13985
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Prevenção ao uso de drogas

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre materiais para a prevenção ao uso de drogas na adolescência.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriela Aprigia Monteferrante

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Dinâmica: Mentimeter

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Faça as perguntas propostas para iniciar uma reflexão sobre a temática.

Apresente a questão disparadora:
- Como podemos utilizar os meios de comunicação para estimular a reflexão dos adolescentes sobre o uso de drogas? 

Peça aos estudantes que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Organize a turma em grupos de até 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Explique aos grupos que eles serão responsáveis por criar um instrumento de comunicação para adolescentes com o objetivo de contribuir com uma reflexão sobre o uso de drogas.

Oriente os estudantes a iniciar com um planejamento, definindo qual informação pretendem passar e de que maneira isso será feito.

Motive os grupos a usarem a criatividade para determinar qual ferramenta utilizarão.

Auxilie no processo de desenvolvimento do material e oriente a compartilharem os instrumentos com toda a turma.

Sistematização
Marque uma videochamada com a turma e siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a refletir sobre como criar um instrumento de comunicação e qual poderia ser a melhor ferramenta. 

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_08V&E05

(EF06CI10) Explicar como o funcionamento do sistema nervoso pode ser afetado por substâncias psicoativas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas