13972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

Dificuldades antecipadas:

1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.

2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.

3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html . Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Professor, leve para sala imagens de rádios antigos/modernos, de locutores de rádio, de aparelhos que transmitem notícias por via sonora e solicite dos alunos notícias impressas para que façam transposição para a fala.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os objetos, os recortes de notícias, os jornais e tudo que for relacionado ao gênero Notícia.
  • Peça que façam a leitura individual das notícias escolhidas por eles, e logo após solicite que transponha para a fala a sua notícia para que todos do ambiente possa conhecer sobre o abordar a determinada notícia.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícia, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Perguntas disparadoras:
  • O que as imagens expostas na sala de aula representam para você?
  • As imagens de rádios antigos/atuais, de pessoas escutando rádio, as notícias impressas, entre outras. Elas possuem alguma relação entre si?

Orientações:

  • Professor, como sugestão, comece o diálogo por meio de perguntas disparadoras que vão ajudar na próxima etapa do nosso plano.
  • Qual a utilidade das rádios na nossa comunidade?
  • Você escuta rádio? Apresente para o grupo esta pergunta e aguarde que eles respondam, mesmo que brevemente.
  • As notícias estão presentes nas rádios? De qual forma?

2. Apresente uma notícia em áudio como modelo aos alunos e destaque que naquela aula vamos priorizar as notícias radiofônicas, o rádio.

  • Professor, peça que os alunos assistam e observem como as notícias eram anunciadas antigamente nas rádios e hoje como são realizadas neste mesmo suporte.
  • Para isso segue este link: https://www.youtube.com/watch?v=QY8rhUfiHIo. Acesso em: 11/11/2018.
  • Em seguida, escute as considerações deles sobre o vídeo.
  • Converse de deixe claro que este é apenas um dos meios de comunicação entre tantos outros existentes no nosso dia a dia para noticiar algo.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já escutaram várias notícias veiculadas nas rádios. Sendo assim, eles irão transpor uma notícia escrita para uma situação de rádio gravadas em Podcast.

Orientações:

  • Professor, divida a turma em equipes.
  • Cada equipe deverá receber uma notícia escrita.
  • Após a distribuição das notícias, as equipes deverão ler os textos, discutir, apontar as questões principais em grupo. Oriente os alunos a apontar qual o fato desencadeou a escrita da notícia. Identificar os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. É importante apontar também se apresentam-se, além de fatos, opiniões e/ou sugestões que possam interferir na neutralidade característica do gênero.
  • Em seguida, oriente-os a organizar um roteiro escrito com base nos itens acima mencionados. Este roteiro irá nortear a performance oral dos alunos.
  • Solicite que criem o nome do programa de rádio. Incentive-os a criar uma vinheta que marca a abertura e o encerramento da apresentação da notícia.
  • Com o apoio do aparelho celular e com o aplicativo “Podcast” (aplicativo que grava áudio), eles deverão oralizar o roteiro criado a partir da notícia para a gravação.
  • Por fim, cada equipe deverá socializar sua notícia e gravação com as demais equipes.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão convidar outros alunos, como participação especial, para noticiar informações, curiosidades e descobertas sobre a escola, sua comunidade, cidade, seu país ou sobre o mundo.

Crie um esquema apontando os elementos principais da notícia: o fato que a desencadeou, os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

Os convidados deverão apresentar as notícias, criando assim uma socialização e interação entre a turma.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, a sala toda deverá criar uma única rádio e apresentar todas as notícias radiofônicas construídas no decorrer da Roda de notícias. Realizando, assim, uma pauta de informações com os assuntos a ser abordados e disponibilizados na rádio da turma.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão expor suas gravações produzidas em sala para outros alunos, para os gestores, os pais, os amigos, entre outros. Deverão divulgá-las em outros espaços que não seja apenas o ambiente escolar. E na aula anterior cada aluno deverá socializar como foi a recepção dos seus ouvintes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

Dificuldades antecipadas:

1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.

2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.

3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html . Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Professor, leve para sala imagens de rádios antigos/modernos, de locutores de rádio, de aparelhos que transmitem notícias por via sonora e solicite dos alunos notícias impressas para que façam transposição para a fala.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os objetos, os recortes de notícias, os jornais e tudo que for relacionado ao gênero Notícia.
  • Peça que façam a leitura individual das notícias escolhidas por eles, e logo após solicite que transponha para a fala a sua notícia para que todos do ambiente possa conhecer sobre o abordar a determinada notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícia, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Perguntas disparadoras:
  • O que as imagens expostas na sala de aula representam para você?
  • As imagens de rádios antigos/atuais, de pessoas escutando rádio, as notícias impressas, entre outras. Elas possuem alguma relação entre si?

Orientações:

  • Professor, como sugestão, comece o diálogo por meio de perguntas disparadoras que vão ajudar na próxima etapa do nosso plano.
  • Qual a utilidade das rádios na nossa comunidade?
  • Você escuta rádio? Apresente para o grupo esta pergunta e aguarde que eles respondam, mesmo que brevemente.
  • As notícias estão presentes nas rádios? De qual forma?

2. Apresente uma notícia em áudio como modelo aos alunos e destaque que naquela aula vamos priorizar as notícias radiofônicas, o rádio.

  • Professor, peça que os alunos assistam e observem como as notícias eram anunciadas antigamente nas rádios e hoje como são realizadas neste mesmo suporte.
  • Para isso segue este link: https://www.youtube.com/watch?v=QY8rhUfiHIo. Acesso em: 11/11/2018.
  • Em seguida, escute as considerações deles sobre o vídeo.
  • Converse de deixe claro que este é apenas um dos meios de comunicação entre tantos outros existentes no nosso dia a dia para noticiar algo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já escutaram várias notícias veiculadas nas rádios. Sendo assim, eles irão transpor uma notícia escrita para uma situação de rádio gravadas em Podcast.

Orientações:

  • Professor, divida a turma em equipes.
  • Cada equipe deverá receber uma notícia escrita.
  • Após a distribuição das notícias, as equipes deverão ler os textos, discutir, apontar as questões principais em grupo. Oriente os alunos a apontar qual o fato desencadeou a escrita da notícia. Identificar os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. É importante apontar também se apresentam-se, além de fatos, opiniões e/ou sugestões que possam interferir na neutralidade característica do gênero.
  • Em seguida, oriente-os a organizar um roteiro escrito com base nos itens acima mencionados. Este roteiro irá nortear a performance oral dos alunos.
  • Solicite que criem o nome do programa de rádio. Incentive-os a criar uma vinheta que marca a abertura e o encerramento da apresentação da notícia.
  • Com o apoio do aparelho celular e com o aplicativo “Podcast” (aplicativo que grava áudio), eles deverão oralizar o roteiro criado a partir da notícia para a gravação.
  • Por fim, cada equipe deverá socializar sua notícia e gravação com as demais equipes.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão convidar outros alunos, como participação especial, para noticiar informações, curiosidades e descobertas sobre a escola, sua comunidade, cidade, seu país ou sobre o mundo.

Crie um esquema apontando os elementos principais da notícia: o fato que a desencadeou, os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

Os convidados deverão apresentar as notícias, criando assim uma socialização e interação entre a turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, a sala toda deverá criar uma única rádio e apresentar todas as notícias radiofônicas construídas no decorrer da Roda de notícias. Realizando, assim, uma pauta de informações com os assuntos a ser abordados e disponibilizados na rádio da turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão expor suas gravações produzidas em sala para outros alunos, para os gestores, os pais, os amigos, entre outros. Deverão divulgá-las em outros espaços que não seja apenas o ambiente escolar. E na aula anterior cada aluno deverá socializar como foi a recepção dos seus ouvintes.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP20 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano