Atividade para impressão - Interpretação
Plano de Aula
Plano de aula: Conto Popular - Leitura e inferência
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos populares
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Letra de música impressa - Melancia e coco verde (Vinicius de Moraes);. Projetor de imagens e áudio; Frutas (Melancia e Coco verde) ou imagens que as representem.
Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os vocábulos regionais expressos nas diferentes versões, por serem de regiões distintas e, muitas vezes, não serem próprios da região do aluno.
Referências sobre o assunto:
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Cleo Busatto/Caio Riter/ Luana Von Linsingen. Contos Populares do Sul/ São Paulo: Saraiva, 2015.
Romero, Sílvio. Contos Populares do Brasil/ MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
- Apresente aos alunos a temática que será trabalhada nesta aula. O foco deste plano de aula será a análise de uma letra de música inspirada no cordel nordestino intitulado Melancia e Coco Verde e a comparação desta com um vídeo gaúcho inspirado no conto Popular homônimo do autor tradicionalista João Simões Lopes Neto, com o intento de possibilitar a percepção das variações de uma mesma narrativa popular, de acordo com as crenças, culturas e visões de mundo de cada povo. Para auxiliá-lo, estão disponíveis no slide 1 um vídeo explicativo sobre o gênero Conto popular e no slide 4, maiores informações sobre a história de amor entre Melancia e Coco verde.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Leve para a aula, se possível, duas frutas: Uma melancia (ou fatia de melancia) e um Coco Verde (ou imagens que as representem, caso você não as encontre em sua região).
- Inicie a aula instigando os discentes se percebem alguma relação entre as frutas. Questione sobre as características físicas delas. O que elas têm de igual? E o que têm de diferente? Já comeram as duas frutas? Que gosto elas têm? Elas têm cheiro? Como é o cheiro das duas, quais as diferenças? Essas frutas são comuns em sua região? Você sabe se elas são comuns em outras regiões também? (Recorde que as frutas, legumes e hortaliças também são elementos culturais e próprios de uma ou mais regiões, pois dependem das condições de cada ambiente, como: solo, temperatura, etc. )
- Convide dois ou três alunos a manusear as frutas e a explanar sobre suas impressões. No próximo slide os alunos serão convidados a analisar adaptações do Conto Popular Melancia e Coco Verde, primeiramente em uma música com letra impressa para leitura e análise de áudio e em seguida com a apreciação de um vídeo. É preciso que os alunos compreendam que uma narrativa pode ser vivenciada a partir da audição, do tato, do olfato, da gustação, ou seja, sinestesicamente, estimulando assim a imaginação dos interlocutores.
- Pergunte se conhecem alguma história em que as duas frutas são mencionadas.
- Explique aos alunos que há uma história contada e recontada em regiões diversas do país em que as personagens se auto intitulam Melancia e Coco verde, como um código entre eles, e que é sobre esta história que irão conversar na aula em questão.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Peça para um aluno entregar um exemplar da letra da música “Melancia e Coco Verde” de Vinícius de Moraes a cada colega.
- Coloque a canção em um reprodutor de áudio para que os alunos ouçam a música enquanto a leem.
- Apresente, no projetor de slides, o vídeo adaptado do conto de Simões Lopes Neto - “Melancia e Coco Verde”.
- Sorteie alunos para responderem a questões orais sobre os materiais analisados ( origem; cenários, paisagens apresentadas em ambas as histórias; variação linguística; hábitos culturais; figurino; enredo; fechamento- valores.)
OBS: Utilize, se possível, uma caixa de papelão decorada ou um pote plástico, com os números dos alunos ou seus devidos nomes dentro para o sorteio de quem responderá cada questão. Estimule-os a deixar que o colega sorteado responda e que, caso ele não tenha respostas, que o auxiliem conforme a necessidade. Convidar um aluno para que vá até a frente da aula como “anjo da guarda”, apoio do outro, também é uma sugestão caso o primeiro não consiga responder.
Materiais complementares:
Para acessar a letra da canção intitulada “Melancia e Coco Verde” de Vinicius de Moraes, clique no link abaixo:
http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/melancia-e-coco-verde
Para acessar o vídeo intitulado “Melancia e Coco Verde” adaptado de Simões Lopes Neto, clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=pfphQL8Pbzo
Para acessar às questões interpretativas criadas para esta aula, clique no link
Para acessar às resoluções das questões criadas para esta aula, clique no link
Para acessar o Cordel intitulado Coco Verde e Melancia de José Camelo de Melo Resende, como material de apoio, clique aqui:
www.ablc.com.br/coco-verde-e-melancia/
Para acessar uma análise do vídeo assistido, clique aqui:
https://pt.scribd.com/doc/16567460/Melancia-Coco-Verde-analise-literaria
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Finalize a aula retornando às frutas apresentadas como disparadoras. Questione os alunos quanto às origens dos materiais analisados (conto e letra de canção) e peça que os alunos relacionem à presença das frutas acima citadas. O que é possível perceber? (Se necessário auxilie os alunos a perceberem que as ditas frutas são comuns tanto no Sul, no Sudeste, quanto no Nordeste do Brasil.)
- Apresente aos alunos, em datashow, algumas possíveis características do gênero Conto Popular ( passa de geração a geração, atravessa fronteiras e mistura-se às diversas culturas, é originalmente oral, as marcas de oralidade são comuns no gênero, apresenta visões de mundo diversas, pode ser representado em distintas versões..)
- Peça que indiquem as características que realmente são comuns ao gênero, de acordo com o que foi estudado nesta aula. Auxilie-os se necessário.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo que irão comparar duas formas de contar a mesma história. Peça para lerem e ouvirem a música “Melancia e Coco Verde”, de Vinícius de Moraes, disponível aqui, e também assistirem ao vídeo de mesmo nome indicado no Plano, disponível aqui. Para direcionar o foco dos alunos, já envie junto com o link do vídeo as perguntas que guiarão esta aula, disponíveis aqui. Peça que respondam em duplas e determine um prazo de entrega. Encerre seu áudio dizendo que deverão compartilhar as respostas em uma pasta específica para esta atividade criada no Google Drive (caso não possam utilizar esse meio, utilize o e-mail ou o WhatsApp).
Desenvolvimento
Depois que todos tiverem respondido, peça, em novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). Solicite que cada dupla comente as respostas de outra dupla, buscando aspectos que não percebeu ou que entendeu diferente (organize-os para que ninguém fique sem receber comentários ou sem comentar). A seguir, compartilhe (por escrito) com os alunos a tabela do slide de Fechamento do Plano, estabelecendo um prazo para realizarem essa atividade com as mesmas duplas.
Fechamento
Depois que as duplas preencherem a tabela, compartilhe o gabarito para que se autoavaliem. Envie um áudio para encerrar esta aula, pontuando as características do Conto Popular que foram estudadas. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
As famílias podem aproveitar os materiais deste plano (vídeo, cordel e letra de música) para conhecerem essas diferentes versões de um mesmo Conto Popular. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito.