13986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Sintetização de informações em mapa conceitual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Sintetização de informações em mapa conceitual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio para sua turma pedindo que se organizem em duplas e leiam o texto sobre o Ciclo da Água, disponível aqui, e o mapa conceitual, disponível aqui (compartilhe ambos em uma pasta do Google Drive, se possível). Solicite também que verifiquem quais verbos e substantivos destacados no texto discursivo aparecem no mapa conceitual compartilhado e onde aparecem. Os alunos podem fazer marcações utilizando uma cor para os verbos e outra para os substantivos no Google Docs. Devem refletir sobre as diferenças entre o texto e o mapa, bem como a finalidade de ambos. Acompanhe-os pelos canais de comunicação já combinados por vocês.

Desenvolvimento
Após todas as duplas terem feito as marcações e a comparação entre os dois textos, peça que todos leiam os trabalhos dos colegas, compartilhados na pasta, para que aprendam com seus pares. Envie um comentário geral sobre os trabalhos, aproveitando as Orientações do Plano e destacando o que achar necessário. Envie um novo áudio com as perguntas do slide de Fechamento do Plano, a serem respondidas pelas duplas com base na comparação feita entre o mapa e o texto. Estabeleça um prazo para que os grupos compartilhem suas respostas às perguntas no mesmo Doc criado para compartilhar as marcações no texto.

Fechamento
Depois que a última atividade for entregue por todos, faça uma compilação com o que você observou nas produções dos grupos para encerrar esta aula e envie aos alunos via WhatsApp ou e-mail. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom usando o passo a passo do slide de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Convide as famílias a ajudar na comparação entre os dois tipos de textos, o de livro didático e o mapa conceitual, para enriquecer as considerações dos alunos. Outra coisa bacana é sugerir um jogo às famílias: podem imprimir o mapa conceitual e cortar os ovais; depois, podem embaralhar os ovais e competir entre si para ver quem os recoloca no lugar em menos tempo, podendo usar o texto didático como dica. Caso topem fazer o jogo, peça fotos deste momento para compartilhar com a turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares 


Código: LPO6_05SQA03

(EF69LP32) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, e organizar, esquematicamente, com ajuda do professor, as informações necessárias (sem excedê-las) com ou sem apoio de ferramentas digitais, em quadros, tabelas ou gráficos.

(EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático – infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. – e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto discursivo, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão desses textos e analisar as características das multissemioses e dos gêneros em questão.

(EF69LP34) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas