Textos para impressão - Mitos
Plano de Aula
Plano de aula: O gênero mito: ativar conhecimentos prévios
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Mito
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Um exemplar do livro “MARQUES, Wilson. Criações: mitos Tenetehara. São Paulo: Paulus, 2017". Cópias do texto que será trabalhado, p. 16-17.
- Cópias de “Gênesis - capítulos 1 e 2”, disponíveis em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/1 (capítulo 1) e https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/2 (capítulo 2).
- Um exemplar do livro “SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 12.
- Um exemplar do livro “GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. São Paulo: L&PM, 2009”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 36-37.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em fazer uma leitura compartilhada e oralizar sobre o conteúdo porque podem não ter muitos conhecimentos prévios sobre o gênero.
Referências sobre o assunto:
SKOLIMOSKI, K. N. ; J. Z. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2012, São Paulo. SNEA 2012. DIsponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf .
JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
MUNDURUKU, D. Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “a origem da humanidade”. Nesta aula, serão feitas leituras de mitos (de diversos povos) que retratam a “origem da humanidade”, percebendo como o tema é recorrente neste gênero. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga Inferir, a partir do levantamento dos conhecimentos prévios seguido de leituras compartilhadas, a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, reconhecendo, nesses textos, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. A interação verbal, nesta aula, é de extrema importância: ela possibilitará, baseada nas teorias do interacionismo sociodiscursivo, a construção do conhecimento por meio do dialogismo, investigando, a partir do levantamento de conhecimentos prévios, a presença de valores (sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo) em mitos.
- Em uma discussão, proponha uma série de questionamentos aos alunos que estarão divididos em grupos para interagirem e recuperarem seus conhecimentos prévios: “O que você sabe sobre a origem da humanidade? De onde veio o homem? Conhecem alguma história sobre isso? De onde veio a mulher? Conhecem alguma história sobre isso?”. Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, buscando informações religiosas, científicas e populares.
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo conte para a turma as respostas debatidas para estes questionamentos. É importante garantir, neste momento, a liberdade de expressão para que eles possam verbalizar as suas respectivas crenças sem que haja, por parte da turma, um juízo de valor ou uma postura preconceituosa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Anuncie, inicialmente, que serão lidos textos sobre a origem da humanidade, produzidos coletivamente por diferentes povos (tribo indígena Tenetehara, hebreus, etíopes e gregos). Para ter acesso aos textos, clique aqui.
- Entregue um texto para cada grupo e contextualize (ainda em grupo, com o material complementar apontado abaixo) o texto a ser lido, apontando resumidamente a origem e as tradições dos povos onde circulam estes mitos. Mostre à turma, ao contextualizar os textos, que a cultura de cada povo é fundamental para entender a forma como essas civilizações veem o mundo e como eles explicam fenômenos da criação do universo.
- É importante, neste momento, garantir aos alunos um tratamento das informações de modo a valorizar o sentimento de respeito com a diversidade cultural.
- Peça que os alunos iniciem a leitura compartilhada em seus grupos. É importante que os alunos, durante a leitura dos textos, sem perceber, a partir do dialogismo e interação verbal (conceitos do interacionismo sociodiscursivo), comecem minimamente a estabelecer relações entre as ideias apresentadas na atividade inicial da aula com os valores socioculturais revelados pelos mitos que estão lendo.
Material Complementar:
- Para contextualizar os textos a serem lidos, siga o modelo disponibilizado aqui.
- Para entender um pouco mais sobre o povo Tenetehara, pode ser feita a leitura do texto “Os Tembés Tenetehara”, disponível aqui.
- Para entender um pouco mais sobre os hebreus, pode ser feita a leitura do texto “Hebreus”, disponível aqui.
- Para entender um pouco mais sobre a cultura da Etiópia, pode ser feita a leitura do texto “Etiópia e sua história: o belo, o gentil e o sagrado”, disponível aqui.
- Para entender um pouco mais sobre os A Grécia Antiga, pode ser feita a leitura do texto disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, faça um questionamento aos alunos para que discutam em seus grupos e respondam no caderno: “Sobre o que conta este texto? Quais as semelhanças e diferenças entre as histórias que vocês contaram antes e este texto?”. É importante, neste momento, que os alunos tentem minimamente estabelecer relações entre a narrativa dos textos apresentados por eles na atividade de discussão e o texto lido. Caso queira ser mais específico, disponibilize a eles um roteiro mais sistematizado de compreensão do texto: Quem são os personagens? Onde eles estão? O que eles fizeram? Qual é a importância dessa história? Na história contada pelo grupo, esses personagens também aparecem?
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo compartilhe as suas respostas com todos da sala, explicando rapidamente o mito e o seu lugar de circulação.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, individualmente, a partir das reflexões da atividade anterior e da socialização - interação verbal - de diversas possibilidades de respostas, sintetizem três semelhanças e três diferenças fundamentais entre as histórias apresentadas por eles e o texto lido em sala de aula pelo seu grupo.
- Registre no quadro as respostas dadas pelos alunos para cada texto.
- Relate rapidamente que esses textos são chamados de “mitos”. Tenha o cuidado para não tecer explicações mais complexas neste momento.
- Indique livros da Biblioteca Escolar ou sites que contenham mitos variados, criando um pequeno acervo na sala de aula e crie momentos de leitura livre para os alunos tomarem mais contato com o gênero.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Para esta atividade, considerando a diversidade cultural, há múltiplas possibilidades de resoluções. Os alunos podem embasar as suas respostas a partir de uma tradição religiosa, científica ou de acordo com algum conhecimento popular para responder às questões.
Materiais complementares: Para criar o acervo de mitos, como sugestão, além dos livros coletados na Biblioteca Escolar, podem ser disponibilizados os seguintes textos da tradição indígena:
- “Mitos e lendas da cultura indígena”, disponível em: http://prodoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena
- “A História da cobra bonita”, disponível em: http://www.metodista.org.br/mito-indigena-a-historia-da-cobra-bonita
- “Lenda do mate”, disponível em: http://www.consciencia.org/origem-da-erva-mate-mito-indigena
- “A origem da água”, disponível em: https://mirim.org/origem-da-agua
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remot
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio dizendo para responderem, com base em suas crenças e vivências, às seguintes questões: o que você sabe sobre a origem da humanidade? De onde veio o homem? Conhecem alguma história sobre isso? De onde veio a mulher? Conhecem alguma história sobre isso?
Estabeleça um prazo e um canal de compartilhamento das respostas (sugestão: Google Drive).
Desenvolvimento
Depois de todos terem respondido, peça, em novo áudio, que os alunos também leiam as respostas dos colegas, “visitando” os trabalhos na pasta criada no Google Drive para esta aula (ou outro meio mais acessível para a turma). Neste mesmo áudio, diga que devem se organizar em grupos de 4 alunos (que consigam se organizar pelo WhatsApp) e divida os 4 textos disponíveis neste Plano (um texto diferente para cada grupo). Diga para responderem após a leitura: quem são os personagens? Onde eles estão? O que eles fizeram? Qual é a importância dessa história para quem está ouvindo e contando? Combine um prazo para a entrega dessas respostas via Google Drive.
Fechamento
Depois que as perguntas forem respondidas, leia os trabalhos de seus alunos e comente o que achar necessário em cada um, orientando-os no que for preciso. Envie, por escrito para cada grupo, a orientação de que façam a atividade que está no último slide de Fechamento do Plano, e combine um prazo de entrega. Depois, faça um áudio ou um vídeo dando um retorno aos alunos, destacando os aspectos positivos e sublinhando que os textos lidos são chamados de “mitos”. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e siga o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem ler os textos disponíveis neste plano e buscar entender a relação entre eles e os povos que os produziram. Também podem confrontar suas próprias crenças aos mitos, buscando pontos em comum e pontos de divergência, exercitando a tolerância e a empatia.