13991
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Oficina de Escrita

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre escrita de textos (compartilhada e autônoma) Produção de textos / Leitura e escuta / Pontuação / Morfologia/ Forma de composição do texto/ Oralidade

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jardelina Oliveira Passos Moura

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita e suas diferentes possibilidades de exploração das capacidades criativas dos alunos. Nesta aula, pode ser dada ênfase na etapa de planejamento do texto para, em outro momento, partir para a produção e revisão.

O campo de atuação priorizado nessa atividade é : Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário

Justificativa: A escrita com a finalidade de aprender a escrever escrevendo, neste ciclo, focaliza a expressão verbal que tenha como ponto de partida a vivência dos alunos, suas histórias particulares, sua capacidade de opinar sobre os temas propostos a partir de seu olhar específico e comunicar-se com o outro. Nesse sentido, ao interagir com situações de produção, os alunos poderão, na prática, fazer uso do próprio repertório leitor, do conhecimento enciclopédico com maior propriedade, em confluência ou por embate da visão externa a sua. Dessa maneira, os estudantes ampliarão importantes estratégias de produção textual, a partir do diálogo com seus pares, nos momentos das produções, e terão oportunidade de aprender, de modo significativo, em diferentes situações de aprendizagem acerca da modalidade escrita da língua.

Materiais necessários:

  • 01 caixa de papelão média, forrada com papel vermelho, para simular uma “máquina de resgatar histórias”.
  • Objetos simbólicos relacionados às histórias clássicas e populares: gorro, maçã de plástico, varinha mágica, bola de cristal, botas, chaves, baú, um boneco de brinquedo, um robô, imagem de um castelo, um espantalho, uma lupa,

Dificuldades antecipadas:

Embora existam gêneros conhecidos de grande parte das crianças e muitas delas já tenham certa familiaridade com a leitura desses textos, a produção escrita é exigente sob muitos aspectos. Nesse sentido, é possível que os alunos sintam dificuldade em organizar as ideias, sequenciar informações, estabelecer uma relação lógica entre as linguagens verbal e não verbal, elaborar diálogos coerentes com os propósitos da produção dos textos, considerando o assunto e interlocutores definidos. Além disso, eles serão convidados a ampliar as suas capacidades de uso da modalidade escrita, associando-a aos recursos multimodais característicos dos gêneros. Dessa forma, considerando o caráter híbrido dos gêneros, é possível que as situações de produção suscitem demandas bem específicas para a escrita dos textos e os alunos, nesses momentos, solicitem de modo significativo ajudas do professor.

Referências sobre o assunto:

http://territoriodobrincar.com.br/

KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

Schneuwly, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Preparação:

  • No dia anterior ao momento da oficina de escrita, aguce a curiosidade das crianças, informando-lhes que chegarão visitantes especiais na classe e, para isso, todos deverão prestar atenção, quando estiverem no espaço da sala de aula, pois, em diferentes lugares, estarão espalhadas pistas a respeito desses visitantes. Assim, todos poderão tentar descobrir quem está chegando para visitar a turma.
  • Para preparar a aula, ambiente a classe, espalhando objetos simbólicos que façam referência aos diferentes personagens das histórias clássicas e populares conhecidas das crianças: um gorro, uma varinha mágica, uma bola de cristal, uma bota, uma capa vermelha, uma chave, migalhas de pão dentro de um saquinho plástico, uma maçã, um robô, um espantalho, a imagem de um castelo.
  • Selecione a caixa de papelão que simboliza a máquina de resgatar histórias” e deixe-a visível na classe para despertar a atenção das crianças.

Orientações:

  • Solicite que a turma circule pela sala de aula para observar os objetos espalhados nos espaços. Enquanto observam as pistas, peça que os alunos digam as suas hipóteses acerca dos possíveis visitantes que estão chegando para conhecer a turma.
  • Mostre aos alunos uma caixa de papelão forrada de papel vermelho e, estimulando a imaginação e aguçando a curiosidade das crianças, informe à turma que os visitantes estão presos numa máquina do tempo e, para libertá-los, todos da turma deverão se preparar para a próxima etapa da oficina.
  • Peça que, após circular pela sala, as crianças sentem em trios para o desenvolvimento da produção do texto.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos.

Orientações:

  • Em trios, peça que as crianças tirem fichas-desafios da “máquina de resgatar histórias“.
  • Explique aos alunos que essas fichas-objetivos apresentam o “ comando” de escrita que deve ser considerado na hora da produção da história. Por isso, todos devem ficar atentos à proposta retirada da máquina.
  • Saliente para o grupo que todos da classe irão mobilizar o repertório que possuem acerca das histórias conhecidas e precisam explicar, no texto, como vão atingir os objetivos apresentados nas fichas-objetivos, incluindo os elementos novos que serão utilizados.
  • Explique também aos alunos que, juntos, no trio, devem pensar no que farão para dar conta do objetivo apresentado na ficha. Por exemplo, que estratégias vão ser criadas, no texto, para que possa ser explicado aos leitores de que modo Cinderela vai participar da festa à fantasia na cidade? E como João vai se tornar amigo do gigante para, juntos, comprarem a fazenda de feijões e exportá-los para outros lugares? E como João e Maria irão se tornar donos de uma confeitaria? E o que será preciso fazer para trazer Branca de Neve de volta para sua cidade de origem?
  • Sinalize que todos do trio devem prestar atenção na ideia que cada colega traz para que, juntos, possam desenvolver as ideias para escrita do texto.
  • Destaque que, nos momentos da produção, todos devem ficar atentos aos elementos das histórias que serão trazidos para o novo texto, a fim de que possam “ manipular” as ideias de modo criativo e inovador.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Defina o tempo considerando o propósito da revisão e das necessidades que foram observadas em produções escritas anteriores das crianças. É preciso que a revisão aconteça após a produção de texto, em curto espaço de tempo e com aspectos pontuais de reescrita. A extensão da atividade ou o espaçamento muito longe do processo de escrita podem afastar o aluno da dinâmica ou prejudicar o diagnóstico para melhoria.

Orientações:

  • Apresente a escrita de textos que as crianças produziram nas oficinas e convide a turma para que reflitam sobre aspectos que devem ser aprimorados.
  • Para a revisão, selecione pequenos textos capazes de servir de objeto de reflexão para que os alunos desenvolvam procedimentos considerados como regularidades de processos de revisão textual.
  • Priorize, nas revisões textuais, os conteúdos e conceitos que devem ser assegurados pela turma, considerando as aprendizagens definidas para o quarto ano.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Sugira às crianças que criem uma história, tendo como personagem principal um detetive atrapalhado que tem a missão de desvendar um mistério envolvendo o sumiço do lobo e de um dos três porquinhos.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite aos alunos que criem uma história de terror engraçada, apresentando como protagonista uma turma de amigos que tem a mania de assustar as pessoas num casarão antigo localizado numa área do bairro onde moram.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite aos alunos que produzam uma história, apresentando como cenário a escola, como personagens principais alunos da classe e como conflito a luta dos estudantes contra vilões indestrutíveis que invadiram a sala de aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar a escrita e suas diferentes possibilidades de exploração das capacidades criativas dos alunos. Nesta aula, pode ser dada ênfase na etapa de planejamento do texto para, em outro momento, partir para a produção e revisão.

O campo de atuação priorizado nessa atividade é : Todos os campos / Vida cotidiana / Vida pública e Artístico-literário

Justificativa: A escrita com a finalidade de aprender a escrever escrevendo, neste ciclo, focaliza a expressão verbal que tenha como ponto de partida a vivência dos alunos, suas histórias particulares, sua capacidade de opinar sobre os temas propostos a partir de seu olhar específico e comunicar-se com o outro. Nesse sentido, ao interagir com situações de produção, os alunos poderão, na prática, fazer uso do próprio repertório leitor, do conhecimento enciclopédico com maior propriedade, em confluência ou por embate da visão externa a sua. Dessa maneira, os estudantes ampliarão importantes estratégias de produção textual, a partir do diálogo com seus pares, nos momentos das produções, e terão oportunidade de aprender, de modo significativo, em diferentes situações de aprendizagem acerca da modalidade escrita da língua.

Materiais necessários:

  • 01 caixa de papelão média, forrada com papel vermelho, para simular uma “máquina de resgatar histórias”.
  • Objetos simbólicos relacionados às histórias clássicas e populares: gorro, maçã de plástico, varinha mágica, bola de cristal, botas, chaves, baú, um boneco de brinquedo, um robô, imagem de um castelo, um espantalho, uma lupa,

Dificuldades antecipadas:

Embora existam gêneros conhecidos de grande parte das crianças e muitas delas já tenham certa familiaridade com a leitura desses textos, a produção escrita é exigente sob muitos aspectos. Nesse sentido, é possível que os alunos sintam dificuldade em organizar as ideias, sequenciar informações, estabelecer uma relação lógica entre as linguagens verbal e não verbal, elaborar diálogos coerentes com os propósitos da produção dos textos, considerando o assunto e interlocutores definidos. Além disso, eles serão convidados a ampliar as suas capacidades de uso da modalidade escrita, associando-a aos recursos multimodais característicos dos gêneros. Dessa forma, considerando o caráter híbrido dos gêneros, é possível que as situações de produção suscitem demandas bem específicas para a escrita dos textos e os alunos, nesses momentos, solicitem de modo significativo ajudas do professor.

Referências sobre o assunto:

http://territoriodobrincar.com.br/

KAUFMAN, Ana Maria. RODRIGUEZ, Maria Helena. Escola, Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

KOCH, Ingedore Villaça. ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção. São Paulo: Contexto, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

Schneuwly, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: SP, Mercado das Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos.

Preparação:

  • No dia anterior ao momento da oficina de escrita, aguce a curiosidade das crianças, informando-lhes que chegarão visitantes especiais na classe e, para isso, todos deverão prestar atenção, quando estiverem no espaço da sala de aula, pois, em diferentes lugares, estarão espalhadas pistas a respeito desses visitantes. Assim, todos poderão tentar descobrir quem está chegando para visitar a turma.
  • Para preparar a aula, ambiente a classe, espalhando objetos simbólicos que façam referência aos diferentes personagens das histórias clássicas e populares conhecidas das crianças: um gorro, uma varinha mágica, uma bola de cristal, uma bota, uma capa vermelha, uma chave, migalhas de pão dentro de um saquinho plástico, uma maçã, um robô, um espantalho, a imagem de um castelo.
  • Selecione a caixa de papelão que simboliza a máquina de resgatar histórias” e deixe-a visível na classe para despertar a atenção das crianças.

Orientações:

  • Solicite que a turma circule pela sala de aula para observar os objetos espalhados nos espaços. Enquanto observam as pistas, peça que os alunos digam as suas hipóteses acerca dos possíveis visitantes que estão chegando para conhecer a turma.
  • Mostre aos alunos uma caixa de papelão forrada de papel vermelho e, estimulando a imaginação e aguçando a curiosidade das crianças, informe à turma que os visitantes estão presos numa máquina do tempo e, para libertá-los, todos da turma deverão se preparar para a próxima etapa da oficina.
  • Peça que, após circular pela sala, as crianças sentem em trios para o desenvolvimento da produção do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos.

Orientações:

  • Em trios, peça que as crianças tirem fichas-desafios da “máquina de resgatar histórias“.
  • Explique aos alunos que essas fichas-objetivos apresentam o “ comando” de escrita que deve ser considerado na hora da produção da história. Por isso, todos devem ficar atentos à proposta retirada da máquina.
  • Saliente para o grupo que todos da classe irão mobilizar o repertório que possuem acerca das histórias conhecidas e precisam explicar, no texto, como vão atingir os objetivos apresentados nas fichas-objetivos, incluindo os elementos novos que serão utilizados.
  • Explique também aos alunos que, juntos, no trio, devem pensar no que farão para dar conta do objetivo apresentado na ficha. Por exemplo, que estratégias vão ser criadas, no texto, para que possa ser explicado aos leitores de que modo Cinderela vai participar da festa à fantasia na cidade? E como João vai se tornar amigo do gigante para, juntos, comprarem a fazenda de feijões e exportá-los para outros lugares? E como João e Maria irão se tornar donos de uma confeitaria? E o que será preciso fazer para trazer Branca de Neve de volta para sua cidade de origem?
  • Sinalize que todos do trio devem prestar atenção na ideia que cada colega traz para que, juntos, possam desenvolver as ideias para escrita do texto.
  • Destaque que, nos momentos da produção, todos devem ficar atentos aos elementos das histórias que serão trazidos para o novo texto, a fim de que possam “ manipular” as ideias de modo criativo e inovador.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Defina o tempo considerando o propósito da revisão e das necessidades que foram observadas em produções escritas anteriores das crianças. É preciso que a revisão aconteça após a produção de texto, em curto espaço de tempo e com aspectos pontuais de reescrita. A extensão da atividade ou o espaçamento muito longe do processo de escrita podem afastar o aluno da dinâmica ou prejudicar o diagnóstico para melhoria.

Orientações:

  • Apresente a escrita de textos que as crianças produziram nas oficinas e convide a turma para que reflitam sobre aspectos que devem ser aprimorados.
  • Para a revisão, selecione pequenos textos capazes de servir de objeto de reflexão para que os alunos desenvolvam procedimentos considerados como regularidades de processos de revisão textual.
  • Priorize, nas revisões textuais, os conteúdos e conceitos que devem ser assegurados pela turma, considerando as aprendizagens definidas para o quarto ano.

Slide Plano Aula

Orientações:

Sugira às crianças que criem uma história, tendo como personagem principal um detetive atrapalhado que tem a missão de desvendar um mistério envolvendo o sumiço do lobo e de um dos três porquinhos.

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite aos alunos que criem uma história de terror engraçada, apresentando como protagonista uma turma de amigos que tem a mania de assustar as pessoas num casarão antigo localizado numa área do bairro onde moram.

Slide Plano Aula

Orientações:

Solicite aos alunos que produzam uma história, apresentando como cenário a escola, como personagens principais alunos da classe e como conflito a luta dos estudantes contra vilões indestrutíveis que invadiram a sala de aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Produção de textos do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP21 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano