13998
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O gênero mito: ativar conhecimentos prévios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre O gênero mito: ativar conhecimentos prévios

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia e tela.
  • Um exemplar do livro “MARQUES, Wilson. Criações: mitos Tenetehara. São Paulo: Paulus, 2017". Cópias do texto que será trabalhado, p. 16-17.
  • Cópias de “Gênesis - capítulos 1 e 2”, disponíveis em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/1 (capítulo 1) e https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/2 (capítulo 2).
  • Um exemplar do livro “SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 12.
  • Um exemplar do livro “GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. São Paulo: L&PM, 2009”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 36-37.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em fazer uma leitura compartilhada e oralizar sobre o conteúdo porque podem não ter muitos conhecimentos prévios sobre o gênero.

Referências sobre o assunto:

SKOLIMOSKI, K. N. ; J. Z. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2012, São Paulo. SNEA 2012. DIsponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf .

JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
MUNDURUKU, D.
Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “a origem da humanidade”. Nesta aula, serão feitas leituras de mitos (de diversos povos) que retratam a “origem da humanidade”, percebendo como o tema é recorrente neste gênero. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga Inferir, a partir do levantamento dos conhecimentos prévios seguido de leituras compartilhadas, a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, reconhecendo, nesses textos, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos. A interação verbal, nesta aula, é de extrema importância: ela possibilitará, baseada nas teorias do interacionismo sociodiscursivo, a construção do conhecimento por meio do dialogismo, investigando, a partir do levantamento de conhecimentos prévios, a presença de valores (sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo) em mitos.
  • Em uma discussão, proponha uma série de questionamentos aos alunos que estarão divididos em grupos para interagirem e recuperarem seus conhecimentos prévios: “O que você sabe sobre a origem da humanidade? De onde veio o homem? Conhecem alguma história sobre isso? De onde veio a mulher? Conhecem alguma história sobre isso?”. Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, buscando informações religiosas, científicas e populares.
  • Depois disso, peça que um aluno de cada grupo conte para a turma as respostas debatidas para estes questionamentos. É importante garantir, neste momento, a liberdade de expressão para que eles possam verbalizar as suas respectivas crenças sem que haja, por parte da turma, um juízo de valor ou uma postura preconceituosa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Anuncie, inicialmente, que serão lidos textos sobre a origem da humanidade, produzidos coletivamente por diferentes povos (tribo indígena Tenetehara, hebreus, etíopes e gregos). Para ter acesso aos textos, clique aqui.
  • Entregue um texto para cada grupo e contextualize (ainda em grupo, com o material complementar apontado abaixo) o texto a ser lido, apontando resumidamente a origem e as tradições dos povos onde circulam estes mitos. Mostre à turma, ao contextualizar os textos, que a cultura de cada povo é fundamental para entender a forma como essas civilizações veem o mundo e como eles explicam fenômenos da criação do universo.
  • É importante, neste momento, garantir aos alunos um tratamento das informações de modo a valorizar o sentimento de respeito com a diversidade cultural.
  • Peça que os alunos iniciem a leitura compartilhada em seus grupos. É importante que os alunos, durante a leitura dos textos, sem perceber, a partir do dialogismo e interação verbal (conceitos do interacionismo sociodiscursivo), comecem minimamente a estabelecer relações entre as ideias apresentadas na atividade inicial da aula com os valores socioculturais revelados pelos mitos que estão lendo.

Material Complementar:

  • Para contextualizar os textos a serem lidos, siga o modelo disponibilizado aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre o povo Tenetehara, pode ser feita a leitura do texto “Os Tembés Tenetehara”, disponível aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre os hebreus, pode ser feita a leitura do texto “Hebreus”, disponível aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre a cultura da Etiópia, pode ser feita a leitura do texto “Etiópia e sua história: o belo, o gentil e o sagrado”, disponível aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre os A Grécia Antiga, pode ser feita a leitura do texto disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, faça um questionamento aos alunos para que discutam em seus grupos e respondam no caderno: “Sobre o que conta este texto? Quais as semelhanças e diferenças entre as histórias que vocês contaram antes e este texto?”. É importante, neste momento, que os alunos tentem minimamente estabelecer relações entre a narrativa dos textos apresentados por eles na atividade de discussão e o texto lido. Caso queira ser mais específico, disponibilize a eles um roteiro mais sistematizado de compreensão do texto: Quem são os personagens? Onde eles estão? O que eles fizeram? Qual é a importância dessa história? Na história contada pelo grupo, esses personagens também aparecem?
  • Depois disso, peça que um aluno de cada grupo compartilhe as suas respostas com todos da sala, explicando rapidamente o mito e o seu lugar de circulação.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos, individualmente, a partir das reflexões da atividade anterior e da socialização - interação verbal - de diversas possibilidades de respostas, sintetizem três semelhanças e três diferenças fundamentais entre as histórias apresentadas por eles e o texto lido em sala de aula pelo seu grupo.
  • Registre no quadro as respostas dadas pelos alunos para cada texto.
  • Relate rapidamente que esses textos são chamados de “mitos”. Tenha o cuidado para não tecer explicações mais complexas neste momento.
  • Indique livros da Biblioteca Escolar ou sites que contenham mitos variados, criando um pequeno acervo na sala de aula e crie momentos de leitura livre para os alunos tomarem mais contato com o gênero.

Respostas possíveis/ desejáveis:

  • Para esta atividade, considerando a diversidade cultural, há múltiplas possibilidades de resoluções. Os alunos podem embasar as suas respostas a partir de uma tradição religiosa, científica ou de acordo com algum conhecimento popular para responder às questões.

Materiais complementares: Para criar o acervo de mitos, como sugestão, além dos livros coletados na Biblioteca Escolar, podem ser disponibilizados os seguintes textos da tradição indígena:

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Mito e no campo de atuação Campo artístico literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Materiais necessários:

  • Computador, projetor multimídia e tela.
  • Um exemplar do livro “MARQUES, Wilson. Criações: mitos Tenetehara. São Paulo: Paulus, 2017". Cópias do texto que será trabalhado, p. 16-17.
  • Cópias de “Gênesis - capítulos 1 e 2”, disponíveis em: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/1 (capítulo 1) e https://www.bibliaonline.com.br/nvi/gn/2 (capítulo 2).
  • Um exemplar do livro “SISTO, Celso. Mãe África. São Paulo: Paulus, 2007”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 12.
  • Um exemplar do livro “GRIMAL, Pierre. Mitologia Grega. São Paulo: L&PM, 2009”. Cópias do texto que será trabalhado, p. 36-37.

Informações sobre o gênero: Narrativa pedagógica de tradição oral que explica os diferentes fenômenos naturais e sobrenaturais utilizando uma linguagem simbólica.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em fazer uma leitura compartilhada e oralizar sobre o conteúdo porque podem não ter muitos conhecimentos prévios sobre o gênero.

Referências sobre o assunto:

SKOLIMOSKI, K. N. ; J. Z. Mitos de criação: modelos cosmogônicos de diferentes povos e suas semelhanças. II SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 2012, São Paulo. SNEA 2012. DIsponível em: https://www.sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2017/03/SNEA2012_TCO20.pdf .

JESUS, L. M.; BRANDÃO, H.N. Mito e tradução indígena. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção aprender e ensinar com textos; v.5), p.47 a 84.
MUNDURUKU, D.
Coisas de índio. São Paulo: Callis Editora, 2000. p.70 a 75.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente a proposta da aula aos alunos: leitura de mitos sobre “a origem da humanidade”. Nesta aula, serão feitas leituras de mitos (de diversos povos) que retratam a “origem da humanidade”, percebendo como o tema é recorrente neste gênero. Trata-se de um conjunto de atividades pensadas para que o aluno consiga Inferir, a partir do levantamento dos conhecimentos prévios seguido de leituras compartilhadas, a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, reconhecendo, nesses textos, formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos. A interação verbal, nesta aula, é de extrema importância: ela possibilitará, baseada nas teorias do interacionismo sociodiscursivo, a construção do conhecimento por meio do dialogismo, investigando, a partir do levantamento de conhecimentos prévios, a presença de valores (sociais, culturais e humanos e diferentes visões de mundo) em mitos.
  • Em uma discussão, proponha uma série de questionamentos aos alunos que estarão divididos em grupos para interagirem e recuperarem seus conhecimentos prévios: “O que você sabe sobre a origem da humanidade? De onde veio o homem? Conhecem alguma história sobre isso? De onde veio a mulher? Conhecem alguma história sobre isso?”. Garanta o tempo necessário para que eles possam resgatar seus conhecimentos prévios sobre o assunto, buscando informações religiosas, científicas e populares.
  • Depois disso, peça que um aluno de cada grupo conte para a turma as respostas debatidas para estes questionamentos. É importante garantir, neste momento, a liberdade de expressão para que eles possam verbalizar as suas respectivas crenças sem que haja, por parte da turma, um juízo de valor ou uma postura preconceituosa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Anuncie, inicialmente, que serão lidos textos sobre a origem da humanidade, produzidos coletivamente por diferentes povos (tribo indígena Tenetehara, hebreus, etíopes e gregos). Para ter acesso aos textos, clique aqui.
  • Entregue um texto para cada grupo e contextualize (ainda em grupo, com o material complementar apontado abaixo) o texto a ser lido, apontando resumidamente a origem e as tradições dos povos onde circulam estes mitos. Mostre à turma, ao contextualizar os textos, que a cultura de cada povo é fundamental para entender a forma como essas civilizações veem o mundo e como eles explicam fenômenos da criação do universo.
  • É importante, neste momento, garantir aos alunos um tratamento das informações de modo a valorizar o sentimento de respeito com a diversidade cultural.
  • Peça que os alunos iniciem a leitura compartilhada em seus grupos. É importante que os alunos, durante a leitura dos textos, sem perceber, a partir do dialogismo e interação verbal (conceitos do interacionismo sociodiscursivo), comecem minimamente a estabelecer relações entre as ideias apresentadas na atividade inicial da aula com os valores socioculturais revelados pelos mitos que estão lendo.

Material Complementar:

  • Para contextualizar os textos a serem lidos, siga o modelo disponibilizado aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre o povo Tenetehara, pode ser feita a leitura do texto “Os Tembés Tenetehara”, disponível aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre os hebreus, pode ser feita a leitura do texto “Hebreus”, disponível aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre a cultura da Etiópia, pode ser feita a leitura do texto “Etiópia e sua história: o belo, o gentil e o sagrado”, disponível aqui.
  • Para entender um pouco mais sobre os A Grécia Antiga, pode ser feita a leitura do texto disponível aqui.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a leitura, faça um questionamento aos alunos para que discutam em seus grupos e respondam no caderno: “Sobre o que conta este texto? Quais as semelhanças e diferenças entre as histórias que vocês contaram antes e este texto?”. É importante, neste momento, que os alunos tentem minimamente estabelecer relações entre a narrativa dos textos apresentados por eles na atividade de discussão e o texto lido. Caso queira ser mais específico, disponibilize a eles um roteiro mais sistematizado de compreensão do texto: Quem são os personagens? Onde eles estão? O que eles fizeram? Qual é a importância dessa história? Na história contada pelo grupo, esses personagens também aparecem?
  • Depois disso, peça que um aluno de cada grupo compartilhe as suas respostas com todos da sala, explicando rapidamente o mito e o seu lugar de circulação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos, individualmente, a partir das reflexões da atividade anterior e da socialização - interação verbal - de diversas possibilidades de respostas, sintetizem três semelhanças e três diferenças fundamentais entre as histórias apresentadas por eles e o texto lido em sala de aula pelo seu grupo.
  • Registre no quadro as respostas dadas pelos alunos para cada texto.
  • Relate rapidamente que esses textos são chamados de “mitos”. Tenha o cuidado para não tecer explicações mais complexas neste momento.
  • Indique livros da Biblioteca Escolar ou sites que contenham mitos variados, criando um pequeno acervo na sala de aula e crie momentos de leitura livre para os alunos tomarem mais contato com o gênero.

Respostas possíveis/ desejáveis:

  • Para esta atividade, considerando a diversidade cultural, há múltiplas possibilidades de resoluções. Os alunos podem embasar as suas respostas a partir de uma tradição religiosa, científica ou de acordo com algum conhecimento popular para responder às questões.

Materiais complementares: Para criar o acervo de mitos, como sugestão, além dos livros coletados na Biblioteca Escolar, podem ser disponibilizados os seguintes textos da tradição indígena:

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano