Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Roda de notícias
Ano:4º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade:Quinzenal
Prática de linguagem priorizada:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade
Dinâmica:
1. Organização do espaço físico para o desenvolvimento da Roda de notícias.
2. Averiguação dos conhecimentos prévios sobre as notícias radiofônicas
3. Identificação, leitura e escuta das notícias.
4. Apresentação de notícias radiofônicas pela turma.
5. Exposição das impressões construídas na Roda de notícias.
Habilidade(s) da BNCC:EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF15LP10, EF35LP15, EF35LP16, EF05LP20, EF04LP15, EF04LP17, EF04LP18
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.
Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.
Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.
Dificuldades antecipadas:
- Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.
- Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.
- Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.
Referências sobre o assunto:
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.
https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.
www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.
http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html . Acesso em: 11/11/2018.
ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:
11/11/2018.
https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.