13986
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Sintetização de informações em mapa conceitual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Sintetização de informações em mapa conceitual

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Carine Gerhardt

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação Prática de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Todos os alunos precisam de uma conta Google para ter acesso aos textos compartilhados pelo professor. Neste link, você encontra informações sobre como criar uma conta: https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/.

Serão necessários, portanto:

  • Computador e datashow para leitura inicial dos textos e revisão das marcações na atividade de análise.
  • Computadores, notebooks ou tablets para manuseio dos textos pelos alunos em duplas.

Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Identificar informações principais de um texto.

- Síntese de informações em mapa conceitual.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.

SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Este slide não precisa ser mostrado aos alunos. Se preferir, professor, pode iniciar a aula com as provocações do próximo slide (3).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente as perguntas do slide em projeção no data show. Se a escola não tiver este recurso, você pode escrever as questões no quadro.
  • Solicite que quatro diferentes alunos leiam as questões.
  • Peça para os alunos discutirem, com base nas questões, sobre o que pode vir a ser o ciclo da água. Este é o assunto do texto apresentado no slide a seguir, e, como é um conteúdo científico, é importante mobilizar conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, a fim de facilitar a leitura do texto e mapa conceitual sobre o assunto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Compartilhe, antes da aula, o texto em cinco computadores, para leitura em grupos pelos alunos. Este compartilhamento pode ser feito por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). O texto completo está disponível no site: http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/03/saiba-como-funciona-o-ciclo-da-agua-no-planeta. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode entregar cópias do texto impresso aos alunos. Com o Google Documentos, os alunos poderão fazer marcações de cor no texto, podendo revisá-las posteriormente. Com o material impresso, o trabalho de revisão pode ficar prejudicado, já que não é possível “apagar” as marcações se essas forem feitas com “marca-textos”, por exemplo.
  • Solicite aos alunos, organizados em cinco grupos, a leitura do texto, que pode ser silenciosa ou feita em voz alta por um representante do grupo. A leitura silenciosa possibilita que cada aluno leia no seu ritmo, e a leitura por um representante faz com que os demais conheçam outro ritmo de leitura. O trabalho em grupo possibilita análise mais completa, pois mais alunos conseguem se expressar se comparada à abordagem no grande grupo.
  • Pergunte o que eles entenderam sobre o texto e se agora já conhecem melhor o que é o ciclo da água. A discussão pode ser feita no próprio grupo, a fim de otimizar o tempo e enriquecer as discussões.
  • Explique, oralmente, ao circular pelos grupos, eventuais conceitos que possam ter ficado um pouco confusos, já que o texto trata de um assunto técnico e específico. Estes termos podem ser, por exemplo: evaporação, estado líquido e gasoso, atmosfera, condensação, precipitação, retido, pedras permeáveis e expiração. Peça para que os alunos, em pequenos grupos, discutam esses conceitos e procurem entendê-los. Você também pode convidar o professor de geografia para participar da sua aula, a fim de que ele ajude os grupos a entender os conceitos.
  • O tempo total desta etapa é de 40 minutos.

Materiais complementares: Neste link, você encontra o texto para impressão aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o mapa conceitual aos alunos, igualmente compartilhado nos cinco computadores, por meio do recurso Google Documentos (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para leitura dos cinco grupos. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode entregar aos alunos cópias impressas do mapa conceitual.
  • Solicite aos alunos a leitura do mapa conceitual, primeiro, individualmente e de forma silenciosa. Sugere-se leitura individual pelo fato de que cada estudante pode seguir caminhos diferentes, possibilitados pelas diversas flechas. Depois, solicite a leitura em voz alta, em cada um dos grupos, por um representante do grupo, para que todos possam conhecer os diferentes caminhos de leitura que podem ser seguidos, complementando lacunas que possam ter ficado na leitura individual.
  • Pergunte aos alunos se agora o conteúdo ficou mais claro e por quê. As discussões podem ser feitas nos próprios grupos, a fim de otimizar o tempo e enriquecer as discussões. As respostas provavelmente estarão voltadas ao fato de se usar uma estrutura para apresentar os conceitos e relacioná-los. Explique que o mapa é só uma das formas de apresentação do conteúdo, assim como o texto discursivo.

Materiais complementares: Neste link, você tem acesso ao mapa para impressão aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos o destaque dos substantivos do texto, compartilhado nos cinco computadores, com uma cor de marca texto. Depois, solicite o destaque dos verbos com outra cor de marca-texto. Realizar esta atividade em grupos tem por função possibilitar que os alunos auxiliem uns aos outros. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode solicitar a marcação nas cópias impressas do texto entregues aos alunos.
  • Verifique as respostas dos cinco grupos compartilhadas agora no data show, marcando o que os alunos perceberam e observando e chamando a atenção para o que não perceberam. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode ler a marcação feita pelos alunos no papel.

Materiais complementares: Neste link, há uma apresentação sugestiva com marcações.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha os alunos nos mesmos grupos da atividade anterior e solicite que verifiquem quais verbos e substantivos destacados no texto discursivo aparecem no mapa conceitual compartilhado e onde aparecem. Os alunos podem fazer marcações utilizando as mesmas cores da atividade anterior: uma cor para os verbos e outra para os substantivos. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, esta marcação pode ser feita no mapa impresso entregue anteriormente a eles. Todos os verbos e conceitos do mapa conceitual aparecem no texto. Espera-se que, neste momento, os alunos verifiquem que os substantivos (conceitos) aparecem dentro dos blocos, enquanto os verbos aparecem entre as linhas (relações entre os conceitos). Aqui, você pode explorar também a diferença entre verbos de ação e ligação: todos os verbos que relacionam os conceitos são de ação, já que o tema em discussão é um ciclo de um fenômeno que acontece no mundo. Este não é o foco da aula, mas é uma atividade possível de ser desenvolvida em outro momento, se houver disponibilidade de tempo.
  • Promova discussões sobre as diferenças observadas entre os tipos de texto, a fim de explorar suas funcionalidades, questionando, por exemplo, sobre semelhanças e diferenças entre os textos e a partir de qual texto os alunos compreenderam melhor o conteúdo. É importante possibilitar que os alunos alcancem autonomamente, de forma individual ou em grupos, as respostas a essas reflexões, para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado. Espera-se que eles digam que, no mapa conceitual, apesar de as informações aparecerem de forma sintetizada, é possível entender o conteúdo de maneira estrutural e temporal, facilitando a leitura.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos, nos mesmos grupos, reflitam e discutam sobre as questões do slide projetado no data show. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode escrever as questões no quadro. O propósito dessa atividade de fechamento é revisar o que foi aprendido na aula (sintetizar e relacionar informações em mapa conceitual) e associar a estrutura do mapa conceitual ao seu campo de produção e circulação, no caso, as práticas de estudo e pesquisa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero mapa conceitual e no campo de atuação Prática de Estudos e Pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Todos os alunos precisam de uma conta Google para ter acesso aos textos compartilhados pelo professor. Neste link, você encontra informações sobre como criar uma conta: https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/.

Serão necessários, portanto:

  • Computador e datashow para leitura inicial dos textos e revisão das marcações na atividade de análise.
  • Computadores, notebooks ou tablets para manuseio dos textos pelos alunos em duplas.

Descrição do gênero: O mapa conceitual é uma fonte sintetizada verbal e visual de conceitos hierarquicamente organizados e relacionados. Estes conceitos aparecem de acordo com a estrutura-fonte, que pode ser um texto escrito ou oral. Ao ler ou produzir mapas conceituais, por retextualização, alunos estabelecem novas relações e ressignificam conteúdos estudados anteriormente em textos discursivos.

Dificuldades antecipadas:

- Identificar informações principais de um texto.

- Síntese de informações em mapa conceitual.

Referências sobre o assunto:

Yoshimoto, E. M. et al. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Rev. Bras. Estud. Pedagog., v. 97, n. 247, Brasília, set./dez. 2016. Disponível em:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300619&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 29 out. 2018.

SOUSA, J. R. O. et al. O desenvolvimento de mapas conceituais como um tipo de gênero textual. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 13., 2013, UFRPE, Recife, 09 a 13 de dezembro. Anais, Recife, 2013. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/2013/cd/resumos/R1365-1.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

MENON, A. K. Mapa Conceitual: recurso facilitador da compreensão de textos em língua inglesa. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor de PDE, v. 1 Paraná: Cadernos PDE, versão Online, 2013. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_lem_artigo_andreia_kruk_menon.pdf. Acesso em: 29 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Este slide não precisa ser mostrado aos alunos. Se preferir, professor, pode iniciar a aula com as provocações do próximo slide (3).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente as perguntas do slide em projeção no data show. Se a escola não tiver este recurso, você pode escrever as questões no quadro.
  • Solicite que quatro diferentes alunos leiam as questões.
  • Peça para os alunos discutirem, com base nas questões, sobre o que pode vir a ser o ciclo da água. Este é o assunto do texto apresentado no slide a seguir, e, como é um conteúdo científico, é importante mobilizar conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, a fim de facilitar a leitura do texto e mapa conceitual sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

  • Compartilhe, antes da aula, o texto em cinco computadores, para leitura em grupos pelos alunos. Este compartilhamento pode ser feito por meio do Google Documentos (https://www.google.com.br/drive/apps.html). O texto completo está disponível no site: http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/03/saiba-como-funciona-o-ciclo-da-agua-no-planeta. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode entregar cópias do texto impresso aos alunos. Com o Google Documentos, os alunos poderão fazer marcações de cor no texto, podendo revisá-las posteriormente. Com o material impresso, o trabalho de revisão pode ficar prejudicado, já que não é possível “apagar” as marcações se essas forem feitas com “marca-textos”, por exemplo.
  • Solicite aos alunos, organizados em cinco grupos, a leitura do texto, que pode ser silenciosa ou feita em voz alta por um representante do grupo. A leitura silenciosa possibilita que cada aluno leia no seu ritmo, e a leitura por um representante faz com que os demais conheçam outro ritmo de leitura. O trabalho em grupo possibilita análise mais completa, pois mais alunos conseguem se expressar se comparada à abordagem no grande grupo.
  • Pergunte o que eles entenderam sobre o texto e se agora já conhecem melhor o que é o ciclo da água. A discussão pode ser feita no próprio grupo, a fim de otimizar o tempo e enriquecer as discussões.
  • Explique, oralmente, ao circular pelos grupos, eventuais conceitos que possam ter ficado um pouco confusos, já que o texto trata de um assunto técnico e específico. Estes termos podem ser, por exemplo: evaporação, estado líquido e gasoso, atmosfera, condensação, precipitação, retido, pedras permeáveis e expiração. Peça para que os alunos, em pequenos grupos, discutam esses conceitos e procurem entendê-los. Você também pode convidar o professor de geografia para participar da sua aula, a fim de que ele ajude os grupos a entender os conceitos.
  • O tempo total desta etapa é de 40 minutos.

Materiais complementares: Neste link, você encontra o texto para impressão aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o mapa conceitual aos alunos, igualmente compartilhado nos cinco computadores, por meio do recurso Google Documentos (https://www.google.com/intl/pt_br/docs/about/), para leitura dos cinco grupos. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode entregar aos alunos cópias impressas do mapa conceitual.
  • Solicite aos alunos a leitura do mapa conceitual, primeiro, individualmente e de forma silenciosa. Sugere-se leitura individual pelo fato de que cada estudante pode seguir caminhos diferentes, possibilitados pelas diversas flechas. Depois, solicite a leitura em voz alta, em cada um dos grupos, por um representante do grupo, para que todos possam conhecer os diferentes caminhos de leitura que podem ser seguidos, complementando lacunas que possam ter ficado na leitura individual.
  • Pergunte aos alunos se agora o conteúdo ficou mais claro e por quê. As discussões podem ser feitas nos próprios grupos, a fim de otimizar o tempo e enriquecer as discussões. As respostas provavelmente estarão voltadas ao fato de se usar uma estrutura para apresentar os conceitos e relacioná-los. Explique que o mapa é só uma das formas de apresentação do conteúdo, assim como o texto discursivo.

Materiais complementares: Neste link, você tem acesso ao mapa para impressão aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos grupos o destaque dos substantivos do texto, compartilhado nos cinco computadores, com uma cor de marca texto. Depois, solicite o destaque dos verbos com outra cor de marca-texto. Realizar esta atividade em grupos tem por função possibilitar que os alunos auxiliem uns aos outros. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode solicitar a marcação nas cópias impressas do texto entregues aos alunos.
  • Verifique as respostas dos cinco grupos compartilhadas agora no data show, marcando o que os alunos perceberam e observando e chamando a atenção para o que não perceberam. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode ler a marcação feita pelos alunos no papel.

Materiais complementares: Neste link, há uma apresentação sugestiva com marcações.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Mantenha os alunos nos mesmos grupos da atividade anterior e solicite que verifiquem quais verbos e substantivos destacados no texto discursivo aparecem no mapa conceitual compartilhado e onde aparecem. Os alunos podem fazer marcações utilizando as mesmas cores da atividade anterior: uma cor para os verbos e outra para os substantivos. Se a escola não tiver recursos tecnológicos à disposição, esta marcação pode ser feita no mapa impresso entregue anteriormente a eles. Todos os verbos e conceitos do mapa conceitual aparecem no texto. Espera-se que, neste momento, os alunos verifiquem que os substantivos (conceitos) aparecem dentro dos blocos, enquanto os verbos aparecem entre as linhas (relações entre os conceitos). Aqui, você pode explorar também a diferença entre verbos de ação e ligação: todos os verbos que relacionam os conceitos são de ação, já que o tema em discussão é um ciclo de um fenômeno que acontece no mundo. Este não é o foco da aula, mas é uma atividade possível de ser desenvolvida em outro momento, se houver disponibilidade de tempo.
  • Promova discussões sobre as diferenças observadas entre os tipos de texto, a fim de explorar suas funcionalidades, questionando, por exemplo, sobre semelhanças e diferenças entre os textos e a partir de qual texto os alunos compreenderam melhor o conteúdo. É importante possibilitar que os alunos alcancem autonomamente, de forma individual ou em grupos, as respostas a essas reflexões, para tornar o aluno protagonista de seu aprendizado. Espera-se que eles digam que, no mapa conceitual, apesar de as informações aparecerem de forma sintetizada, é possível entender o conteúdo de maneira estrutural e temporal, facilitando a leitura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Solicite que os alunos, nos mesmos grupos, reflitam e discutam sobre as questões do slide projetado no data show. Se a escola não tiver acesso a recursos tecnológicos, você pode escrever as questões no quadro. O propósito dessa atividade de fechamento é revisar o que foi aprendido na aula (sintetizar e relacionar informações em mapa conceitual) e associar a estrutura do mapa conceitual ao seu campo de produção e circulação, no caso, as práticas de estudo e pesquisa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP32 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP33 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP34 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano