13974
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Biodiversidade

Plano de aula de Ciências com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o conceito de biodiversidade e relacionar a manutenção ou a perda da mesma com as ações humanas, em especial o desflorestamento.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Nery

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Data show ou estes slides impressos para auxiliá-lo na condução desta aula. Além do materia impresso disponível neste link . Providencie cópias para distribuir às equipes.

Material de apoio:

http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_8-bloco_1/uni_biodiversidade_ecologia/material_apoio/M8EBU1_biodiversidade.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes. Leia o título da aula. Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem esta palavra e em que eles pensam quando a escutam.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Se tiver usando data show, peça para os estudantes lerem este slide. Se não tiver data show, leia para eles a lista de espécies que vivem em árvores citadas na reportagem. Depois comente o quão interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma única árvore. Peça para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de espécies podem estar associadas a cada uma destas árvores. É um número fantástico de organismos interagindo.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e ouça o que os estudantes têm a dizer.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre este slide ou, na ausência de data show, imprima estes mapas com antecedência e distribua para as equipes.
  • Diga para as equipes fazerem a leitura e interpretação dos mapas, observando com atenção e relacionando os biomas no primeiro mapa à distribuição da biodiversidade no segundo mapa.
  • Distribua o material disponível para impressão no link , diga que eles tem a missão de criar legendas no mapa recebido a partir das informações contidas na tabela sobre os biomas, a fim de expressar a distribuição da biodiversidade no Brasil. Caso eles não saibam como fazer essa distribuição, mostre o exemplo disponível no link a seguir .

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com o mapa preenchido em mãos, os estudantes devem interpretar a distribuição da biodiversidade a partir das seguintes questões (eles devem discutir e responder em grupos):

  • Compare em termos numéricos de ecossistemas e espécies as regiões de maior e menor biodiversidade. Em seguida diga com suas palavras o que é biodiversidade.
  • Sabendo que uma única árvore pode manter uma grande variedade de vida, reflita sobre quais ações humanas podem causar a perda da biodiversidade e o que leva a tais ações.
  • Indique locais da nossa cidade que podem ser considerados de alta biodiversidade (do ponto de vista local).

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de mostrar este slide, repita a questão disparadora “o que é biodiversidade?” e ouça as respostas. Peça para todas as equipes se manifestarem de modo que uma resposta coletiva e completa seja construída. Após as reflexões proporcionadas pelas atividades do mão na massa, é provável que tenham uma ideia mais elaborada do conceito de biodiversidade.

Mostre o slide, leia o conceito de biodiversidade e comente a respeito do mapa global da biodiversidade. Chame a atenção dos estudantes para a maior concentração de biodiversidade nas regiões tropicais do globo.

Se não tiver data show, escreva o conceito construído coletivamente no quadro e destaque que biodiversidade se refere tanto a variedade de espécies, quanto a diversidade genética e relações ecológicas existentes em uma região.

Para acessar uma versao maior do mapa

Disponível em: <https://www.nees.uni-bonn.de/research-/systematics-evolution-ecology/biogeography-and-macroecology-biomaps/biomaps-pdf/worldmap-of-species-richness-of-vascular-plants-by-barthlott-et-al.-2005>. Acesso em 12 de Ago de 2018.

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para finalizar esta aula, peça que os estudantes façam uma lista da biodiversidade presente na área da escola, que tantas vezes passam despercebidas. Se preferir, peça que eles façam uma lista da biodiversidade presente em suas casas (cachorro, gato, insetos de jardins como formigas, mosquitos, aranhas, besouros, espécies vegetais, etc.) para depois compararem uns com os outros.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: Data show ou estes slides impressos para auxiliá-lo na condução desta aula. Além do materia impresso disponível neste link . Providencie cópias para distribuir às equipes.

Material de apoio:

http://nead.uesc.br/arquivos/Biologia/modulo_8-bloco_1/uni_biodiversidade_ecologia/material_apoio/M8EBU1_biodiversidade.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Divida a turma em equipes. Leia o título da aula. Faça perguntas a fim de saber os conhecimentos que os estudantes já trazem sobre o tema. Pergunte, por exemplo, se eles conhecem esta palavra e em que eles pensam quando a escutam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Se tiver usando data show, peça para os estudantes lerem este slide. Se não tiver data show, leia para eles a lista de espécies que vivem em árvores citadas na reportagem. Depois comente o quão interessante é o fato de tantas espécies habitarem uma única árvore. Peça para imaginarem o quanto de árvores existem e o quanto de espécies podem estar associadas a cada uma destas árvores. É um número fantástico de organismos interagindo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia a questão disparadora e ouça o que os estudantes têm a dizer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Mostre este slide ou, na ausência de data show, imprima estes mapas com antecedência e distribua para as equipes.
  • Diga para as equipes fazerem a leitura e interpretação dos mapas, observando com atenção e relacionando os biomas no primeiro mapa à distribuição da biodiversidade no segundo mapa.
  • Distribua o material disponível para impressão no link , diga que eles tem a missão de criar legendas no mapa recebido a partir das informações contidas na tabela sobre os biomas, a fim de expressar a distribuição da biodiversidade no Brasil. Caso eles não saibam como fazer essa distribuição, mostre o exemplo disponível no link a seguir .
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com o mapa preenchido em mãos, os estudantes devem interpretar a distribuição da biodiversidade a partir das seguintes questões (eles devem discutir e responder em grupos):

  • Compare em termos numéricos de ecossistemas e espécies as regiões de maior e menor biodiversidade. Em seguida diga com suas palavras o que é biodiversidade.
  • Sabendo que uma única árvore pode manter uma grande variedade de vida, reflita sobre quais ações humanas podem causar a perda da biodiversidade e o que leva a tais ações.
  • Indique locais da nossa cidade que podem ser considerados de alta biodiversidade (do ponto de vista local).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Antes de mostrar este slide, repita a questão disparadora “o que é biodiversidade?” e ouça as respostas. Peça para todas as equipes se manifestarem de modo que uma resposta coletiva e completa seja construída. Após as reflexões proporcionadas pelas atividades do mão na massa, é provável que tenham uma ideia mais elaborada do conceito de biodiversidade.

Mostre o slide, leia o conceito de biodiversidade e comente a respeito do mapa global da biodiversidade. Chame a atenção dos estudantes para a maior concentração de biodiversidade nas regiões tropicais do globo.

Se não tiver data show, escreva o conceito construído coletivamente no quadro e destaque que biodiversidade se refere tanto a variedade de espécies, quanto a diversidade genética e relações ecológicas existentes em uma região.

Para acessar uma versao maior do mapa

Disponível em: <https://www.nees.uni-bonn.de/research-/systematics-evolution-ecology/biogeography-and-macroecology-biomaps/biomaps-pdf/worldmap-of-species-richness-of-vascular-plants-by-barthlott-et-al.-2005>. Acesso em 12 de Ago de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para finalizar esta aula, peça que os estudantes façam uma lista da biodiversidade presente na área da escola, que tantas vezes passam despercebidas. Se preferir, peça que eles façam uma lista da biodiversidade presente em suas casas (cachorro, gato, insetos de jardins como formigas, mosquitos, aranhas, besouros, espécies vegetais, etc.) para depois compararem uns com os outros.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano