13997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Planejando o roteiro de uma exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejando o roteiro de uma exposição oral

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Louise Otero
Mentor: Carolina Müller
Especialista: Silva Albert
Título da aula: Planejando o roteiro de uma exposição oral
Finalidade da aula: Planejar o roteiro de uma exposição oral, de acordo com a estrutura composicional do gênero (abertura, introdução, desenvolvimento e conclusão do tema, encerramento/síntese)
Ano: 6º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Exposição oral
Objeto(s) do conhecimento: Construção composicionalElementos paralinguísticos e cinésicosApresentações oraisProcedimentos de apoio à compreensãoTomada de notas
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: (EF69LP40), (EF67LP25)
Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.

Código: LPO6_06SQA06

(EF67LP25) Reconhecer e utilizar os critérios de organização tópica (do geral para o específico, do específico para o geral etc.), as marcas linguísticas dessa organização (marcadores de ordenação e enumeração, de explicação, definição e exemplificação, por exemplo) e os mecanismos de paráfrase, de maneira a organizar mais adequadamente a coesão e a progressão temática de seus textos.

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas