13987
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Combustíveis fósseis

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a origem do petróleo, do carvão e do gás natural relacionando com a formação dos fósseis.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a reportagem “O que causa o aquecimento global” (disponível aqui).

Apresente a questão disparadora:
- Por que os combustíveis fósseis não são considerados fontes renováveis de energia?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Peça aos estudantes que leiam os textos:
- Fontes renováveis de energia (disponível aqui).
- Combustíveis Fósseis (disponível aqui).

Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Oriente-os a discutirem nos grupos o que entenderam dos textos lidos.

Explique que eles deverão preparar uma apresentação visual que explique as fontes de energia. Você pode sugerir algumas ferramentas, como:
- Um cartaz virtual feita no Apresentações Google (disponível aqui);
- Um infográfico ou um post feito na versão gratuita do Canva (disponível aqui);
- Um desenho coletivo feito no Google Jamboard (disponível aqui);
- Uma foto ou um vídeo;

Deixe os grupos livres para usarem a criatividade e decidirem o instrumento que acharem melhor.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem os modelos. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo e a encontrarem uma ferramenta que todos os integrantes possam usar para contribuir com a criação do modelo.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_10T&U05

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas