14000
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O significado do mito: as condições de produção de um mito indígena

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O significado do mito: as condições de produção de um mito indígena

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remot

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo para assistirem ao vídeo disponível aqui, indicado no Plano. Para direcionar o foco dos alunos, envie junto com o link do vídeo as perguntas que guiarão esta aula, disponíveis nas Orientações do slide de Desenvolvimento do Plano. Peça que respondam individualmente e determine um prazo de entrega. Encerre seu áudio dizendo que deverão compartilhar as respostas em uma pasta específica para esta atividade criada no Google Drive (caso não possam utilizar esse meio, utilize o e-mail ou o WhatsApp).

Desenvolvimento
Depois de todos terem respondido, peça, em novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). Solicite que cada um comente as respostas de outro colega, buscando aspectos que não percebeu ou que entendeu diferente do colega (organize-os para que ninguém fique sem comentários ou sem comentar). A seguir, compartilhe (por escrito) com os alunos a atividade do slide de Fechamento do Plano, estabelecendo um prazo para realizarem essa atividade em trios.

Fechamento
Depois que os trios fizerem sua síntese sobre as condições de produção de um mito indígena, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e compartilhando com todos uma compilação do que foi levantado pelos alunos. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem assistir aos vídeos disponíveis neste plano (A lenda das cataratas do Iguaçu, disponível aqui, e A história do grande céu, disponível aqui) e buscar entender a relação e a importância dos mitos para os povos indígenas. Também podem surgir dessa sessão de vídeo histórias familiares relacionadas às raízes culturais da família, histórias que passam de geração para geração. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA03

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas