebam que o modo verbal expressa o posicionamento de quem fala e denota pelo verbo, podendo expressar, por exemplo, certeza, dúvida/possibilidade, ordem/pedido (TERRA, Ernani. Minigramática. Ed. Scipione, 2ª edição, 1995).
  • Faça a pergunta do slide para a turma para ser respondida oralmente.
  • Anote o que os alunos dizem no quadro. À medida que vão respondendo, direcione-os para que consigam associar os sentidos dos Modos Verbais às brincadeiras realizadas e às suas reflexões expressas nas perguntas anteriores: "O rei mandou" – Imperativo; “Se eu fosse…” – Subjuntivo; “Quem conta um conto aumenta um ponto” – Indicativo.
  • Feche a aula dizendo que verbo é a classe gramatical que mais apresenta flexões: modo, tempo, pessoa e número. Os modos são três em português: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é que o aluno perceba que o verbo pode exprimir certeza, possibilidade ou ordem, por meio de brincadeiras populares.

Materiais necessários:

  • Projetor de slides (caso não o tenha, imprimir ou colocar no quadro).
  • Cópias das brincadeiras que estão nos materiais complementares.
  • Cronômetro.
  • Cartolina.
  • Coroa de papel.
  • Pedaço de tecido TNT para ser utilizado como manto do rei.
  • Garrafa de PET.

Dificuldades antecipadas: uma das dificuldades que os alunos poderão apresentar é entender os efeitos de sentido do modo indicativo, limitando-se a identificar algumas funções e suas marcas temporais e pessoais.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo. Contexto, 2014.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para a turma qual será a proposta de aula do dia. Os modos verbais referem-se à maneira como o falante se expressa nos atos comunicativos, de acordo com suas intenções e seus interlocutores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 38 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em 3 grupos.
  • Cada grupo fará uma brincadeira, a saber:
  • Grupo 1– “Se eu fosse…”. Escreva tags e coloque-as dentro de uma garrafa de PET. Os alunos retirarão as tags e as completarão oralmente. Você pode encontrar sugestões de tags no material complementar.
  • Grupo 2 – “O rei mandou”. O grupo escolherá um aluno(a) para ser rei/rainha. Dê a esse aluno escolhido a coroa e o manto, a finalidade é utilizar verbos no imperativo afirmativo e negativo. Nessa brincadeira, as ordens poderão ser dadas espontaneamente pelos próprios alunos ou o professor poderá ajudá-los. Para isso, há sugestões no material complementar.
  • Grupo 3 – A brincadeira é “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Você pode encontrar sugestão de textos no material complementar.
  • Os grupos escreverão em uma cartolina, ou no quadro, as frases por eles formuladas.
  • Cada grupo terá 25 minutos para realizar a brincadeira e fazer as anotações.
  • Enquanto os alunos realizam as brincadeiras:
  • Circule pela sala para verificar se todos estão envolvidos.
  • Anote as respostas dadas por cada um a fim de utilizá-las no fechamento.
  • Faça as perguntas do slide 4 oralmente para a turma.
  • À medida que os alunos forem respondendo oralmente, anote algumas palavras-chave no quadro. Provavelmente em suas respostas aparecerão palavras como: possibilidade (para a brincadeira número 1, envolvendo o Modo Subjuntivo), ordem (para a brincadeira número 2, envolvendo o Modo Imperativo); verdade (para a brincadeira número 3, envolvendo o Modo Indicativo).

Materiais complementares: clique nos links abaixo para acessar os materiais complementares.

Atividade para impressão – Tags para a brincadeira "Se eu fosse..."

Atividade para impressão – Ordens para a brincadeira "O rei mandou"

Atividade para impressão – Quem conta um conto aumenta um ponto

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Orientações:

Orientações:

  • Organize a sala em 3 grupos.
  • Cada grupo fará uma brincadeira, a saber:
  • Grupo 1– “Se eu fosse…”. Escreva tags e coloque-as dentro de uma garrafa de PET. Os alunos retirarão as tags e as completarão oralmente. Você pode encontrar sugestões de tags no material complementar.
  • Grupo 2 – “O rei mandou”. O grupo escolherá um aluno(a) para ser rei/rainha. Dê a esse aluno escolhido a coroa e o manto, a finalidade é utilizar verbos no imperativo afirmativo e negativo. Nessa brincadeira, as ordens poderão ser dadas espontaneamente pelos próprios alunos ou o professor poderá ajudá-los. Para isso, há sugestões no material complementar.
  • Grupo 3 – A brincadeira é “Quem conta um conto aumenta um ponto”. Você pode encontrar sugestão de textos no material complementar.
  • Os grupos escreverão em uma cartolina, ou no quadro, as frases por eles formuladas.
  • Cada grupo terá 25 minutos para realizar a brincadeira e fazer as anotações. Verificar no material complementar.
  • Enquanto os alunos realizam as brincadeiras:
  • Circule pela sala para verificar se todos estão envolvidos.
  • Anote as respostas dadas por cada um a fim de utilizá-las no fechamento.
  • Faça as perguntas do slide 4 oralmente para a turma.
  • À medida que os alunos forem respondendo oralmente, anote algumas palavras-chave no quadro. Provavelmente em suas respostas aparecerão palavras como: possibilidade (para a brincadeira número 1, envolvendo o Modo Subjuntivo), ordem (para a brincadeira número 2, envolvendo o Modo Imperativo); verdade (para a brincadeira número 3, envolvendo o Modo Indicativo).
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Ao final, a turma deverá comparar as frases, observando os verbos utilizados. (Espera-se que os alunos percebam que o modo verbal expressa o posicionamento de quem fala e denota pelo verbo, podendo expressar, por exemplo, certeza, dúvida/possibilidade, ordem/pedido (TERRA, Ernani. Minigramática. Ed. Scipione, 2ª edição, 1995).
  • Faça a pergunta do slide para a turma para ser respondida oralmente.
  • Anote o que os alunos dizem no quadro. À medida que vão respondendo, direcione-os para que consigam associar os sentidos dos Modos Verbais às brincadeiras realizadas e às suas reflexões expressas nas perguntas anteriores: "O rei mandou" – Imperativo; “Se eu fosse…” – Subjuntivo; “Quem conta um conto aumenta um ponto” – Indicativo.
  • Feche a aula dizendo que verbo é a classe gramatical que mais apresenta flexões: modo, tempo, pessoa e número. Os modos são três em português: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
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