14011
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Conto Popular - Condições de produção, circulação e recepção.

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Projetor de imagens; Textos impressos (A onça e o lobo/ Por Sérgio Ricardo e A onça e o bode/ Por Luís da Câmara Cascudo. )

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos equivoquem-se quanto a algumas semelhanças ou diferenças entre os contos, já que terão apenas uma leitura do texto escrito e um momento de apreciação do vídeo.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.

Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Ssó Ernani. Amigos da onça- Narrativas do folclore- São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013 .

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula. Neste plano de aula os alunos analisarão dois exemplares de Contos Populares escritos e assistirão a um vídeo, ambos com a presença da personagem Comadre onça. O intuito neste plano de aula é a análise das condições de produção e de circulação do gênero. Com isso, é possível perceber também as modificações que um gênero sofre conforme o suporte veiculado e situacionalidade.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Organize um ambiente harmônico para leitura (utilize um espaço amplo, coloque as classes para o fundo da sala e proponha que os alunos sentem ao chão; Coloque música ambiente para que se concentrem enquanto leem).
  • Instigue os alunos quanto a necessidade da organização de um ambiente diferenciado (Pergunta aberta).
  • Converse com os educandos sobre a tarefa de “libertar a imaginação”, que só é possível se a pessoa estiver aberta a isso, se estiver se sentindo bem, deixando-se levar pelo lúdico, pelo momento. Conclua explicando que um ambiente agradável, silencioso, cômodo é favorável a esta prática.
  • Instigue os educandos quanto às possíveis peripécias da Comadre Onça. (Quem seria a Comadre Onça? Será que a onça é a mesma em todas as histórias? O que significa a expressão “comadre”? O que são peripécias? )

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos dois contos diferentes - um exemplar para cada aluno, do texto 1 (A onça e o bode. Conto popular do Rio Grande do Norte, compilado por Luís da Câmara Cascudo) ou do texto 2 ( A onça e o lobo. Recontada por Ricardo Sérgio, natural de Campo Grande - MS). - Ver em materiais complementares.
  • Solicite a leitura silenciosa do conto recebido.
  • Apresente, em projetor datashow, o vídeo “A onça e o sapo”.
  • Peça aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, relacionem características comuns e características distintas entre os contos impressos e o conto apresentado em vídeo ( Transmissão de valores; uso dos sentidos/ sinestesia; Presença de linguagem visual, gestual; Possibilidade de improvisar; Origem oral ou escrita, etc.), a partir de uma tabela com critérios previamente organizados e entregues a cada grupo. Veja os exemplares de textos para impressão e vídeo, assim como a tabela com os critérios de análise de semelhanças e diferenças nos materiais complementares logo abaixo.

Materiais complementares:

  • Para acessar o Texto intitulado “A onça e o lobo” siga a referência abaixo:

Recanto das Letras/Recontando contos Populares: Ricardo, Sérgio. “A onça e o lobo”. Disponível em:

https://www.recantodasletras.com.br/causos/2341789 . Acesso em: 04/09/2018.

  • Para acessar o texto intitulado “A onça e o bode”, procure pela referência abaixo:

Contos tradicionais do Brasil (folclore), Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Edições de Ouro: 1967

  • Para acessar o vídeo intitulado “A onça e o sapo”, clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=NLpcpu5qg4s&t=259s

4. Para acessar a tabela com análise de semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistidos, clique no link

5. Para acessar a resolução da tabela com semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistido, clique no link

6. Para que você possa repensar sobre a contação e sobre a encenação de histórias, diferenciando essas estratégias de histórias transcritas/reescritas, está disponível, logo abaixo, um vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a socialização das conclusões dos grupos.
  • Atente os alunos a perceberem que há diferentes maneiras de manifestação artística, muitas vezes com uma mesma intencionalidade ( presença de valores sociais, mensagens semelhantes), porém criadas em condições de produção, veículos, com origens diversas. No caso dos materiais de análise desta aula, é possível perceber que, como são Contos Populares, é bem provável que tenham como origem a oralidade. Porém, dois dos textos, os quais foram lidos, foram transcritos e provavelmente, já que fazem parte de compilações, até mesmo já passaram por momentos de reescrita. Enquanto isso, o vídeo, para que possa se aproximar da forma original da contação de Contos Populares (oralmente,sofrendo pequenas alterações de geração a geração, de uma localidade para outra), foi contado com o auxílio de técnica vocal (entonação apropriada), gestos, cenários e veiculado na internet, para que possa ser disseminado para um universo mais amplo de interlocutores.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.

Materiais necessários: Projetor de imagens; Textos impressos (A onça e o lobo/ Por Sérgio Ricardo e A onça e o bode/ Por Luís da Câmara Cascudo. )

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos equivoquem-se quanto a algumas semelhanças ou diferenças entre os contos, já que terão apenas uma leitura do texto escrito e um momento de apreciação do vídeo.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.

Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Ssó Ernani. Amigos da onça- Narrativas do folclore- São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013 .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula. Neste plano de aula os alunos analisarão dois exemplares de Contos Populares escritos e assistirão a um vídeo, ambos com a presença da personagem Comadre onça. O intuito neste plano de aula é a análise das condições de produção e de circulação do gênero. Com isso, é possível perceber também as modificações que um gênero sofre conforme o suporte veiculado e situacionalidade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Organize um ambiente harmônico para leitura (utilize um espaço amplo, coloque as classes para o fundo da sala e proponha que os alunos sentem ao chão; Coloque música ambiente para que se concentrem enquanto leem).
  • Instigue os alunos quanto a necessidade da organização de um ambiente diferenciado (Pergunta aberta).
  • Converse com os educandos sobre a tarefa de “libertar a imaginação”, que só é possível se a pessoa estiver aberta a isso, se estiver se sentindo bem, deixando-se levar pelo lúdico, pelo momento. Conclua explicando que um ambiente agradável, silencioso, cômodo é favorável a esta prática.
  • Instigue os educandos quanto às possíveis peripécias da Comadre Onça. (Quem seria a Comadre Onça? Será que a onça é a mesma em todas as histórias? O que significa a expressão “comadre”? O que são peripécias? )

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos dois contos diferentes - um exemplar para cada aluno, do texto 1 (A onça e o bode. Conto popular do Rio Grande do Norte, compilado por Luís da Câmara Cascudo) ou do texto 2 ( A onça e o lobo. Recontada por Ricardo Sérgio, natural de Campo Grande - MS). - Ver em materiais complementares.
  • Solicite a leitura silenciosa do conto recebido.
  • Apresente, em projetor datashow, o vídeo “A onça e o sapo”.
  • Peça aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, relacionem características comuns e características distintas entre os contos impressos e o conto apresentado em vídeo ( Transmissão de valores; uso dos sentidos/ sinestesia; Presença de linguagem visual, gestual; Possibilidade de improvisar; Origem oral ou escrita, etc.), a partir de uma tabela com critérios previamente organizados e entregues a cada grupo. Veja os exemplares de textos para impressão e vídeo, assim como a tabela com os critérios de análise de semelhanças e diferenças nos materiais complementares logo abaixo.

Materiais complementares:

  • Para acessar o Texto intitulado “A onça e o lobo” siga a referência abaixo:

Recanto das Letras/Recontando contos Populares: Ricardo, Sérgio. “A onça e o lobo”. Disponível em:

https://www.recantodasletras.com.br/causos/2341789 . Acesso em: 04/09/2018.

  • Para acessar o texto intitulado “A onça e o bode”, procure pela referência abaixo:

Contos tradicionais do Brasil (folclore), Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Edições de Ouro: 1967

  • Para acessar o vídeo intitulado “A onça e o sapo”, clique no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=NLpcpu5qg4s&t=259s

4. Para acessar a tabela com análise de semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistidos, clique no link

5. Para acessar a resolução da tabela com semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistido, clique no link

6. Para que você possa repensar sobre a contação e sobre a encenação de histórias, diferenciando essas estratégias de histórias transcritas/reescritas, está disponível, logo abaixo, um vídeo de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=_cZ2xNePam0

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Proponha a socialização das conclusões dos grupos.
  • Atente os alunos a perceberem que há diferentes maneiras de manifestação artística, muitas vezes com uma mesma intencionalidade ( presença de valores sociais, mensagens semelhantes), porém criadas em condições de produção, veículos, com origens diversas. No caso dos materiais de análise desta aula, é possível perceber que, como são Contos Populares, é bem provável que tenham como origem a oralidade. Porém, dois dos textos, os quais foram lidos, foram transcritos e provavelmente, já que fazem parte de compilações, até mesmo já passaram por momentos de reescrita. Enquanto isso, o vídeo, para que possa se aproximar da forma original da contação de Contos Populares (oralmente,sofrendo pequenas alterações de geração a geração, de uma localidade para outra), foi contado com o auxílio de técnica vocal (entonação apropriada), gestos, cenários e veiculado na internet, para que possa ser disseminado para um universo mais amplo de interlocutores.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP46 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano