Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Assembleia
Ano:4º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade:Mensal
Prática de linguagem priorizada:Oralidade/leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma)/produção de textos
Dinâmica:Nesta dinâmica, serão abordadas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:
1. Elaboração da pauta
2. Organização da sala
3. Revisão da pauta da semana anterior
4. Leitura, discussão e conclusão/sugestão das diferentes situações da pauta.
5. Votação e registro das conclusões
6. Felicitações
7. Leitura e assinatura da Ata
8. Ritual de passagem
Habilidade(s) da BNCC:EF15LP09; EF12LP10; EF15LP11; EF15LP12; EF15LP13; EF03LP22; EF35LP10; EF35LP18; EF35LP19
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade.
Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências; fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça e de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo do o 3º ao 5º ano, parte-se das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto o interior quanto o exterior da sala de aula.
Materiais necessários: Cartolina ou papel kraft. Canetas hidrográficas. Folha de sulfite ou folha pautada. Lápis.
Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Medo ou vergonha de expor as ideias. Centralizar a discussão em apenas algumas crianças. Cooperar com o grupo de trabalho. Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva. Linguagem inadequada promovendo o desrespeito. Ameaças entre os alunos ao expor uma situação de conflito. Desprezar as diferenças. Sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Não solicitar esclarecimentos. Desânimo a respeito da função da assembleia. Abandono dos objetivos das reuniões. Intervenção pessoal sem fundamento significativo. Discussões extensas que afastam da finalidade.
Referências sobre o assunto:
Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º, 2º e 3º anos no site da revista Escola para compreender a progressão do 1º ao 4º ano.
Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>
ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.
JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.
PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.
Código: LPO4_04ATP01
(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
(EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.
(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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