Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o quinto plano de uma sequência sobre drogas e seus efeitos no organismo e impactos na sociedade. Sugere-se a aplicação dos planos anteriores para trabalhar o assunto de forma mais completa.
Dependendo de seu contexto escolar, esse plano poderá ser ampliado para outras aulas, além da possibilidade de parcerias com outras disciplinas e o desenvolvimento de projetos que envolvam toda a comunidade escolar.
Materiais necessários: Folhas para anotação do brainstorm na etapa “Mão na Massa” e materiais diversos de acordo com o que os grupos decidirem desenvolver (sugestões https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mhxhfyPNrugchg9muZvrZwMnwnBKXwywMfWARfqYd5kGbMqZnFfEE22qhn7w/cie6-08ve05--mao-na-massa--ideias-para-desenvolver.pdf documento).
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que vocês discutirão sobre ações de prevenção ao uso de drogas.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Peça que os estudantes se organizem em uma grande roda, comente que nos dias atuais os meios de comunicação desempenham um importante papel na vida das pessoas, e os adolescentes costumam demonstrar grande familiaridade e domínio sobre as tecnologias que os compõem. É possível até perguntar se eles concordam e se costumam utilizar os meios de comunicação.
Em seguida, diga-lhes que gostaria de ler um trecho de uma reportagem (indicado neste slide). Leia-o e, se possível, projete, para que os estudantes acompanhem a leitura (se desejar, pode também entregar o material impresso ou disposto em um cartaz). Reportagem completa disponível aqui.
Em seguida, direcione uma pequena discussão sobre o trecho lido. Será um momento curto de discussão para uma ou duas ideias/respostas simples para algumas perguntas, como:
- Dos meios de comunicação que vocês costumam usar, vocês sentem que em alguns existe a possibilidade de criar produtos ou interagir mais em relação a outros?
- As mídias costumam ser associadas à uma influência negativa para os adolescentes. Por quê? Tem que ser necessariamente negativa?
- Sobre esse potencial educativo que o trecho fala, quais assuntos poderiam ser tratados nos meios de comunicação?
- Vocês acreditam que os adolescentes podem ajudar outros adolescentes através dos meios de comunicação? Por quê?
Professor, para ampliação e apropriação da temática sugere-se a leitura deste artigo.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Sugere-se no máximo 7 minutos para este momento inicial: o objetivo é ensinar os estudantes sobre como funciona um brainstorm. Para isso, permaneça com os estudantes organizados em roda e pergunte como eles costumam reunir e compartilhar ideias. Após ouvi-los rapidamente, comente que há muitas estratégias para isso, e uma delas se chama brainstorm, um termo em inglês que significa uma "chuva de ideias". Explique-lhes que nessa metodologia há uma questão motivadora para a qual se busca ideias, e os participantes devem ir dizendo-as sem uma grande preocupação em organizá-las ou discuti-las em um primeiro momento, pois a princípio precisam apenas ser colhidas e, depois sim, inicia-se um processo de seleção das melhores ideias (as mais adequadas para o objetivo). Enfim, deve-se definir a melhor opção.
Convide-os para um exercício, pergunte aos estudantes “Sobre as drogas, por que você não deve entrar nessa?” e permita que eles digam algumas ideias e anote-as no quadro. Lembre-se de que nenhuma ideia deve ser censurada. Depois estimule-os a observar as opções e tentar julgar as possibilidades mais adequadas ao objetivo (para propagar essas ideias aos adolescentes). Então, apague algumas opções do quadro e diga que, ao filtrar as opções, passa-se para a etapa de definição e, finalmente, a etapa de escolherem uma das opções. Você pode exemplificar ao definir uma destas ideias.
Sugere-se 8 minutos para esse momento: solicite que se dividam em grupos de 5 pessoas e façam os próprios brainstorms, definindo o que gostariam de propagar ao continuarem a refletir sobre a questão “Por que você não deve entrar nessa?” e depois “Como propagar reflexões sobre os motivos para não se envolver com as drogas? O que podemos desenvolver?” para definirem a metodologia pela qual irão propagar essa ideia a outros adolescentes.
Consulte o documento Ideias para Desenvolver para auxiliar os estudantes, além de conhecer e sugerir algumas estratégias e materiais.
Sobre a metodologia brainstorm, sugere-se esse vídeo.
Materiais necessários: Folhas para registros do brainstorm e materiais diversos de acordo com as escolhas dos grupos.
Mão na massa
Orientações: Sugere-se 15 minutos para a realização desse momento: após definirem o que será desenvolvido através do brainstorm do grupo, inicia-se o processo de desenvolvimento do material, sendo que há uma infinidade de possibilidades quanto ao que pode ser desenvolvido. Professor, dependendo do que os estudantes desejarem elaborar, eles precisarão de mais tempo do que apenas esta aula. Você pode organizar mais momentos para isso, delegar a momentos extra-classe ou propor uma parceria com outro professor cuja proposta possa ter relação com sua área de atuação.
Sugere-se 5 minutos para esse momento: ao findar do tempo para a produção, ainda que ela não esteja completa e necessite de uma organização para seu término, peça que pausem os preparativos e que circulem entre os grupos para conhecerem o que os colegas estão produzindo e sintam-se à vontade para opinar e oferecer contribuições.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete e/ou leia os conteúdos acima para sistematizar os conteúdos da aula, retome a questão disparadora e os conteúdos dos materiais que os grupos produziram, sistematizando os conteúdos da aula.