14009
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Da Silva
Mentor: Luciana Soares
Especialista: Silva Albert
Título da aula: Roda de Conversa sobre Contos Populares.
Finalidade da aula: Organizar  uma roda de conversa com a finalidade de ativar a memória dos educandos quanto ao gênero Conto Popular, proporcionando que expressem seus conhecimentos prévios sobre o gênero.
Ano:6º ano do Ensino Fundamental.
Gênero:Conto Popular.
Objetos do conhecimento: Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica/ Estratégias de leitura. Apreciação e réplica.
Prática de linguagem: Oralidade.
Habilidade da BNCC: (EF69LP44) (EF69LP46)(EF67LP28)
Esta é a aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

Código: LPO6_08SQA01

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas