13972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Roda de notícias

Ano:4º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade:Quinzenal

Prática de linguagem priorizada:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade

Dinâmica:

1. Organização do espaço físico para o desenvolvimento da Roda de notícias.

2. Averiguação dos conhecimentos prévios sobre as notícias radiofônicas

3. Identificação, leitura e escuta das notícias.

4. Apresentação de notícias radiofônicas pela turma.

5. Exposição das impressões construídas na Roda de notícias.

Habilidade(s) da BNCC:EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP10, EF35LP15, EF35LP16, EF05LP20, EF04LP15, EF04LP17, EF04LP18

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

 

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

 

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

 

Dificuldades antecipadas:

  1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.
  2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.
  3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.



Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html . Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.


Código: LPO4_03ATP01

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF04LP15) Distinguir fatos de opiniões/sugestões em textos (informativos, jornalísticos, publicitários etc.).

(EF05LP20) Analisar a validade e força de argumentos em argumentações sobre produtos de mídia para público infantil (filmes, desenhos animados, HQs, games etc.), com base em conhecimentos sobre os mesmos.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

(EF04LP17) Produzir jornais radiofônicos ou televisivos e entrevistas veiculadas em rádio, TV e na internet, orientando-se por roteiro ou texto e demonstrando conhecimento dos gêneros jornal falado/televisivo e entrevista.

(EF04LP18) Analisar o padrão entonacional e a expressão facial e corporal de âncoras de jornais radiofônicos ou televisivos e de entrevistadores/entrevistados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas