Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é 2ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Leitura.
Materiais necessários: Projetor de imagens; Textos impressos (A onça e o lobo/ Por Sérgio Ricardo e A onça e o bode/ Por Luís da Câmara Cascudo. )
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos equivoquem-se quanto a algumas semelhanças ou diferenças entre os contos, já que terão apenas uma leitura do texto escrito e um momento de apreciação do vídeo.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.
Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.
Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.
Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.
Ssó Ernani. Amigos da onça- Narrativas do folclore- São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2013 .
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Leia o tema da aula. Neste plano de aula os alunos analisarão dois exemplares de Contos Populares escritos e assistirão a um vídeo, ambos com a presença da personagem Comadre onça. O intuito neste plano de aula é a análise das condições de produção e de circulação do gênero. Com isso, é possível perceber também as modificações que um gênero sofre conforme o suporte veiculado e situacionalidade.
Introdução
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações:
- Organize um ambiente harmônico para leitura (utilize um espaço amplo, coloque as classes para o fundo da sala e proponha que os alunos sentem ao chão; Coloque música ambiente para que se concentrem enquanto leem).
- Instigue os alunos quanto a necessidade da organização de um ambiente diferenciado (Pergunta aberta).
- Converse com os educandos sobre a tarefa de “libertar a imaginação”, que só é possível se a pessoa estiver aberta a isso, se estiver se sentindo bem, deixando-se levar pelo lúdico, pelo momento. Conclua explicando que um ambiente agradável, silencioso, cômodo é favorável a esta prática.
- Instigue os educandos quanto às possíveis peripécias da Comadre Onça. (Quem seria a Comadre Onça? Será que a onça é a mesma em todas as histórias? O que significa a expressão “comadre”? O que são peripécias? )
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Entregue aos alunos dois contos diferentes - um exemplar para cada aluno, do texto 1 (A onça e o bode. Conto popular do Rio Grande do Norte, compilado por Luís da Câmara Cascudo) ou do texto 2 ( A onça e o lobo. Recontada por Ricardo Sérgio, natural de Campo Grande - MS). - Ver em materiais complementares.
- Solicite a leitura silenciosa do conto recebido.
- Apresente, em projetor datashow, o vídeo “A onça e o sapo”.
- Peça aos alunos que, em grupos de quatro integrantes, relacionem características comuns e características distintas entre os contos impressos e o conto apresentado em vídeo ( Transmissão de valores; uso dos sentidos/ sinestesia; Presença de linguagem visual, gestual; Possibilidade de improvisar; Origem oral ou escrita, etc.), a partir de uma tabela com critérios previamente organizados e entregues a cada grupo. Veja os exemplares de textos para impressão e vídeo, assim como a tabela com os critérios de análise de semelhanças e diferenças nos materiais complementares logo abaixo.
Materiais complementares:
- Para acessar o Texto intitulado “A onça e o lobo” siga a referência abaixo:
Recanto das Letras/Recontando contos Populares: Ricardo, Sérgio. “A onça e o lobo”. Disponível em:
https://www.recantodasletras.com.br/causos/2341789 . Acesso em: 04/09/2018.
- Para acessar o texto intitulado “A onça e o bode”, procure pela referência abaixo:
Contos tradicionais do Brasil (folclore), Luís da Câmara Cascudo, Rio de Janeiro, Edições de Ouro: 1967
- Para acessar o vídeo intitulado “A onça e o sapo”, clique no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=NLpcpu5qg4s&t=259s
4. Para acessar a tabela com análise de semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistidos, clique no link
5. Para acessar a resolução da tabela com semelhanças e diferenças entre os textos lidos/assistido, clique no link
6. Para que você possa repensar sobre a contação e sobre a encenação de histórias, diferenciando essas estratégias de histórias transcritas/reescritas, está disponível, logo abaixo, um vídeo de apoio:
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha a socialização das conclusões dos grupos.
- Atente os alunos a perceberem que há diferentes maneiras de manifestação artística, muitas vezes com uma mesma intencionalidade ( presença de valores sociais, mensagens semelhantes), porém criadas em condições de produção, veículos, com origens diversas. No caso dos materiais de análise desta aula, é possível perceber que, como são Contos Populares, é bem provável que tenham como origem a oralidade. Porém, dois dos textos, os quais foram lidos, foram transcritos e provavelmente, já que fazem parte de compilações, até mesmo já passaram por momentos de reescrita. Enquanto isso, o vídeo, para que possa se aproximar da forma original da contação de Contos Populares (oralmente,sofrendo pequenas alterações de geração a geração, de uma localidade para outra), foi contado com o auxílio de técnica vocal (entonação apropriada), gestos, cenários e veiculado na internet, para que possa ser disseminado para um universo mais amplo de interlocutores.