Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Jardelina Moura
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Oficina de Escrita
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Quinzenal
Prática de linguagem priorizada: Escrita de textos (compartilhada e autônoma) Produção de textos / Leitura e escuta / Pontuação / Morfologia/ Forma de composição do texto/ Oralidade
Dinâmica:
Parte 01: Motivar os alunos para a produção escrita por meio de fichas-objetivos retiradas de uma caixa.
Parte 02: Desenvolvimento: Apresentação das propostas de escrita, envolvendo contos conhecidos para atualização.
Parte 03: Revisão de escrita
Habilidade(s) da BNCC: (EF04LP05) (EF04LP11) (EF04LP12) (EF04LP13) (EF04LP21) (EF35LP06) (EF35LP07) (EF35LP08) (EF35LP14)
Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita e suas diferentes possibilidades de exploração das capacidades criativas dos alunos. Nesta aula, pode ser dada ênfase na etapa de planejamento do texto para, em outro momento, partir para a produção e revisão.
O campo de atuação priorizado nessa atividade é : Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário
Justificativa: A escrita com a finalidade de aprender a escrever escrevendo, neste ciclo, focaliza a expressão verbal que tenha como ponto de partida a vivência dos alunos, suas histórias particulares, sua capacidade de opinar sobre os temas propostos a partir de seu olhar específico e comunicar-se com o outro. Nesse sentido, ao interagir com situações de produção, os alunos poderão, na prática, fazer uso do próprio repertório leitor, do conhecimento enciclopédico com maior propriedade, em confluência ou por embate da visão externa a sua. Dessa maneira, os estudantes ampliarão importantes estratégias de produção textual, a partir do diálogo com seus pares, nos momentos das produções, e terão oportunidade de aprender, de modo significativo, em diferentes situações de aprendizagem acerca da modalidade escrita da língua.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Embora existam gêneros conhecidos de grande parte das crianças e muitas delas já tenham certa familiaridade com a leitura desses textos, a produção escrita é exigente sob muitos aspectos. Nesse sentido, é possível que os alunos sintam dificuldade em organizar as ideias, sequenciar informações, estabelecer uma relação lógica entre as linguagens verbal e não verbal, elaborar diálogos coerentes com os propósitos da produção dos textos, considerando o assunto e interlocutores definidos. Além disso, eles serão convidados a ampliar as suas capacidades de uso da modalidade escrita, associando-a aos recursos multimodais característicos dos gêneros. Dessa forma, considerando o caráter híbrido dos gêneros, é possível que as situações de produção suscitem demandas bem específicas para a escrita dos textos e os alunos, nesses momentos, solicitem de modo significativo ajudas do professor.
Referências sobre o assunto:
http://territoriodobrincar.com.br/
KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.
Schneuwly, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.
Código: LPO4_05ATP01
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
(EF04LP21) Planejar e produzir textos sobre temas de interesse, com base em resultados de observações e pesquisas em fontes de informações impressas ou eletrônicas, incluindo, quando pertinente, imagens e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF04LP11) Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(EF04LP12) Assistir, em vídeo digital, a programa infantil com instruções de montagem, de jogos e brincadeiras e, a partir dele, planejar e produzir tutoriais em áudio ou vídeo.
(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes