14001
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo palavras derivadas e compostas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Descobrindo palavras derivadas e compostas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Ruth De Castro Almeida Barbosa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Solicite, por áudio ou por escrito, que os alunos joguem um Jogo da Memória diferente (disponível aqui). Não explique muito sobre os pares, deixe que descubram. Envie também a pergunta: quais são os pares desse jogo? O que as duas palavras têm em comum, em cada par? E o que elas têm de diferente? Peça que os alunos publiquem em um Google Doc e compartilhem em uma pasta já criada por você, no Google Drive (se possível; caso não, utilize o WhatsApp ou o e-mail). Estabeleça um prazo para entrega desta atividade.

Desenvolvimento
Encerrado o prazo, envie o arquivo com todas as palavras do Jogo da Memória online, com os verbetes contendo seus significados, para que percebam o que muda nos pares. Depois de ler as respostas dos alunos sobre as palavras derivadas, envie um novo áudio para lhes dar um feedback das descobertas que fizeram, verificáveis por suas respostas. Avise que há outro jogo no arquivo enviado com os verbetes, que poderão imprimir, recortar e fazer em casa, com a família. Caso não possam imprimir e recortar, podem anotar os pares que conseguem formar olhando as palavras na tela do celular ou computador. O objetivo é formar o maior número de palavras conhecidas e anotá-las para depois enviar pelo Google Drive (ou outro meio acessível para vocês). Estabeleça um prazo para que façam esse segundo jogo.

Fechamento
Depois que todos tiverem jogado e anotado as palavras que conseguiram formar, envie um comentário aproveitando as Orientações do Plano, dando maiores subsídios aos alunos sobre a formação de palavras em Língua Portuguesa. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o roteiro do slide de Fechamento do Plano de Aula.

Convite às famílias
As famílias podem participar ativamente desta aula jogando os jogos disponibilizados. As famílias que quiserem podem compartilhar no grupo de WhatsApp da turma fotos desse momento juntos.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares e Renata Capovilla


Código: LPO6_08ATS01

(EF67LP35) Distinguir palavras derivadas por acréscimo de afixos e palavras compostas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas