14013
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Gibis em sala de aula

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Gibis em sala de aula

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzana De Carvalho Lima Kawai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão trabalhar com histórias em quadrinhos (HQs), e fale sobre algumas referências do gênero. Peça que os alunos enviem áudios falando o que conhecem sobre HQ, quais gibis já leram, se têm alguma em casa (podem enviar fotos), personagens favoritos etc. Anote os conhecimentos prévios de seus alunos para aproveitar em suas intervenções e orientações futuras. Diga que irá enviar uma atividade para realizarem em duplas, por escrito.

Desenvolvimento
Envie as imagens das capas de revistas do slide 3 do Desenvolvimento do Plano com as seguintes perguntas e orientações para que respondam: 1. Compare as capas das revistas. Quais informações se repetem? 2. Que diferenças você percebe no desenho dos personagens nas duas capas? 3. As duas revistas são “Turma da Mônica Jovem nº 01”. Pensem em uma hipótese para isso e a expliquem. 4. Qual a importância, na opinião de vocês, da capa de um Gibi?
Estabeleça um prazo para que respondam e salvem as respostas em um Google Doc compartilhado na pasta dessa atividade no Google Drive, já preparada por você (se não for possível usar esses recursos, use o WhatsApp ou o e-mail). Auxilie seus alunos utilizando as Orientações do Plano.

Fechamento
Leia as respostas das duplas e faça uma compilação do que você observou. Para encerrar esta aula, envie seus comentários aos alunos via WhatsApp ou e-mail evidenciando que, mesmo à porta das histórias, o leitor já está envolvido nelas, sendo esta a função dos elementos paratextuais. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a ter uma conversa sobre HQs, estimulando os membros mais velhos a relatar aos mais novos se liam gibis e, se sim, quais liam quando mais jovens. Caso haja em sua turma alguma família com colecionadores de gibis, peça que compartilhem fotos da coleção e um pequeno vídeo explicando sua paixão pelos quadrinhos e mostrando itens importantes de sua coleção, para enriquecer a introdução dos alunos a esse gênero.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_09SQA01

(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas