14011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo se para organizarem em grupos de 4 integrantes que consigam se comunicar com facilidade pela internet. Peça, então, para lerem os dois textos que você compartilhou, “A onça e o lobo” e “A onça e o bode” (eles estão disponíveis nos Materiais do Plano) e também para verem o vídeo “A onça e o sapo”. Diga que as demais informações serão enviadas por escrito.

Desenvolvimento
Envie, por escrito, as perguntas do slide de Desenvolvimento do Plano para que os grupos respondam. Estabeleça um prazo e um canal de compartilhamento das respostas (sugestão: Google Drive). Depois que todos tiverem respondido, peça, em um novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). A seguir, compartilhe com os alunos um feedback sobre suas respostas, destacando o que achar importante e acrescentando mais informações sobre o gênero Conto Popular. Envie um novo áudio aos alunos dizendo que os grupos devem escolher 1 orador por grupo para falar sobre o trabalho e as conclusões a que chegaram. Estabeleça um prazo para a preparação dessa etapa por parte dos alunos.

Fechamento
Depois que os oradores estiverem preparados, combine o dia para enviarem áudios pelo WhatsApp relatando o que o grupo aprendeu com as leituras e com a comparação com o vídeo, ressaltando as semelhanças e as diferenças. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
As famílias podem ler em voz alta os textos disponíveis neste plano em um momento de leitura em família. Dessa leitura, podem surgir outros contos populares contados pelos membros mais velhos, quem sabe. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito. 

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_08SQA02

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas