13975
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre oralidade/leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma)/produção de textos

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade.

Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências; fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça e de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo do o 3º ao 5º ano, parte-se das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto o interior quanto o exterior da sala de aula.

Materiais necessários: Cartolina ou papel kraft. Canetas hidrográficas. Folha de sulfite ou folha pautada. Lápis.

Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Medo ou vergonha de expor as ideias. Centralizar a discussão em apenas algumas crianças. Cooperar com o grupo de trabalho. Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva. Linguagem inadequada promovendo o desrespeito. Ameaças entre os alunos ao expor uma situação de conflito. Desprezar as diferenças. Sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Não solicitar esclarecimentos. Desânimo a respeito da função da assembleia. Abandono dos objetivos das reuniões. Intervenção pessoal sem fundamento significativo. Discussões extensas que afastam da finalidade.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º, 2º e 3º anos no site da revista Escola para compreender a progressão do 1º ao 4º ano.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Sensibilização sobre a definição de uma assembleia: Antecede o início das assembleias e acontece apenas uma vez.

  • Organize os alunos em duplas.
  • Faça as perguntas abaixo e peça que a dupla as discuta.
  • Aguarde em torno de 2 minutos.
  • Solicite que compartilhem as ideias com o grupo.
  • Estimule as duplas que não expuseram, ainda, a sua opinião. Para isso, questione diretamente todas as duplas.

1. Existem problemas na sala de aula ou na escola? Quais?

2. Alguma situação dentro da escola já te deixou chateado ou irritado?

3. Essa situação foi resolvida? Como?

4. Alguém tem alguma ideia para resolver a situação exposta?

5. Alguém já conseguiu resolver um problema conversando com os demais colegas?

6. É difícil discutir problemas com os colegas? Por quê?

7. O que vocês fazem quando veem alguém realizando algo de bom?

  • Com base nas respostas dos alunos, o professor percebe se eles têm a prática da Assembleia instituída na rotina.
  • Acrescente informações necessárias sobre a importância de facilitar a convivência pacífica dentro e fora da sala de aula por meio do diálogo em que todos possam opinar. Entretanto, é necessário estabelecer regras e normas de convivência que constituem a vida social. Mostre exemplos, estabeleça a periodicidade e construa as regras básicas.
  • Sobre a periodicidade, apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Estas datas devem ser respeitadas para que este momento não seja desvalorizado. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões. Lembre-se: a Assembleia é um espaço democrático cujas vozes precisam ser enaltecidas e respeitadas.
  • Explique que a Assembleia é composta de três importantes momentos:

Preparação: antecede a reunião e cada grupo será responsável por uma sessão, entretanto, o sucesso depende da participação de todos.

Momento da Assembleia - exato momento em que a pauta é discutida.

Comprometimento: as responsabilidades e os compromissos assumidos por todos.

  • Divida os alunos em grupo. Esta organização não deve estar pautada somente em afinidades. Estabeleça critérios como grupos compostos por meninos e meninas.
  • Utilize, também, critérios de agrupamento para que o grupo seja composto de alunos com diferentes competências, por exemplo, um aluno com mais facilidade na leitura e na escrita, outro com mais facilidade de expor oralmente. Assim os papéis tornam-se mais delimitados.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião.
  • Deixe o cartaz visível para todas as crianças.
  • Identifique diariamente o grupo responsável pela Assembleia com um colete ou um crachá para que todos da turma reconheçam-no.

Elaboração da pauta: Acontece durante as semanas que antecedem o dia da Assembleia e é de extrema importância para o sucesso deste momento.

  • Os assuntos debatidos estão relacionados ao dia a dia da turma: os alunos indicam os pontos positivos e negativos e fazem sugestões com base nas necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Quero falar sobre... Gostei de... e Proponho que....
  • Peça ao grupo responsável pela sessão ilustrar cada parte do cartaz.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo PROPONHO QUE.
    O aluno que não dominar a modalidade escrita da língua deve solicitar ajuda para alguém do grupo responsável, por isso, a importância de identificá-los.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo Foi Agradável para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Fique atento a pequenos avanços.
  • Tanto os conflitos quanto os pontos positivos são construídos no dia a dia com base nas diferentes situações apresentadas pelos alunos.
  • Questione sempre a importância de discutir grandes e pequenos conflitos para que nenhuma situação seja nomeada como “Normal”, por exemplo, o caderno perdido ou o uso coletivo dos livros.
  • Todas as situações devem ser discutidas até que seja totalmente resolvida ou esclarecida, por isso, o problema poderá compor a pauta inúmeras vezes.
  • Evite solucionar um problema mecanicamente. É característico desta faixa etária reclamações como: “Me xingaram, roubaram a minha borracha, não consigo me concentrar por causa do barulho”.
  • Leia a pauta com as crianças durante o mês que antecede a reunião para que elas já reflitam sobre possíveis soluções e não reescrevam situações já mencionadas.
  • No dia que antecede a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva.Divida os assuntos em:

1. Situações que acontecem dentro da sala de aula: são os assuntos que estão relacionados ao coletivo, por exemplo, as carteiras estão riscadas, há muito barulho em determinados momentos que necessitam de concentração, alunos que precisam de ajuda em algumas atividades.

1.1 A sala de aula é o espaço em que os alunos permanecem mais tempo, por isso solicite que reflitam sobre a organização, a luminosidade, a disposição, barulhos, temperatura.

1.2 Pergunte sobre a organização do tempo: Quais os momentos na sala de aula em que há mais conflitos? Os alunos conseguem perceber os motivos que levam a estes problemas de convivência? Os pontos positivos acontecem em momentos específicos durante o dia ou estão presentes em momentos inesperados?

2. Situações que acontecem fora da sala de aula: São assuntos que estão relacionados ao coletivo, mas não ocorrem dentro da sala de aula, por exemplo, há muitas crianças furando fila, alguns trabalhos na parede foram danificados.

2.1Esclareça que a escola é um espaço de convivência, por isso todos precisam olhar com cuidado cada espaço: sala de aula, secretaria, diretoria, refeitório, jardim, quadra, espaço de leitura, sala de informática, sala de vídeo, pátio, parquinho.

2.2 Peça aos alunos que observem se os espaços que eles frequentam durante o dia estão limpos, são bem ou mal cuidados.

2.3 Questione se há espaços em que se concentram mais discussões, brigas, desrespeito, enquanto há outros onde as pessoas conversam
com mais respeito.

3. Situações que envolvam duas ou três crianças: são conflitos que estão relacionados diretamente às crianças: brigas, insultos, empurrões, autoritarismo.

3.1 Peça para os alunos refletirem: Quem eu respeito? Quem eu não respeito? Quem me respeita? Quem não me respeita? Com quem eu não gosto de conversar, sentar ao lado, fazer trabalho em grupo? Quem eu gosto de estar perto? Por quê? Há diferenças ou comportamento que me incomodam?

4. Outros assuntos: São questões que não se enquadram nas três situações descritas acimas.

4.1 Organizar uma atividade ou uma festa que necessite de apoio e colaboração de outras pessoas ou outras turmas é um exemplo de um assunto que pode constituir a pauta.

  • Decida com o grupo qual a ordem que os agrupamentos serão expostos na Assembleia.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreva os assuntos na ATA cujo modelo está anexado.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1.Leitores.

2.Relator da ATA.

3.Organizador da ordem das falas.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 15 minutos.

  • Nosso espaço, nossa cara, nossa voz:
  • O grupo responsável pela sessão organiza o espaço, preferencialmente, em círculo para que nenhum obstáculo dificulte o diálogo entre todos os participantes.
  • Peça aos alunos que criem um espaço prazeroso;
  • Diversifique o espaço: ultrapasse as paredes da sala de aula e realize as reuniões em diferentes lugares dentro da escola.

2. Nossas assinaturas, nossos compromissos:

  • Um aluno do grupo responsável relê os combinados discutidos na última sessão.
  • Não aceite as respostas dos alunos como SIM ou NÃO. Desenvolva a capacidade argumentativa por meio de perguntas em que as crianças precisam apresentar argumentos e razões que esclareçam o ponto de vista de cada um.
  • A cada combinado questione:
  • Todos os combinados foram cumpridos?
  • Por que conseguimos cumpri-los? O que nos ajudou a cumpri-los?
  • Por que não conseguimos cumpri-los? O que nos impediu de cumpri-los?

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

3. Leitura da pauta

QUERO FALAR SOBRE:

  • Com base nos agrupamentos e na ordem estabelecida da pauta, peça para um aluno do grupo responsável lê-la.
  • Pergunte para a turma se as crianças que colocaram tais críticas gostariam de manifestar-se.
  • Aguarde as manifestações e amplie as discussões para o grupo.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Anote no quadro ou em um quadro que seja visível a todos as sugestões, as regras, os combinados propostos por todos aqueles que estão presentes na reunião.
  • Os acordos tornam-se legítimos quando são aprovados pela maioria com base em uma votação em que se posicionam: A FAVOR, CONTRA OU ABSTENÇÃO.
  • As decisões são anotadas na ATA no Campo CONCLUSÕES por um aluno.
  • Solicite aos alunos que as intervenções sejam claras, adequadas e curtas. Para isso, pergunte: Como poderíamos resolver esta situação?
  • Peça aos alunos nomear os comportamentos que eles consideram inadequados, por exemplo, agressão verbal, agressão física, desrespeito com o trabalho do colega.
  • No terceiro agrupamento, situações que envolvam duas ou três crianças, questione os envolvidos:
  • O que aconteceu? Você consegue dar mais detalhes?
  • Como você está se sentindo agora?
  • Por que isso te deixou chateado?
  • Você tem alguma sugestão para resolver esta situação?
  • Depois que todos os envolvidos explicarem a situação apresentando o ponto de vista de cada um, amplie o debate para o grupo.
  • Evite que as discussões tornem-se acusações irrelevantes e intermináveis. Se necessário, proponha um acordo para que a discussão seja encerrada.
  • Algumas vezes, a situação descrita necessita de um diálogo somente com as pessoas envolvidas.
  • Solicite aos alunos que expressem de maneira respeitosa e não estimulem o preconceito, o ódio, a intolerância. Por isso, invista nas frases:
    “Coloque-se sempre no lugar do outro”; “Como eu posso melhorar a situação?”
  • Um aluno do grupo responsável por aquela sessão anotará os nomes das crianças que desejam falar respeitando a ordem de levantar a mão. Esta ordem deve ser registrada em um lugar visível a todos os participantes da Assembleia, por exemplo, o quadro.

GOSTEI DE:

  • Encerradas todas as discussões, peça a um aluno do grupo responsável que leia todas as felicitações descritas neste campo.
  • Crie um ambiente favorável ao respeitosa, à solidariedade, à paz.
  • Ressalte a importância de elogiar também pessoas que fizeram a diferença, mas não estão presentes na reunião, por exemplo, funcionários ou alunos de outras turmas.
  • Para parabenizar as diferentes ações que influenciam positivamente as relações interpessoais, peça ao grupo preparar uma singela lembrança a todos os alunos citados: um cartão, um abraço, um poema.
  • Não esqueça de entregar a lembrança para as pessoas citadas que não estão presentes na reunião.
  • Convide as diferentes pessoas que foram citadas para compartilhar desse momento agradável.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

4. Assinatura

  • Encerradas todas as discussões, o aluno relator, decidido na organização da reunião, finaliza rapidamente a ATA.
  • Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável de registrar acordos, regras e combinados na Ata.
  • É importante que o aluno compreenda o seu papel de relator de uma Ata em que ele é responsável de registrar os combinados de maneira neutra, clara e sucinta.
  • O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia.
  • O aluno relator lê a Ata e solicita a assinatura das crianças efetivando o compromisso com o grupo.
  • Uma cópia da Ata é exposta no painel e um novo cartaz é confeccionado para a próxima sessão.

Sobre a ATA: A construção da Ata é a consolidação de todo o processo de participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento cronológico dela é

extremamente importante.

Em uma folha, estruture a Ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da Assembleia. O modelo abaixo é uma

sugestão disponível para a impressão:

  • Cabeçalho: Título: Assembleia. Acrescente um espaço para o nome da escola, a data, a sessão (primeira, segunda, terceira), os nomes dos integrantes do grupo responsável.
  • Gostei de: Um aluno é responsável em registrar as felicitações. No dia da Assembleia, este campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para outros elogios espontâneos.
  • Quero falar sobre: Um aluno é responsável em registrar a pauta de acordo com o agrupamento realizado. No dia da Assembleia, esse campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para os assuntos que possam ser sugeridos.
  • Conclusões: Um aluno é responsável em registrar as sugestões. Caso algum aluno tenha registrado antecipadamente na pauta alguma sugestão, ela só poderá constituir a Ata se for aprovada pelos alunos na Assembleia.
  • Assinaturas: Este campo é destinado a assinatura de todos os participantes da Assembleia.

5. Continuo atento: Momento em que os alunos do grupo responsável entregam o colete ou crachá para o novo grupo que assume as responsabilidades de organizar o próximo encontro.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Você fez a diferença

Orientações:

Enalteça os aspectos positivos.

Confeccione um cartaz ou um painel com os nomes de todos que foram citados positivamente e fizeram a diferença durante aquele mês.

Pequenos avanços precisam ser valorizados.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Autoavaliação

Orientações:

  • Crie momentos durante o mês para que os alunos repensem sobre os combinados.
  • Pergunte:

1.Vocês estão conseguindo cumprir os acordos? Por quê?

2. Quais situações precisam ser discutidas novamente?

  • Se necessário, faça uma miniassembleia, variação 3.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

MINIASSEMBLEIA

Orientações: Durante o mês, os alunos podem trazer assuntos que necessitam de discussões ou soluções urgentes, por isso, realize uma miniassembleia. É uma reunião durante o mês para discutir apenas aquele assunto de altíssima relevância, entretanto, uma ata deve ser elaborada pelo professor com a assinatura de todos os alunos presentes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nessa atividade é a oralidade.

Justificativa: Na necessidade de se discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências; fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça e de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo do o 3º ao 5º ano, parte-se das necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto o interior quanto o exterior da sala de aula.

Materiais necessários: Cartolina ou papel kraft. Canetas hidrográficas. Folha de sulfite ou folha pautada. Lápis.

Dificuldades antecipadas: Respeitar os turnos de fala. Medo ou vergonha de expor as ideias. Centralizar a discussão em apenas algumas crianças. Cooperar com o grupo de trabalho. Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva. Linguagem inadequada promovendo o desrespeito. Ameaças entre os alunos ao expor uma situação de conflito. Desprezar as diferenças. Sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia. Não solicitar esclarecimentos. Desânimo a respeito da função da assembleia. Abandono dos objetivos das reuniões. Intervenção pessoal sem fundamento significativo. Discussões extensas que afastam da finalidade.

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º, 2º e 3º anos no site da revista Escola para compreender a progressão do 1º ao 4º ano.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE>

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015.

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009.

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005.

Slide Plano Aula

Sensibilização sobre a definição de uma assembleia: Antecede o início das assembleias e acontece apenas uma vez.

  • Organize os alunos em duplas.
  • Faça as perguntas abaixo e peça que a dupla as discuta.
  • Aguarde em torno de 2 minutos.
  • Solicite que compartilhem as ideias com o grupo.
  • Estimule as duplas que não expuseram, ainda, a sua opinião. Para isso, questione diretamente todas as duplas.

1. Existem problemas na sala de aula ou na escola? Quais?

2. Alguma situação dentro da escola já te deixou chateado ou irritado?

3. Essa situação foi resolvida? Como?

4. Alguém tem alguma ideia para resolver a situação exposta?

5. Alguém já conseguiu resolver um problema conversando com os demais colegas?

6. É difícil discutir problemas com os colegas? Por quê?

7. O que vocês fazem quando veem alguém realizando algo de bom?

  • Com base nas respostas dos alunos, o professor percebe se eles têm a prática da Assembleia instituída na rotina.
  • Acrescente informações necessárias sobre a importância de facilitar a convivência pacífica dentro e fora da sala de aula por meio do diálogo em que todos possam opinar. Entretanto, é necessário estabelecer regras e normas de convivência que constituem a vida social. Mostre exemplos, estabeleça a periodicidade e construa as regras básicas.
  • Sobre a periodicidade, apresente um calendário anual e decida com a turma os dias das reuniões. Estas datas devem ser respeitadas para que este momento não seja desvalorizado. Caso necessite mudá-la, discuta com a turma e esclareça as razões. Lembre-se: a Assembleia é um espaço democrático cujas vozes precisam ser enaltecidas e respeitadas.
  • Explique que a Assembleia é composta de três importantes momentos:

Preparação: antecede a reunião e cada grupo será responsável por uma sessão, entretanto, o sucesso depende da participação de todos.

Momento da Assembleia - exato momento em que a pauta é discutida.

Comprometimento: as responsabilidades e os compromissos assumidos por todos.

  • Divida os alunos em grupo. Esta organização não deve estar pautada somente em afinidades. Estabeleça critérios como grupos compostos por meninos e meninas.
  • Utilize, também, critérios de agrupamento para que o grupo seja composto de alunos com diferentes competências, por exemplo, um aluno com mais facilidade na leitura e na escrita, outro com mais facilidade de expor oralmente. Assim os papéis tornam-se mais delimitados.
  • Cada grupo será responsável por uma sessão.
  • Confeccione um cartaz com as datas e o grupo responsável por cada reunião.
  • Deixe o cartaz visível para todas as crianças.
  • Identifique diariamente o grupo responsável pela Assembleia com um colete ou um crachá para que todos da turma reconheçam-no.

Elaboração da pauta: Acontece durante as semanas que antecedem o dia da Assembleia e é de extrema importância para o sucesso deste momento.

  • Os assuntos debatidos estão relacionados ao dia a dia da turma: os alunos indicam os pontos positivos e negativos e fazem sugestões com base nas necessidades existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.
  • Confeccione um cartaz com três partes: Quero falar sobre... Gostei de... e Proponho que....
  • Peça ao grupo responsável pela sessão ilustrar cada parte do cartaz.
  • A pauta é registrada neste cartaz.
  • Deixe o cartaz acessível a todos da sala para que eles registrem os aspectos positivos e negativos e acrescentem sugestões no campo PROPONHO QUE.
    O aluno que não dominar a modalidade escrita da língua deve solicitar ajuda para alguém do grupo responsável, por isso, a importância de identificá-los.
  • Pontue sempre as colaborações entre os alunos no campo Foi Agradável para incentivá-los a colaborar com o restante da turma.
  • Fique atento a pequenos avanços.
  • Tanto os conflitos quanto os pontos positivos são construídos no dia a dia com base nas diferentes situações apresentadas pelos alunos.
  • Questione sempre a importância de discutir grandes e pequenos conflitos para que nenhuma situação seja nomeada como “Normal”, por exemplo, o caderno perdido ou o uso coletivo dos livros.
  • Todas as situações devem ser discutidas até que seja totalmente resolvida ou esclarecida, por isso, o problema poderá compor a pauta inúmeras vezes.
  • Evite solucionar um problema mecanicamente. É característico desta faixa etária reclamações como: “Me xingaram, roubaram a minha borracha, não consigo me concentrar por causa do barulho”.
  • Leia a pauta com as crianças durante o mês que antecede a reunião para que elas já reflitam sobre possíveis soluções e não reescrevam situações já mencionadas.
  • No dia que antecede a Assembleia, o grupo responsável, com a mediação do professor, agrupa os assuntos de acordo com a complexidade e o tema para que a pauta não se torne exaustiva.Divida os assuntos em:

1. Situações que acontecem dentro da sala de aula: são os assuntos que estão relacionados ao coletivo, por exemplo, as carteiras estão riscadas, há muito barulho em determinados momentos que necessitam de concentração, alunos que precisam de ajuda em algumas atividades.

1.1 A sala de aula é o espaço em que os alunos permanecem mais tempo, por isso solicite que reflitam sobre a organização, a luminosidade, a disposição, barulhos, temperatura.

1.2 Pergunte sobre a organização do tempo: Quais os momentos na sala de aula em que há mais conflitos? Os alunos conseguem perceber os motivos que levam a estes problemas de convivência? Os pontos positivos acontecem em momentos específicos durante o dia ou estão presentes em momentos inesperados?

2. Situações que acontecem fora da sala de aula: São assuntos que estão relacionados ao coletivo, mas não ocorrem dentro da sala de aula, por exemplo, há muitas crianças furando fila, alguns trabalhos na parede foram danificados.

2.1Esclareça que a escola é um espaço de convivência, por isso todos precisam olhar com cuidado cada espaço: sala de aula, secretaria, diretoria, refeitório, jardim, quadra, espaço de leitura, sala de informática, sala de vídeo, pátio, parquinho.

2.2 Peça aos alunos que observem se os espaços que eles frequentam durante o dia estão limpos, são bem ou mal cuidados.

2.3 Questione se há espaços em que se concentram mais discussões, brigas, desrespeito, enquanto há outros onde as pessoas conversam
com mais respeito.

3. Situações que envolvam duas ou três crianças: são conflitos que estão relacionados diretamente às crianças: brigas, insultos, empurrões, autoritarismo.

3.1 Peça para os alunos refletirem: Quem eu respeito? Quem eu não respeito? Quem me respeita? Quem não me respeita? Com quem eu não gosto de conversar, sentar ao lado, fazer trabalho em grupo? Quem eu gosto de estar perto? Por quê? Há diferenças ou comportamento que me incomodam?

4. Outros assuntos: São questões que não se enquadram nas três situações descritas acimas.

4.1 Organizar uma atividade ou uma festa que necessite de apoio e colaboração de outras pessoas ou outras turmas é um exemplo de um assunto que pode constituir a pauta.

  • Decida com o grupo qual a ordem que os agrupamentos serão expostos na Assembleia.
  • Como a pauta será reorganizada por causa do agrupamento, um aluno reescreva os assuntos na ATA cujo modelo está anexado.
  • Estabeleça com o grupo as responsabilidades de cada integrante:

1.Leitores.

2.Relator da ATA.

3.Organizador da ordem das falas.

Orientações: Assembleia

Tempo sugerido: 15 minutos.

  • Nosso espaço, nossa cara, nossa voz:
  • O grupo responsável pela sessão organiza o espaço, preferencialmente, em círculo para que nenhum obstáculo dificulte o diálogo entre todos os participantes.
  • Peça aos alunos que criem um espaço prazeroso;
  • Diversifique o espaço: ultrapasse as paredes da sala de aula e realize as reuniões em diferentes lugares dentro da escola.

2. Nossas assinaturas, nossos compromissos:

  • Um aluno do grupo responsável relê os combinados discutidos na última sessão.
  • Não aceite as respostas dos alunos como SIM ou NÃO. Desenvolva a capacidade argumentativa por meio de perguntas em que as crianças precisam apresentar argumentos e razões que esclareçam o ponto de vista de cada um.
  • A cada combinado questione:
  • Todos os combinados foram cumpridos?
  • Por que conseguimos cumpri-los? O que nos ajudou a cumpri-los?
  • Por que não conseguimos cumpri-los? O que nos impediu de cumpri-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

3. Leitura da pauta

QUERO FALAR SOBRE:

  • Com base nos agrupamentos e na ordem estabelecida da pauta, peça para um aluno do grupo responsável lê-la.
  • Pergunte para a turma se as crianças que colocaram tais críticas gostariam de manifestar-se.
  • Aguarde as manifestações e amplie as discussões para o grupo.
  • Esclareça todas as dúvidas.
  • Anote no quadro ou em um quadro que seja visível a todos as sugestões, as regras, os combinados propostos por todos aqueles que estão presentes na reunião.
  • Os acordos tornam-se legítimos quando são aprovados pela maioria com base em uma votação em que se posicionam: A FAVOR, CONTRA OU ABSTENÇÃO.
  • As decisões são anotadas na ATA no Campo CONCLUSÕES por um aluno.
  • Solicite aos alunos que as intervenções sejam claras, adequadas e curtas. Para isso, pergunte: Como poderíamos resolver esta situação?
  • Peça aos alunos nomear os comportamentos que eles consideram inadequados, por exemplo, agressão verbal, agressão física, desrespeito com o trabalho do colega.
  • No terceiro agrupamento, situações que envolvam duas ou três crianças, questione os envolvidos:
  • O que aconteceu? Você consegue dar mais detalhes?
  • Como você está se sentindo agora?
  • Por que isso te deixou chateado?
  • Você tem alguma sugestão para resolver esta situação?
  • Depois que todos os envolvidos explicarem a situação apresentando o ponto de vista de cada um, amplie o debate para o grupo.
  • Evite que as discussões tornem-se acusações irrelevantes e intermináveis. Se necessário, proponha um acordo para que a discussão seja encerrada.
  • Algumas vezes, a situação descrita necessita de um diálogo somente com as pessoas envolvidas.
  • Solicite aos alunos que expressem de maneira respeitosa e não estimulem o preconceito, o ódio, a intolerância. Por isso, invista nas frases:
    “Coloque-se sempre no lugar do outro”; “Como eu posso melhorar a situação?”
  • Um aluno do grupo responsável por aquela sessão anotará os nomes das crianças que desejam falar respeitando a ordem de levantar a mão. Esta ordem deve ser registrada em um lugar visível a todos os participantes da Assembleia, por exemplo, o quadro.

GOSTEI DE:

  • Encerradas todas as discussões, peça a um aluno do grupo responsável que leia todas as felicitações descritas neste campo.
  • Crie um ambiente favorável ao respeitosa, à solidariedade, à paz.
  • Ressalte a importância de elogiar também pessoas que fizeram a diferença, mas não estão presentes na reunião, por exemplo, funcionários ou alunos de outras turmas.
  • Para parabenizar as diferentes ações que influenciam positivamente as relações interpessoais, peça ao grupo preparar uma singela lembrança a todos os alunos citados: um cartão, um abraço, um poema.
  • Não esqueça de entregar a lembrança para as pessoas citadas que não estão presentes na reunião.
  • Convide as diferentes pessoas que foram citadas para compartilhar desse momento agradável.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

4. Assinatura

  • Encerradas todas as discussões, o aluno relator, decidido na organização da reunião, finaliza rapidamente a ATA.
  • Com a mediação do professor, o aluno relator é responsável de registrar acordos, regras e combinados na Ata.
  • É importante que o aluno compreenda o seu papel de relator de uma Ata em que ele é responsável de registrar os combinados de maneira neutra, clara e sucinta.
  • O professor orienta o registro e estimula a capacidade de escrever com autonomia.
  • O aluno relator lê a Ata e solicita a assinatura das crianças efetivando o compromisso com o grupo.
  • Uma cópia da Ata é exposta no painel e um novo cartaz é confeccionado para a próxima sessão.

Sobre a ATA: A construção da Ata é a consolidação de todo o processo de participação coletiva, por isso, o registro e o arquivamento cronológico dela é

extremamente importante.

Em uma folha, estruture a Ata para que o grupo responsável pela sessão preencha alguns dados antes da reunião da Assembleia. O modelo abaixo é uma

sugestão disponível para a impressão:

  • Cabeçalho: Título: Assembleia. Acrescente um espaço para o nome da escola, a data, a sessão (primeira, segunda, terceira), os nomes dos integrantes do grupo responsável.
  • Gostei de: Um aluno é responsável em registrar as felicitações. No dia da Assembleia, este campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para outros elogios espontâneos.
  • Quero falar sobre: Um aluno é responsável em registrar a pauta de acordo com o agrupamento realizado. No dia da Assembleia, esse campo já deve estar preenchido, entretanto, deixe algumas linhas para os assuntos que possam ser sugeridos.
  • Conclusões: Um aluno é responsável em registrar as sugestões. Caso algum aluno tenha registrado antecipadamente na pauta alguma sugestão, ela só poderá constituir a Ata se for aprovada pelos alunos na Assembleia.
  • Assinaturas: Este campo é destinado a assinatura de todos os participantes da Assembleia.

5. Continuo atento: Momento em que os alunos do grupo responsável entregam o colete ou crachá para o novo grupo que assume as responsabilidades de organizar o próximo encontro.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Você fez a diferença

Orientações:

Enalteça os aspectos positivos.

Confeccione um cartaz ou um painel com os nomes de todos que foram citados positivamente e fizeram a diferença durante aquele mês.

Pequenos avanços precisam ser valorizados.

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

Autoavaliação

Orientações:

  • Crie momentos durante o mês para que os alunos repensem sobre os combinados.
  • Pergunte:

1.Vocês estão conseguindo cumprir os acordos? Por quê?

2. Quais situações precisam ser discutidas novamente?

  • Se necessário, faça uma miniassembleia, variação 3.
Slide Plano Aula

Este slide não deve ser exibido para os alunos, ele apenas apresenta uma nova possibilidade da dinâmica de sessão, para que você, professor, possa planejar-se por meio de outras opções.

MINIASSEMBLEIA

Orientações: Durante o mês, os alunos podem trazer assuntos que necessitam de discussões ou soluções urgentes, por isso, realize uma miniassembleia. É uma reunião durante o mês para discutir apenas aquele assunto de altíssima relevância, entretanto, uma ata deve ser elaborada pelo professor com a assinatura de todos os alunos presentes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Oralidade do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP19 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF12LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano