Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários:
- Computador, projetor multimídia e tela.
- Um exemplar do livro “MARQUES, Wilson. Criações: mitos Tenetehara. São Paulo: Paulus, 2017". Cópias do texto que será trabalhado, p. 16-17.
- Cópias de “Gênesis - capítulos 1 e 2”, disponíveis em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/1 (capítulo 1) e https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/2 (capítulo 2).
- Um exemplar do livro “SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 12.
- Um exemplar do livro “GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. São Paulo: L&PM, 2009”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 36-37.
Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em fazer uma leitura compartilhada e oralizar sobre o conteúdo porque podem não ter muitos conhecimentos prévios sobre o gênero.
Referências sobre o assunto:
SKOLIMOSKI, K. N. ; J. Z. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2012, São Paulo. SNEA 2012. DIsponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf .
JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
MUNDURUKU, D. Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “a origem da humanidade”. Nesta aula, serão feitas leituras de mitos (de diversos povos) que retratam a “origem da humanidade”, percebendo como o tema é recorrente neste gênero. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga Inferir, a partir do levantamento dos conhecimentos prévios seguido de leituras compartilhadas, a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, reconhecendo, nesses textos, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Organize a sala em grupos. A interação verbal, nesta aula, é de extrema importância: ela possibilitará, baseada nas teorias do interacionismo sociodiscursivo, a construção do conhecimento por meio do dialogismo, investigando, a partir do levantamento de conhecimentos prévios, a presença de valores (sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo) em mitos.
- Em uma discussão, proponha uma série de questionamentos aos alunos que estarão divididos em grupos para interagirem e recuperarem seus conhecimentos prévios: “O que você sabe sobre a origem da humanidade? De onde veio o homem? Conhecem alguma história sobre isso? De onde veio a mulher? Conhecem alguma história sobre isso?”. Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, buscando informações religiosas, científicas e populares.
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo conte para a turma as respostas debatidas para estes questionamentos. É importante garantir, neste momento, a liberdade de expressão para que eles possam verbalizar as suas respectivas crenças sem que haja, por parte da turma, um juízo de valor ou uma postura preconceituosa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Anuncie, inicialmente, que serão lidos textos sobre a origem da humanidade, produzidos coletivamente por diferentes povos (tribo indígena Tenetehara, hebreus, etíopes e gregos). Para ter acesso aos textos, clique aqui.
- Entregue um texto para cada grupo e contextualize (ainda em grupo, com o material complementar apontado abaixo) o texto a ser lido, apontando resumidamente a origem e as tradições dos povos onde circulam estes mitos. Mostre à turma, ao contextualizar os textos, que a cultura de cada povo é fundamental para entender a forma como essas civilizações veem o mundo e como eles explicam fenômenos da criação do universo.
- É importante, neste momento, garantir aos alunos um tratamento das informações de modo a valorizar o sentimento de respeito com a diversidade cultural.
- Peça que os alunos iniciem a leitura compartilhada em seus grupos. É importante que os alunos, durante a leitura dos textos, sem perceber, a partir do dialogismo e interação verbal (conceitos do interacionismo sociodiscursivo), comecem minimamente a estabelecer relações entre as ideias apresentadas na atividade inicial da aula com os valores socioculturais revelados pelos mitos que estão lendo.
Material Complementar:
- Para contextualizar os textos a serem lidos, siga o modelo disponibilizado aqui.
- Para entender um pouco mais sobre o povo Tenetehara, pode ser feita a leitura do texto “Os Tembés Tenetehara”, disponível aqui.
- Para entender um pouco mais sobre os hebreus, pode ser feita a leitura do texto “Hebreus”, disponível aqui.
- Para entender um pouco mais sobre a cultura da Etiópia, pode ser feita a leitura do texto “Etiópia e sua história: o belo, o gentil e o sagrado”, disponível aqui.
- Para entender um pouco mais sobre os A Grécia Antiga, pode ser feita a leitura do texto disponível aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após a leitura, faça um questionamento aos alunos para que discutam em seus grupos e respondam no caderno: “Sobre o que conta este texto? Quais as semelhanças e diferenças entre as histórias que vocês contaram antes e este texto?”. É importante, neste momento, que os alunos tentem minimamente estabelecer relações entre a narrativa dos textos apresentados por eles na atividade de discussão e o texto lido. Caso queira ser mais específico, disponibilize a eles um roteiro mais sistematizado de compreensão do texto: Quem são os personagens? Onde eles estão? O que eles fizeram? Qual é a importância dessa história? Na história contada pelo grupo, esses personagens também aparecem?
- Depois disso, peça que um aluno de cada grupo compartilhe as suas respostas com todos da sala, explicando rapidamente o mito e o seu lugar de circulação.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos, individualmente, a partir das reflexões da atividade anterior e da socialização - interação verbal - de diversas possibilidades de respostas, sintetizem três semelhanças e três diferenças fundamentais entre as histórias apresentadas por eles e o texto lido em sala de aula pelo seu grupo.
- Registre no quadro as respostas dadas pelos alunos para cada texto.
- Relate rapidamente que esses textos são chamados de “mitos”. Tenha o cuidado para não tecer explicações mais complexas neste momento.
- Indique livros da Biblioteca Escolar ou sites que contenham mitos variados, criando um pequeno acervo na sala de aula e crie momentos de leitura livre para os alunos tomarem mais contato com o gênero.
Respostas possíveis/ desejáveis:
- Para esta atividade, considerando a diversidade cultural, há múltiplas possibilidades de resoluções. Os alunos podem embasar as suas respostas a partir de uma tradição religiosa, científica ou de acordo com algum conhecimento popular para responder às questões.
Materiais complementares: Para criar o acervo de mitos, como sugestão, além dos livros coletados na Biblioteca Escolar, podem ser disponibilizados os seguintes textos da tradição indígena:
- “Mitos e lendas da cultura indígena”, disponível em: http://prodoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-cultura-indigena
- “A História da cobra bonita”, disponível em: http://www.metodista.org.br/mito-indigena-a-historia-da-cobra-bonita
- “Lenda do mate”, disponível em: http://www.consciencia.org/origem-da-erva-mate-mito-indigena
- “A origem da água”, disponível em: https://mirim.org/origem-da-agua