14009
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Roda de Conversa sobre Contos Populares

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Batista Da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Introdução.

Materiais necessários:

Caixa surpresa (caixa de papelão decorada), elementos que simbolizem Contos Populares de regiões diversas, tais como fantoches, imagens ilustrativas, saco, etc. (Ver lista de sugestões nas orientações do slide 4 - Atividades complementares.)

Dificuldades Antecipadas:

É possível que alguns alunos não queiram manifestar-se oralmente, por timidez, o que não implica, necessariamente, que não tenham conhecimentos prévios sobre o gênero em questão.

Sugestão caso essa dificuldade apareça: peça aos alunos mais envergonhados que contem suas narrativas para um colega que tenha maior facilidade de expressar-se oralmente, para que ele a compartilhe com a turma.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.

Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula. Não apresente, inicialmente, o gênero que será explorado a partir desta aula. Apenas explicite que este momento será importante para que vocês se conheçam um pouco mais, a partir de lembranças e de recordações de cenas da infância.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula organizando os alunos em círculo para que possam ver-se mutuamente.
  • Questione os educandos quanto às histórias que conhecem, ouvem, que os avós, pais, contam... São acostumados a ouvir piadas? Anedotas? Contos de bruxas, fadas? Ouvem histórias com ensinamentos?
  • Explique aos discentes que a próxima tarefa abordará justamente esse tipo de história que é contada de geração em geração.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Estimule a imaginação dos alunos com a dinâmica da Caixa surpresa. Leve uma caixa colorida e misteriosa para a sala de aula e instigue-os a hipotetizar sobre o que há dentro do objeto.
  • Peça para que um aluno ( escolhido aleatoriamente ou de acordo com o interesse dos mesmos) retire uma das surpresas da caixa e mostre aos demais colegas.
  • Questione os educandos quanto ao elemento retirado da caixa, se eles conhecem alguma história contada pelos pais, avós, familiares, amigos ou até mesmo ouvida na escola que seja relacionada a ele.
  • Faça um combinado com os alunos para que relatem suas experiências um de cada vez, estimule todos a participarem. Caso os alunos não recordem nenhuma história, apresente para eles um elemento em particular de dentro da caixa e comece você com a contação de histórias. Veja um exemplo de Conto Popular nos materiais complementares logo abaixo.
  • Repita essa estratégia quantas vezes for possível no tempo previsto.

Materiais Complementares:

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula apresentando aos alunos uma imagem com pessoas organizadas em torno de um contador de histórias. .
  • Questione os alunos: a- O que há em comum entre a foto e o que fizemos agora?; b- Eles estão aprendendo alguma coisa assim?; c- Nós aprendemos algo hoje?; d- O quê?; e- Lembram de já ter vivido uma situação parecida com esta da imagem?
  • Sistematize, no quadro, conforme as respostas dos discentes, algumas características presentes no conto popular: a roda, ideia da contação de histórias orais, resgate da memória (histórias contadas de geração para geração) e da cultura popular. Pontue aos alunos a importância do resgate da cultura dos diversos povos.
  • Diga aos alunos que esta prática de contação de histórias, textualmente, é denominada “Conto Popular”. Indique a seus alunos exemplos de Contos Populares que eles possam encontrar na biblioteca da escola ou da cidade. Se possível, tenha um pequeno acervo de Contos Populares na sala de aula para que possam manusear.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto Popular e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Introdução.

Materiais necessários:

Caixa surpresa (caixa de papelão decorada), elementos que simbolizem Contos Populares de regiões diversas, tais como fantoches, imagens ilustrativas, saco, etc. (Ver lista de sugestões nas orientações do slide 4 - Atividades complementares.)

Dificuldades Antecipadas:

É possível que alguns alunos não queiram manifestar-se oralmente, por timidez, o que não implica, necessariamente, que não tenham conhecimentos prévios sobre o gênero em questão.

Sugestão caso essa dificuldade apareça: peça aos alunos mais envergonhados que contem suas narrativas para um colega que tenha maior facilidade de expressar-se oralmente, para que ele a compartilhe com a turma.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

Azevedo, Ricardo. Cultura da Terra / SP: Moderna, 2008.

Cascudo, Luís da Câmara. Facécias - Contos Populares Divertidos/ SP- Osasco: Editora Global, 2006.

Contos Tradicionais do Brasil / [compilado por] Luís da Câmara Cascudo. - 13. ed. - São Paulo: Global, 2004.

Conto e reconto literatura e recriação Contos populares de tradição ibérica - Parte 1. https://www.youtube.com/watch?v=f_sPRTdagDE Acesso em julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Leia o tema da aula. Não apresente, inicialmente, o gênero que será explorado a partir desta aula. Apenas explicite que este momento será importante para que vocês se conheçam um pouco mais, a partir de lembranças e de recordações de cenas da infância.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula organizando os alunos em círculo para que possam ver-se mutuamente.
  • Questione os educandos quanto às histórias que conhecem, ouvem, que os avós, pais, contam... São acostumados a ouvir piadas? Anedotas? Contos de bruxas, fadas? Ouvem histórias com ensinamentos?
  • Explique aos discentes que a próxima tarefa abordará justamente esse tipo de história que é contada de geração em geração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Estimule a imaginação dos alunos com a dinâmica da Caixa surpresa. Leve uma caixa colorida e misteriosa para a sala de aula e instigue-os a hipotetizar sobre o que há dentro do objeto.
  • Peça para que um aluno ( escolhido aleatoriamente ou de acordo com o interesse dos mesmos) retire uma das surpresas da caixa e mostre aos demais colegas.
  • Questione os educandos quanto ao elemento retirado da caixa, se eles conhecem alguma história contada pelos pais, avós, familiares, amigos ou até mesmo ouvida na escola que seja relacionada a ele.
  • Faça um combinado com os alunos para que relatem suas experiências um de cada vez, estimule todos a participarem. Caso os alunos não recordem nenhuma história, apresente para eles um elemento em particular de dentro da caixa e comece você com a contação de histórias. Veja um exemplo de Conto Popular nos materiais complementares logo abaixo.
  • Repita essa estratégia quantas vezes for possível no tempo previsto.

Materiais Complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Finalize a aula apresentando aos alunos uma imagem com pessoas organizadas em torno de um contador de histórias. .
  • Questione os alunos: a- O que há em comum entre a foto e o que fizemos agora?; b- Eles estão aprendendo alguma coisa assim?; c- Nós aprendemos algo hoje?; d- O quê?; e- Lembram de já ter vivido uma situação parecida com esta da imagem?
  • Sistematize, no quadro, conforme as respostas dos discentes, algumas características presentes no conto popular: a roda, ideia da contação de histórias orais, resgate da memória (histórias contadas de geração para geração) e da cultura popular. Pontue aos alunos a importância do resgate da cultura dos diversos povos.
  • Diga aos alunos que esta prática de contação de histórias, textualmente, é denominada “Conto Popular”. Indique a seus alunos exemplos de Contos Populares que eles possam encontrar na biblioteca da escola ou da cidade. Se possível, tenha um pequeno acervo de Contos Populares na sala de aula para que possam manusear.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP46 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano