14012
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conto Popular - Leitura e inferência

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Conto Popular - Leitura e inferência

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Letra de música impressa - Melancia e coco verde (Vinicius de Moraes);. Projetor de imagens e áudio; Frutas (Melancia e Coco verde) ou imagens que as representem.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os vocábulos regionais expressos nas diferentes versões, por serem de regiões distintas e, muitas vezes, não serem próprios da região do aluno.

Referências sobre o assunto:

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Cleo Busatto/Caio Riter/ Luana Von Linsingen. Contos Populares do Sul/ São Paulo: Saraiva, 2015.

Romero, Sílvio. Contos Populares do Brasil/ MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

  • Apresente aos alunos a temática que será trabalhada nesta aula. O foco deste plano de aula será a análise de uma letra de música inspirada no cordel nordestino intitulado Melancia e Coco Verde e a comparação desta com um vídeo gaúcho inspirado no conto Popular homônimo do autor tradicionalista João Simões Lopes Neto, com o intento de possibilitar a percepção das variações de uma mesma narrativa popular, de acordo com as crenças, culturas e visões de mundo de cada povo. Para auxiliá-lo, estão disponíveis no slide 1 um vídeo explicativo sobre o gênero Conto popular e no slide 4, maiores informações sobre a história de amor entre Melancia e Coco verde.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Leve para a aula, se possível, duas frutas: Uma melancia (ou fatia de melancia) e um Coco Verde (ou imagens que as representem, caso você não as encontre em sua região).
  • Inicie a aula instigando os discentes se percebem alguma relação entre as frutas. Questione sobre as características físicas delas. O que elas têm de igual? E o que têm de diferente? Já comeram as duas frutas? Que gosto elas têm? Elas têm cheiro? Como é o cheiro das duas, quais as diferenças? Essas frutas são comuns em sua região? Você sabe se elas são comuns em outras regiões também? (Recorde que as frutas, legumes e hortaliças também são elementos culturais e próprios de uma ou mais regiões, pois dependem das condições de cada ambiente, como: solo, temperatura, etc. )
  • Convide dois ou três alunos a manusear as frutas e a explanar sobre suas impressões. No próximo slide os alunos serão convidados a analisar adaptações do Conto Popular Melancia e Coco Verde, primeiramente em uma música com letra impressa para leitura e análise de áudio e em seguida com a apreciação de um vídeo. É preciso que os alunos compreendam que uma narrativa pode ser vivenciada a partir da audição, do tato, do olfato, da gustação, ou seja, sinestesicamente, estimulando assim a imaginação dos interlocutores.
  • Pergunte se conhecem alguma história em que as duas frutas são mencionadas.
  • Explique aos alunos que há uma história contada e recontada em regiões diversas do país em que as personagens se auto intitulam Melancia e Coco verde, como um código entre eles, e que é sobre esta história que irão conversar na aula em questão.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para um aluno entregar um exemplar da letra da música “Melancia e Coco Verde” de Vinícius de Moraes a cada colega.
  • Coloque a canção em um reprodutor de áudio para que os alunos ouçam a música enquanto a leem.
  • Apresente, no projetor de slides, o vídeo adaptado do conto de Simões Lopes Neto - “Melancia e Coco Verde”.
  • Sorteie alunos para responderem a questões orais sobre os materiais analisados ( origem; cenários, paisagens apresentadas em ambas as histórias; variação linguística; hábitos culturais; figurino; enredo; fechamento- valores.)

OBS: Utilize, se possível, uma caixa de papelão decorada ou um pote plástico, com os números dos alunos ou seus devidos nomes dentro para o sorteio de quem responderá cada questão. Estimule-os a deixar que o colega sorteado responda e que, caso ele não tenha respostas, que o auxiliem conforme a necessidade. Convidar um aluno para que vá até a frente da aula como “anjo da guarda”, apoio do outro, também é uma sugestão caso o primeiro não consiga responder.

Materiais complementares:

Para acessar a letra da canção intitulada “Melancia e Coco Verde” de Vinicius de Moraes, clique no link abaixo:

http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/melancia-e-coco-verde

Para acessar o vídeo intitulado “Melancia e Coco Verde” adaptado de Simões Lopes Neto, clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pfphQL8Pbzo

Para acessar às questões interpretativas criadas para esta aula, clique no link

Para acessar às resoluções das questões criadas para esta aula, clique no link

Para acessar o Cordel intitulado Coco Verde e Melancia de José Camelo de Melo Resende, como material de apoio, clique aqui:

www.ablc.com.br/coco-verde-e-melancia/

Para acessar uma análise do vídeo assistido, clique aqui:

https://pt.scribd.com/doc/16567460/Melancia-Coco-Verde-analise-literaria

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula retornando às frutas apresentadas como disparadoras. Questione os alunos quanto às origens dos materiais analisados (conto e letra de canção) e peça que os alunos relacionem à presença das frutas acima citadas. O que é possível perceber? (Se necessário auxilie os alunos a perceberem que as ditas frutas são comuns tanto no Sul, no Sudeste, quanto no Nordeste do Brasil.)
  • Apresente aos alunos, em datashow, algumas possíveis características do gênero Conto Popular ( passa de geração a geração, atravessa fronteiras e mistura-se às diversas culturas, é originalmente oral, as marcas de oralidade são comuns no gênero, apresenta visões de mundo diversas, pode ser representado em distintas versões..)
  • Peça que indiquem as características que realmente são comuns ao gênero, de acordo com o que foi estudado nesta aula. Auxilie-os se necessário.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 3ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Letra de música impressa - Melancia e coco verde (Vinicius de Moraes);. Projetor de imagens e áudio; Frutas (Melancia e Coco verde) ou imagens que as representem.

Informações sobre o gênero: Contos Populares são narrativas baseadas em relatos orais. Passadas “boca a boca” de geração em geração, muitas vezes são compilados por escritores, autores, estudiosos do folclore da região em que a história se origina. Com o tempo ou de acordo com quem os conta ou escreve, sofrem modificações.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldades em compreender os vocábulos regionais expressos nas diferentes versões, por serem de regiões distintas e, muitas vezes, não serem próprios da região do aluno.

Referências sobre o assunto:

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Cleo Busatto/Caio Riter/ Luana Von Linsingen. Contos Populares do Sul/ São Paulo: Saraiva, 2015.

Romero, Sílvio. Contos Populares do Brasil/ MG- Belo Horizonte: Editora Landy, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

  • Apresente aos alunos a temática que será trabalhada nesta aula. O foco deste plano de aula será a análise de uma letra de música inspirada no cordel nordestino intitulado Melancia e Coco Verde e a comparação desta com um vídeo gaúcho inspirado no conto Popular homônimo do autor tradicionalista João Simões Lopes Neto, com o intento de possibilitar a percepção das variações de uma mesma narrativa popular, de acordo com as crenças, culturas e visões de mundo de cada povo. Para auxiliá-lo, estão disponíveis no slide 1 um vídeo explicativo sobre o gênero Conto popular e no slide 4, maiores informações sobre a história de amor entre Melancia e Coco verde.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Leve para a aula, se possível, duas frutas: Uma melancia (ou fatia de melancia) e um Coco Verde (ou imagens que as representem, caso você não as encontre em sua região).
  • Inicie a aula instigando os discentes se percebem alguma relação entre as frutas. Questione sobre as características físicas delas. O que elas têm de igual? E o que têm de diferente? Já comeram as duas frutas? Que gosto elas têm? Elas têm cheiro? Como é o cheiro das duas, quais as diferenças? Essas frutas são comuns em sua região? Você sabe se elas são comuns em outras regiões também? (Recorde que as frutas, legumes e hortaliças também são elementos culturais e próprios de uma ou mais regiões, pois dependem das condições de cada ambiente, como: solo, temperatura, etc. )
  • Convide dois ou três alunos a manusear as frutas e a explanar sobre suas impressões. No próximo slide os alunos serão convidados a analisar adaptações do Conto Popular Melancia e Coco Verde, primeiramente em uma música com letra impressa para leitura e análise de áudio e em seguida com a apreciação de um vídeo. É preciso que os alunos compreendam que uma narrativa pode ser vivenciada a partir da audição, do tato, do olfato, da gustação, ou seja, sinestesicamente, estimulando assim a imaginação dos interlocutores.
  • Pergunte se conhecem alguma história em que as duas frutas são mencionadas.
  • Explique aos alunos que há uma história contada e recontada em regiões diversas do país em que as personagens se auto intitulam Melancia e Coco verde, como um código entre eles, e que é sobre esta história que irão conversar na aula em questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça para um aluno entregar um exemplar da letra da música “Melancia e Coco Verde” de Vinícius de Moraes a cada colega.
  • Coloque a canção em um reprodutor de áudio para que os alunos ouçam a música enquanto a leem.
  • Apresente, no projetor de slides, o vídeo adaptado do conto de Simões Lopes Neto - “Melancia e Coco Verde”.
  • Sorteie alunos para responderem a questões orais sobre os materiais analisados ( origem; cenários, paisagens apresentadas em ambas as histórias; variação linguística; hábitos culturais; figurino; enredo; fechamento- valores.)

OBS: Utilize, se possível, uma caixa de papelão decorada ou um pote plástico, com os números dos alunos ou seus devidos nomes dentro para o sorteio de quem responderá cada questão. Estimule-os a deixar que o colega sorteado responda e que, caso ele não tenha respostas, que o auxiliem conforme a necessidade. Convidar um aluno para que vá até a frente da aula como “anjo da guarda”, apoio do outro, também é uma sugestão caso o primeiro não consiga responder.

Materiais complementares:

Para acessar a letra da canção intitulada “Melancia e Coco Verde” de Vinicius de Moraes, clique no link abaixo:

http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/melancia-e-coco-verde

Para acessar o vídeo intitulado “Melancia e Coco Verde” adaptado de Simões Lopes Neto, clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pfphQL8Pbzo

Para acessar às questões interpretativas criadas para esta aula, clique no link

Para acessar às resoluções das questões criadas para esta aula, clique no link

Para acessar o Cordel intitulado Coco Verde e Melancia de José Camelo de Melo Resende, como material de apoio, clique aqui:

www.ablc.com.br/coco-verde-e-melancia/

Para acessar uma análise do vídeo assistido, clique aqui:

https://pt.scribd.com/doc/16567460/Melancia-Coco-Verde-analise-literaria

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula retornando às frutas apresentadas como disparadoras. Questione os alunos quanto às origens dos materiais analisados (conto e letra de canção) e peça que os alunos relacionem à presença das frutas acima citadas. O que é possível perceber? (Se necessário auxilie os alunos a perceberem que as ditas frutas são comuns tanto no Sul, no Sudeste, quanto no Nordeste do Brasil.)
  • Apresente aos alunos, em datashow, algumas possíveis características do gênero Conto Popular ( passa de geração a geração, atravessa fronteiras e mistura-se às diversas culturas, é originalmente oral, as marcas de oralidade são comuns no gênero, apresenta visões de mundo diversas, pode ser representado em distintas versões..)
  • Peça que indiquem as características que realmente são comuns ao gênero, de acordo com o que foi estudado nesta aula. Auxilie-os se necessário.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP46 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano