Fichas para impressão e montagem dos envelopes
Plano de Aula
Plano de aula: Processos de formação de palavras
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Palavras derivadas e palavras compostas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é entender os processos de derivação e composição de palavras.
Materiais necessários:
Computador com acesso à Internet para exibição do vídeo “Homão interroga João Gibão” (cena da novela Saramandaia. Rede Globo. 2013.) Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jPpSKFsgTLc>. Acesso em 20 de outubro de 2018.
Envelopes (nº de alunos : 4 x 3)
Fichas com palavras, prefixos e sufixos (disponível nos anexos - nº de alunos : 4). As fichas já devem estar recortadas e colocadas nos devidos envelopes.
Cartazes de palavras (já recortados) e de questões finais (este opcional).
Fita adesiva para fixar os cartazes nas camisas dos alunos.
Quadro e giz.
Volp on-line. Disponível em http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario; acesso em 23 de novembro de 2018
Observação: A divisão por 4 é feita considerando a formação de grupos de quatro pessoas.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá formar palavras que não existem. Nesse caso, o professor deve levar a turma a procurar a palavra no dicionário ou no Volp (se o tiver na escola ou por meio da Internet), lembrando que a língua tem convenções a serem respeitadas, mas, considerando também que é mutável, pode ser que venha, futuramente, a incluir os vocábulos formados pelos alunos.
Referências sobre o assunto:
FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Semântica para a Educação Básica. São Paulo, Parábola Editorial, 2008.
ILARI, Rodolfo. Introdução ao Estudo do Léxico: Brincando com as Palavras. São Paulo, Contexto, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Diga aos alunos que hoje a aula será de mágica: A mágica da formação de palavras, para nomear novas coisas e exercer a atividade comunicativa.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que irão estudar palavras compostas e derivadas, que são recursos interessantes econômicos para a criação de novas palavras.
- Diga que são recursos tão interessantes que até uma novela da Globo, há alguns anos, os usou para que os diálogos de seus personagens ficassem mais interessantes.
- Informe que verão uma cena da novela Saramandaia, exibida pela primeira vez em 1976 e regravada em 2013. Diga que a novela foi baseada no livro homônimo - do mesmo nome - de Dias Gomes. Por ser uma novela mais antiga, em algumas cenas, como a que verão a seguir, retrata costumes da época que são, no mínimo, questionáveis na época atual, como se manter pássaro em gaiola. Peça que, então, atentem-se apenas à linguagem usada pela personagem. A cena que será vista é a de um interrogatório policial com uma personagem que tinha asas.
- Peça que, ao aterem-se à fala da personagem, tentem identificar pelo menos três palavras que podem causar estranheza pelo modo como foram formadas. Quando as ouvirem, se quiserem, poderão anotá-las no caderno para não as esquecer.
- Após assistirem ao vídeo, pergunte aos alunos se identificaram tais palavras. Caso tenham identificado, vá escrevendo as palavras no quadro de acordo com o que falam. Se não, apresente-lhes as palavras: apenasmente, mesmamente, perguntório, topetice, menasmente.
- Diga-lhes que, apesar de essas palavras não existirem no dicionário, é possível entender o que significam. Pergunte-lhes quais seriam os significados dessas palavras e por que foi possível saber o que significam. (Elas vêm de palavras que já existem. Foram acrescentados pedaços de palavras - sufixos - que existem em outras palavras e, então, é possível saber o significado delas: apenasmente - muito apenas; mesmamente - do mesmo jeito, muito mesmo; perguntório - muita pergunta, interrogatório; topetice - com topete, com atrevimento; menasmente - muito menos).
Materiais complementares: Vídeo: Homão interroga João Gibão (cena da novela Saramandaia. Rede Globo. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=jPpSKFsgTLc>. Acesso em: 20 out. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que agora eles irão criar novas palavras, seguindo as orientações.
- Peça aos alunos que se unam em grupos de quatro pessoas (o trabalho em grupo agilizará a formação de palavras e a discussão de novas palavras que podem ser criadas).
- Informe que cada grupo receberá três envelopes. Primeiramente, deverão formar novas palavras com o que vocês encontrarem neles. Informe também que eles poderão usar mais de um prefixo ou sufixo para uma mesma palavra.
- Entregue a cada grupo três envelopes: um com prefixos, um com sufixos e outro com palavras. Ver aqui o material para cada envelope. (Atenção! Corte também os títulos e cole-os nos respectivos envelopes. É importante que as fichas de prefixos e sufixos sejam impressas com cores diferentes ou em papel de cor diferente, a fim de que os alunos percebam, com mais clareza, o processo de formação de palavras. Para facilitar o manuseio, sugere-se que a impressão seja feita em papel mais grosso.)
- Informe aos alunos que, em alguns casos, será necessário fazer alguma alteração na palavra formada para que ela tenha sentido. Peça-lhes para começarem o trabalho, formando o máximo de palavras que conseguirem.
Materiais complementares:
Envelopes para cartões (3 para cada grupo; assim, se, por exemplo, a turma tiver 32 alunos, será dividida em 8 grupos; portanto, serão necessários 24 envelopes.
Fichas com prefixos, sufixos e palavras para cada grupo. (Usar, preferencialmente, folhas mais grossas - papel vergê, por exemplo, de cores diferentes para a impressão das fichas, de acordo com o que elas contêm: prefixo, palavra, sufixo.)
Desenvolvimento
Orientações:
- Escreva, no quadro, em forma de tabela, os seguintes termos como título: ideia contrária, profissão, inflamação, lugar, aumentativo, diminutivo, estado ou modo de ser, repetição, anterioridade, modo, ramo de negócio, noção coletiva, golpe (ver modelo no slide 5).
- Peça a cada grupo que fale duas ou três palavras formadas, uma de cada vez. Informe que todos devem prestar atenção ao colega, para não correrem o risco de repetirem palavras já ditas. (Palavras possíveis: pedraria, pedreiro, pedrão, pedrinha, pedrada, desapropriar, desmentir, antepor, repor, padeiro, padaria, pãozão, pãozinho, tolice, desfazer, refazer, fazendeiro, insatisfeito, carrinho, carrão, gastrite, trabalhador, trabalhosamente, desaconselhar, anormal, imperfeito, perfeitamente, desanimar, papelada, papelaria, rapidamente, calmamente, faringite.)
- A cada palavra dita, questione como ela foi formada, volte-se ao quadro e pergunte em que coluna se encaixa, de acordo com a ideia transmitida. Se todos concordarem e estiver certa, registre-a no lugar adequado. Caso seja formada uma palavra inexistente, sugira procurá-la no dicionário; verifique a não existência; de qualquer forma, mostre ao aluno que seu modo de pensar faz sentido, que ele fez como a personagem do vídeo a que assistiram anteriormente. Brinque, ainda mais, dizendo que, quem sabe, se essas palavras um dia não farão parte do nosso vocabulário?!
- Finalize essa atividade, questionando se os prefixos e sufixos têm sempre a mesma função. (Não. Eles dão ideias diferentes às palavras.)
- Diga-lhes que continuarão vendo como é possível criar palavras, mas, agora, juntando não “pedaços” a uma palavra, mas uma palavra com outra..
- Chame 14 alunos à frente e pregue, na frente da camisa de cada um, uma das palavras a seguir: pé de moleque, carro-forte, bate-papo, samba-enredo, paraquedas (o hífen também é entregue às crianças; paraquedas conta como duas palavras, apesar de não ter hífen, para que os alunos percebam que foi uma junção de duas palavras diferentes. O link com os cartazes você encontra aqui).
- Cole as palavras, desordenadamente, uma em cada estudante.
- Peça às crianças que permaneceram em seus lugares que observem e façam a criação das palavras, perguntando-lhes que palavras podem ser formadas com as que ali estão.
- À medida que as palavras são formadas, peça que as crianças que as formam se juntem. Lembre-se de que, havendo palavra que não existe, volte à turma, perguntando se concordam com sua formação, e proponha-lhe procurar o termo no dicionário. Chame a atenção para o uso do hífen ou não, mas sem entrar em regras de seu uso (se achar conveniente, fale da existência do Volp - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - que indica como as palavras devem ser grafadas).
- Termine a atividade, parabenizando a turma pela apresentação.
Materiais complementares:
Cartazes com palavras para formação de palavras compostas.
Fita adesiva para fixar tais cartazes nas camisas dos alunos.
Quadro e giz.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete as perguntas do slide. Se não tiver o projetor, leve um cartaz com as perguntas (não é viável a transcrição no quadro, devido ao pouco tempo reservado para a atividade). Peça aos alunos que respondam às perguntas individualmente (como se trata de um fechamento de atividade, é bom que o trabalho seja feito de forma individual, a fim de que cada aluno pense sobre o que aprendeu e fez durante a aula).
- Dê tempo para que os alunos façam os exercícios (sugere-se 4 minutos).
- Pergunte quem gostaria de responder as perguntas e ouça as respostas apresentadas, uma de cada vez. Resposta esperada na pergunta 1: Podemos formar palavras por derivação, com o uso de afixos, ou por composição, que é a junção de palavras. Resposta esperada na pergunta 2: o radical é que contém a essência do significado das palavras.
- A cada resposta, volte para a turma e pergunte se ela concorda com a resposta apresentada ou se gostaria de fazer alguma observação. Depois de a turma entrar em consenso, registre as respostas no quadro.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Planilhas Google (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um áudio ou um vídeo dizendo que irão estudar palavras compostas e derivadas, recursos interessantes e econômicos para a criação de novas palavras. Diga que são recursos tão interessantes que até uma novela da Globo os utilizou. Peça que acessem o link enviado (envie o link) com a cena da novela "Saramandaia", exibida pela primeira vez em 1976 e regravada em 2013. Diga que a novela foi baseada no livro homônimo – do mesmo nome – de Dias Gomes. Então, peça que se atentem apenas à linguagem usada pela personagem. Depois, apresente-lhes as palavras: apenasmente, mesmamente, perguntório, topetice e menasmente. Diga-lhes que, apesar de essas palavras não existirem no dicionário, foram acrescentados pedaços – sufixos – de outras palavras que nos possibilitam entender o que significam: apenasmente – muito apenas; mesmamente – do mesmo jeito, muito mesmo; perguntório – muita pergunta, interrogatório; topetice – com topete, com atrevimento; menasmente – muito menos. Encerre seu vídeo ou áudio dizendo que encaminhará uma atividade para fazerem em duplas, com orientações por escrito. Caso não possa gravar um áudio ou vídeo com esta Introdução, encaminhe-a por escrito, acompanhada do link do vídeo.
Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o arquivo que está nos Materiais, “Ficha para impressão e montagem dos envelopes”. Peça que as duplas explorem todas as possibilidades de construção de palavras com os prefixos, palavras e sufixos disponíveis nesse material, montando quantas palavras conseguirem. Diga que é importante que as palavras existam e, para isso, devem consultar algum dicionário online para conferi-las. Dicionários impressos dificilmente trazem palavras derivadas. Organize, com uma Planilha do Google, a tabela que está no slide de Desenvolvimento do Plano. Compartilhe com os alunos para que eles possam editá-la também. Assim, as duplas podem discutir em qual das colunas as palavras montadas encaixam melhor. Peça que as duplas evitem repetições na tabela, colocando apenas as palavras que nenhuma outra dupla colocou. Será um documento colaborativo, então, não é preciso se preocupar com a quantidade de palavras colocadas ali. Você pode solicitar que as duplas enviem as palavras que montaram a você, por e-mail ou WhatsApp. Caso não seja possível o uso da Planilha, utilize o meio que for possível para encaminhar a tabela e pedir que cada dupla encaixe ali as suas palavras, reencaminhando a tabela para você depois.
Fechamento
Após todas as duplas encaixarem suas palavras na tabela, analise como ficou e observe como os alunos organizaram as palavras nas colunas. Caso haja alguma inadequação, destaque-a e explique-a em novo áudio ou vídeo, mas não se esqueça de dar um feedback positivo do trabalho de sua turma. Encerre com uma conclusão concisa das aprendizagens e acrescente conceitos: podemos formar palavras por derivação, com o uso de afixos, ou por composição, que é a junção de palavras. O radical é que contém a essência do significado das palavras. Caso haja possibilidade, realize um encontro no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.
Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a usar, em forma de jogo, a atividade feita pelas duplas neste plano. O material com os prefixos, palavras e sufixos pode ser impresso, recortado e embaralhado sobre a mesa, em três montes diferentes. A família pode jogar como Pif-paf ou simplesmente ir sorteando e tentando formar as palavras juntos. Também podem imprimir duas vezes o material, dividir-se em duas equipes e ver quem consegue montar mais palavras em um determinado tempo (3 minutos, por exemplo). Estimule as famílias que se engajarem na atividade a postar fotos desse momento no WhatsApp da turma.