13999
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Leitura de mitos: reconhecer valores socioculturais no texto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

Sugestão de adaptação para ensino remot

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo para lerem os dois textos que você compartilhou (estão disponíveis nos Materiais do Plano). Explique que são dois mitos (um indígena e outro chinês) que retratam a “origem do arroz”, alimento muito importante nessas culturas. Diga que as demais informações serão enviadas por escrito.

Desenvolvimento
Envie, por escrito, a tabela disponível no Plano e diga que eles deverão preenchê-la de acordo com as informações implícitas e explícitas nos textos. Peça que se organizem em trios para fazer isso. Estabeleça um prazo e um canal de compartilhamento das respostas (sugestão: Google Drive). Depois de todos terem respondido, peça, em novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). A seguir, compartilhe com os alunos um feedback sobre suas respostas na tabela, destacando o que achar importante e acrescentando mais informações sobre o gênero mito. Encaminhe, também por escrito, as perguntas 2 e 3 do slide de Fechamento para que respondam no mesmo documento em que fizeram a tabela, estabelecendo um prazo para essa atividade.

Fechamento
Depois das perguntas respondidas, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, destacando os aspectos positivos e sublinhando as razões pelas quais os textos lidos são chamados de “mitos”. Faça um parágrafo de reflexão sobre como o mito se relaciona diretamente com a visão de mundo de cada povo, aprendizagem desta aula. Se quiser, utilize o material disponível aqui para enriquecer suas observações sobre o contexto de produção de cada mito. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja mais com seus alunos, aproveitando para verificar as aprendizagens e dificuldades de cada um.

Convite às famílias
As famílias podem ler os textos disponíveis neste plano e buscar entender a relação entre eles e os povos que os produziram. Também podem surgir dessa leitura histórias de família relacionadas ao arroz ou ao plantio/consumo de qualquer outro alimento importante para outras culturas. Peça para a família registrar esse momento através de fotos, vídeos ou mesmo por escrito.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_07SQA02

(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas