13997
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Planejando o roteiro de uma exposição oral

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Planejando o roteiro de uma exposição oral

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Louise Arosa Prol Otero

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Antes desta aula, convide os alunos a participar de um seminário entre os alunos da turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles escolham temas que estudaram este ano na escola para fazer uma exposição oral para a turma. Peça que os alunos façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá usar uma aula para os alunos fazerem a exposição oral.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em participar da escuta coletiva de uma exposição oral gravada em vídeo, que envolve a percepção por meios auditivos e visuais, usando linguagem verbal e não verbal. Poderão, também, apresentar dificuldades em reconhecer a construção composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto a abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula.
  • Antes desta aula, você, professor, deverá organizar um seminário de estudos com a turma, em que os alunos, divididos em duplas ou trios, deverão fazer uma exposição oral sobre um tema estudado durante o ano. Essa atividade pode ser relevante para consolidar conteúdos e compartilhar sínteses dos temas estudados pela turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá organizar o seminário para que os alunos apresentem sua exposição oral.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para fazer o roteiro da exposição oral que o grupo vai apresentar em um seminário para a turma.
  • Leia o slide com os alunos. EXplique aos alunos que uma exposição oral deve ser planejada previamente por escrito. O expositor deve preparar um roteiro de tópicos na ordem da exposição, planejando o que vai ser dito em trechos importantes. Por isso, nesta aula, os alunos não vão fazer a exposição, mas planejá-la em um roteiro de anotações escritas.
  • Compare o roteiro para exposição oral a um roteiro de cinema. Pergunte aos alunos: Para que serve o roteiro? Como ele deve ser escrito?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem no slide a estrutura de um roteiro para exposição oral. Pergunte a eles: O que deve ser apresentado na abertura? Vocês lembram como era organizada a abertura das exposições orais a que assistimos? Como deve ser o encerramento de uma exposição oral feita para o público de uma conferência? Vocês lembram como era organizado o encerramento das exposições orais a que assistimos? Vocês fizeram anotações sobre a abertura o encerramento de exposições orais para um público presente? Anote no quadro as respostas dos alunos, sistematizando com eles a estrutura do roteiro para exposição oral. Aproveite para avaliar o aprendizado dos alunos neste módulo.
  • Caso você tenha trabalhado com os planos de aula 4 e 5 desta sequência, oriente os alunos a retomar as anotações realizadas durante essas aulas.
  • Oriente os alunos a trabalhar em grupos para planejar a exposição oral. Circule entre os grupos de trabalho para motivar, esclarecer e resolver dúvidas dos alunos em relação ao roteiro. Oriente os alunos a registrar mais de uma ideia para fazer a abertura e o encerramento da exposição oral, considerando o tema da exposição e o público que vai assistir.
  • Caso os alunos tenham dificuldade para realizar a atividade, pergunte: Qual é a primeira coisa que você diria em frente a uma plateia que quer ouvir sua exposição? Você acha importante fazer uma saudação ao público? O que você diria para fazer uma saudação aos colegas que vão ouvir sua exposição? Como você se apresentaria para este público? O que você diria para o público sobre o seminário de que está participando? Como você vai introduzir o tema da exposição? Como vocês podem contextualizar esse tema? Quais são as informações principais e em que ordem elas serão apresentadas? O que você pode dizer ao público para sintetizar o conteúdo da exposição, quando ela estiver chegando ao fim? Como você vai agradecer e despedir-se do público?
  • Oriente os alunos a escrever o roteiro em forma de tópicos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia para os alunos as perguntas do slide de revisão coletiva do roteiro para exposição oral.
  • Peça que dois grupos troquem entre si os roteiros produzidos nesta aula. Oriente-os a analisar e avaliar os roteiros dos colegas, usando as perguntas do slide como critérios de revisão. Incentive os alunos a fazer sugestões de melhoramento no planejamento dos colegas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero anotação/exposição oral no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Para contextualizar o ensino da exposição oral como gênero textual que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa, esta sequência de 15 planos de aula pode ser usada no desenvolvimento de um projeto de pesquisa e divulgação científica. Nestas aulas, sugerimos textos da área de Arqueologia, mas você poderá modificar o tema, escolhendo novos textos.

Materiais necessários:

Material para anotar (caderno), computador, acesso à internet e amplificador de áudio.

Antes desta aula, convide os alunos a participar de um seminário entre os alunos da turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles escolham temas que estudaram este ano na escola para fazer uma exposição oral para a turma. Peça que os alunos façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá usar uma aula para os alunos fazerem a exposição oral.

Informações sobre o gênero:

A exposição oral é um gênero textual público que circula no campo das práticas de estudo e pesquisa. Quanto à estrutura composicional do gênero, a exposição oral é um texto monológico, apresentado por um orador para uma plateia, com o objetivo de transmitir informações, descrever e explicar um tema ou pesquisa, sobre o qual o orador é um especialista. Quanto ao estilo, a exposição oral é formal e organiza-se a partir da seleção de informações e organização de ideias principais e secundárias. A exposição pode ser organizada em uma fase de abertura, introdução ao tema, apresentação do plano da exposição, desenvolvimento, conclusão e encerramento da exposição oral.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades em participar da escuta coletiva de uma exposição oral gravada em vídeo, que envolve a percepção por meios auditivos e visuais, usando linguagem verbal e não verbal. Poderão, também, apresentar dificuldades em reconhecer a construção composicional dos gêneros de exposição oral, principalmente quanto a abertura, introdução ao tema, encadeamento de temas e subtemas, síntese final, fechamento da exposição oral.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, L. A. (2001) Da fala para a escrita- atividades de retextualização. 2ª. Ed. São Paulo: Cortez.

Linguagens e códigos ”Práticas e gêneros orais na escola”. Disponível em:

<https://midia.atp.usp.br/impressos/redefor/GestaoCoordenadores/GCVC_LiCo_2011_2012/GCVCLico_v2_Tema3.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos a finalidade da aula.
  • Antes desta aula, você, professor, deverá organizar um seminário de estudos com a turma, em que os alunos, divididos em duplas ou trios, deverão fazer uma exposição oral sobre um tema estudado durante o ano. Essa atividade pode ser relevante para consolidar conteúdos e compartilhar sínteses dos temas estudados pela turma. Divida os alunos em duplas ou trios e peça que eles façam pesquisas sobre os temas escolhidos. Nesta aula, os alunos farão o roteiro da exposição. Depois desta aula, você, professor, poderá organizar o seminário para que os alunos apresentem sua exposição oral.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em duplas ou trios para fazer o roteiro da exposição oral que o grupo vai apresentar em um seminário para a turma.
  • Leia o slide com os alunos. EXplique aos alunos que uma exposição oral deve ser planejada previamente por escrito. O expositor deve preparar um roteiro de tópicos na ordem da exposição, planejando o que vai ser dito em trechos importantes. Por isso, nesta aula, os alunos não vão fazer a exposição, mas planejá-la em um roteiro de anotações escritas.
  • Compare o roteiro para exposição oral a um roteiro de cinema. Pergunte aos alunos: Para que serve o roteiro? Como ele deve ser escrito?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que observem no slide a estrutura de um roteiro para exposição oral. Pergunte a eles: O que deve ser apresentado na abertura? Vocês lembram como era organizada a abertura das exposições orais a que assistimos? Como deve ser o encerramento de uma exposição oral feita para o público de uma conferência? Vocês lembram como era organizado o encerramento das exposições orais a que assistimos? Vocês fizeram anotações sobre a abertura o encerramento de exposições orais para um público presente? Anote no quadro as respostas dos alunos, sistematizando com eles a estrutura do roteiro para exposição oral. Aproveite para avaliar o aprendizado dos alunos neste módulo.
  • Caso você tenha trabalhado com os planos de aula 4 e 5 desta sequência, oriente os alunos a retomar as anotações realizadas durante essas aulas.
  • Oriente os alunos a trabalhar em grupos para planejar a exposição oral. Circule entre os grupos de trabalho para motivar, esclarecer e resolver dúvidas dos alunos em relação ao roteiro. Oriente os alunos a registrar mais de uma ideia para fazer a abertura e o encerramento da exposição oral, considerando o tema da exposição e o público que vai assistir.
  • Caso os alunos tenham dificuldade para realizar a atividade, pergunte: Qual é a primeira coisa que você diria em frente a uma plateia que quer ouvir sua exposição? Você acha importante fazer uma saudação ao público? O que você diria para fazer uma saudação aos colegas que vão ouvir sua exposição? Como você se apresentaria para este público? O que você diria para o público sobre o seminário de que está participando? Como você vai introduzir o tema da exposição? Como vocês podem contextualizar esse tema? Quais são as informações principais e em que ordem elas serão apresentadas? O que você pode dizer ao público para sintetizar o conteúdo da exposição, quando ela estiver chegando ao fim? Como você vai agradecer e despedir-se do público?
  • Oriente os alunos a escrever o roteiro em forma de tópicos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Leia para os alunos as perguntas do slide de revisão coletiva do roteiro para exposição oral.
  • Peça que dois grupos troquem entre si os roteiros produzidos nesta aula. Oriente-os a analisar e avaliar os roteiros dos colegas, usando as perguntas do slide como critérios de revisão. Incentive os alunos a fazer sugestões de melhoramento no planejamento dos colegas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF67LP25 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP40 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano