14002
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Processos de formação de palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Processos de formação de palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Planilhas Google (tutorial disponível aqui).

Introdução
Grave um áudio ou um vídeo dizendo que irão estudar palavras compostas e derivadas, recursos interessantes e econômicos para a criação de novas palavras. Diga que são recursos tão interessantes que até uma novela da Globo os utilizou. Peça que acessem o link enviado (envie o link) com a cena da novela "Saramandaia", exibida pela primeira vez em 1976 e regravada em 2013. Diga que a novela foi baseada no livro homônimo – do mesmo nome – de Dias Gomes. Então, peça que se atentem apenas à linguagem usada pela personagem. Depois, apresente-lhes as palavras: apenasmente, mesmamente, perguntório, topetice e menasmente. Diga-lhes que, apesar de essas palavras não existirem no dicionário, foram acrescentados pedaços  sufixos – de outras palavras que nos possibilitam entender o que significam: apenasmente – muito apenas; mesmamente – do mesmo jeito, muito mesmo; perguntório – muita pergunta, interrogatório; topetice – com topete, com atrevimento; menasmente – muito menos. Encerre seu vídeo ou áudio dizendo que encaminhará uma atividade para fazerem em duplas, com orientações por escrito. Caso não possa gravar um áudio ou vídeo com esta Introdução, encaminhe-a por escrito, acompanhada do link do vídeo.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o arquivo que está nos Materiais, “Ficha para impressão e montagem dos envelopes”. Peça que as duplas explorem todas as possibilidades de construção de palavras com os prefixos, palavras e sufixos disponíveis nesse material, montando quantas palavras conseguirem. Diga que é importante que as palavras existam e, para isso, devem consultar algum dicionário online para conferi-las. Dicionários impressos dificilmente trazem palavras derivadas. Organize, com uma Planilha do Google, a tabela que está no slide de Desenvolvimento do Plano. Compartilhe com os alunos para que eles possam editá-la também. Assim, as duplas podem discutir em qual das colunas as palavras montadas encaixam melhor. Peça que as duplas evitem repetições na tabela, colocando apenas as palavras que nenhuma outra dupla colocou. Será um documento colaborativo, então, não é preciso se preocupar com a quantidade de palavras colocadas ali. Você pode solicitar que as duplas enviem as palavras que montaram a você, por e-mail ou WhatsApp. Caso não seja possível o uso da Planilha, utilize o meio que for possível para encaminhar a tabela e pedir que cada dupla encaixe ali as suas palavras, reencaminhando a tabela para você depois.

Fechamento
Após todas as duplas encaixarem suas palavras na tabela, analise como ficou e observe como os alunos organizaram as palavras nas colunas. Caso haja alguma inadequação, destaque-a e explique-a em novo áudio ou vídeo, mas não se esqueça de dar um feedback positivo do trabalho de sua turma. Encerre com uma conclusão concisa das aprendizagens e acrescente conceitos: podemos formar palavras por derivação, com o uso de afixos, ou por composição, que é a junção de palavras. O radical é que contém a essência do significado das palavras. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a usar, em forma de jogo, a atividade feita pelas duplas neste plano. O material com os prefixos, palavras e sufixos pode ser impresso, recortado e embaralhado sobre a mesa, em três montes diferentes. A família pode jogar como Pif-paf ou simplesmente ir sorteando e tentando formar as palavras juntos. Também podem imprimir duas vezes o material, dividir-se em duas equipes e ver quem consegue montar mais palavras em um determinado tempo (3 minutos, por exemplo). Estimule as famílias que se engajarem na atividade a postar fotos desse momento no WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_08ATS02

(EF67LP35) Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas