13972
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade

Plano 01 de 1 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Dinâmica da atividade 3. Variação da atividade Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

Dificuldades antecipadas:

1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.

2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.

3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html . Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Professor, leve para sala imagens de rádios antigos/modernos, de locutores de rádio, de aparelhos que transmitem notícias por via sonora e solicite dos alunos notícias impressas para que façam transposição para a fala.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os objetos, os recortes de notícias, os jornais e tudo que for relacionado ao gênero Notícia.
  • Peça que façam a leitura individual das notícias escolhidas por eles, e logo após solicite que transponha para a fala a sua notícia para que todos do ambiente possa conhecer sobre o abordar a determinada notícia.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícia, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Perguntas disparadoras:
  • O que as imagens expostas na sala de aula representam para você?
  • As imagens de rádios antigos/atuais, de pessoas escutando rádio, as notícias impressas, entre outras. Elas possuem alguma relação entre si?

Orientações:

  • Professor, como sugestão, comece o diálogo por meio de perguntas disparadoras que vão ajudar na próxima etapa do nosso plano.
  • Qual a utilidade das rádios na nossa comunidade?
  • Você escuta rádio? Apresente para o grupo esta pergunta e aguarde que eles respondam, mesmo que brevemente.
  • As notícias estão presentes nas rádios? De qual forma?

2. Apresente uma notícia em áudio como modelo aos alunos e destaque que naquela aula vamos priorizar as notícias radiofônicas, o rádio.

  • Professor, peça que os alunos assistam e observem como as notícias eram anunciadas antigamente nas rádios e hoje como são realizadas neste mesmo suporte.
  • Para isso segue este link: https://www.youtube.com/watch?v=QY8rhUfiHIo. Acesso em: 11/11/2018.
  • Em seguida, escute as considerações deles sobre o vídeo.
  • Converse de deixe claro que este é apenas um dos meios de comunicação entre tantos outros existentes no nosso dia a dia para noticiar algo.

Dinâmica da atividade select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já escutaram várias notícias veiculadas nas rádios. Sendo assim, eles irão transpor uma notícia escrita para uma situação de rádio gravadas em Podcast.

Orientações:

  • Professor, divida a turma em equipes.
  • Cada equipe deverá receber uma notícia escrita.
  • Após a distribuição das notícias, as equipes deverão ler os textos, discutir, apontar as questões principais em grupo. Oriente os alunos a apontar qual o fato desencadeou a escrita da notícia. Identificar os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. É importante apontar também se apresentam-se, além de fatos, opiniões e/ou sugestões que possam interferir na neutralidade característica do gênero.
  • Em seguida, oriente-os a organizar um roteiro escrito com base nos itens acima mencionados. Este roteiro irá nortear a performance oral dos alunos.
  • Solicite que criem o nome do programa de rádio. Incentive-os a criar uma vinheta que marca a abertura e o encerramento da apresentação da notícia.
  • Com o apoio do aparelho celular e com o aplicativo “Podcast” (aplicativo que grava áudio), eles deverão oralizar o roteiro criado a partir da notícia para a gravação.
  • Por fim, cada equipe deverá socializar sua notícia e gravação com as demais equipes.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão convidar outros alunos, como participação especial, para noticiar informações, curiosidades e descobertas sobre a escola, sua comunidade, cidade, seu país ou sobre o mundo.

Crie um esquema apontando os elementos principais da notícia: o fato que a desencadeou, os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

Os convidados deverão apresentar as notícias, criando assim uma socialização e interação entre a turma.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, a sala toda deverá criar uma única rádio e apresentar todas as notícias radiofônicas construídas no decorrer da Roda de notícias. Realizando, assim, uma pauta de informações com os assuntos a ser abordados e disponibilizados na rádio da turma.

Variação da atividade select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão expor suas gravações produzidas em sala para outros alunos, para os gestores, os pais, os amigos, entre outros. Deverão divulgá-las em outros espaços que não seja apenas o ambiente escolar. E na aula anterior cada aluno deverá socializar como foi a recepção dos seus ouvintes.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 4º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado nas notícias radiofônicas com o objetivo de conhecer e valorizar a notícia nos seus mais variados suportes.

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, revistas, jornais, celular, rádio, computador, caneta, papel e lápis.

Dificuldades antecipadas:

1. Distinguir os fatos e as opiniões apresentados na notícia de maneira crítica.

2. Produzir uma notícia considerando uma situação comunicativa.

3. Opinar e desenvolver um ponto de vista considerando a situação comunicativa.

Referências sobre o assunto:

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: definição e funcionalidades. In: DIONÍSIO, A.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (2004). Gêneros textuais e ensino. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/. Acesso em: 11/11/2018.

www.gazetadopovo.com.br/mundo/conteúdo. Acesso em: 11/11/2018.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf . Acesso em: 11/11/2018.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/648/criar-programas-de-radio-com-a-turma.html . Acesso em: 11/11/2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf . Acesso em:

11/11/2018.

https://novaescola.org.br/conteudo/3028/radio-e-escola-uma-sintonia-fina. Acesso em: 11/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Professor, leve para sala imagens de rádios antigos/modernos, de locutores de rádio, de aparelhos que transmitem notícias por via sonora e solicite dos alunos notícias impressas para que façam transposição para a fala.

Orientações:

  • Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
  • Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os objetos, os recortes de notícias, os jornais e tudo que for relacionado ao gênero Notícia.
  • Peça que façam a leitura individual das notícias escolhidas por eles, e logo após solicite que transponha para a fala a sua notícia para que todos do ambiente possa conhecer sobre o abordar a determinada notícia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Preparação:

Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícia, para a melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.

  • Perguntas disparadoras:
  • O que as imagens expostas na sala de aula representam para você?
  • As imagens de rádios antigos/atuais, de pessoas escutando rádio, as notícias impressas, entre outras. Elas possuem alguma relação entre si?

Orientações:

  • Professor, como sugestão, comece o diálogo por meio de perguntas disparadoras que vão ajudar na próxima etapa do nosso plano.
  • Qual a utilidade das rádios na nossa comunidade?
  • Você escuta rádio? Apresente para o grupo esta pergunta e aguarde que eles respondam, mesmo que brevemente.
  • As notícias estão presentes nas rádios? De qual forma?

2. Apresente uma notícia em áudio como modelo aos alunos e destaque que naquela aula vamos priorizar as notícias radiofônicas, o rádio.

  • Professor, peça que os alunos assistam e observem como as notícias eram anunciadas antigamente nas rádios e hoje como são realizadas neste mesmo suporte.
  • Para isso segue este link: https://www.youtube.com/watch?v=QY8rhUfiHIo. Acesso em: 11/11/2018.
  • Em seguida, escute as considerações deles sobre o vídeo.
  • Converse de deixe claro que este é apenas um dos meios de comunicação entre tantos outros existentes no nosso dia a dia para noticiar algo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Preparação:

Nesta etapa, os alunos já escutaram várias notícias veiculadas nas rádios. Sendo assim, eles irão transpor uma notícia escrita para uma situação de rádio gravadas em Podcast.

Orientações:

  • Professor, divida a turma em equipes.
  • Cada equipe deverá receber uma notícia escrita.
  • Após a distribuição das notícias, as equipes deverão ler os textos, discutir, apontar as questões principais em grupo. Oriente os alunos a apontar qual o fato desencadeou a escrita da notícia. Identificar os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado. É importante apontar também se apresentam-se, além de fatos, opiniões e/ou sugestões que possam interferir na neutralidade característica do gênero.
  • Em seguida, oriente-os a organizar um roteiro escrito com base nos itens acima mencionados. Este roteiro irá nortear a performance oral dos alunos.
  • Solicite que criem o nome do programa de rádio. Incentive-os a criar uma vinheta que marca a abertura e o encerramento da apresentação da notícia.
  • Com o apoio do aparelho celular e com o aplicativo “Podcast” (aplicativo que grava áudio), eles deverão oralizar o roteiro criado a partir da notícia para a gravação.
  • Por fim, cada equipe deverá socializar sua notícia e gravação com as demais equipes.

Slide Plano Aula

Orientações:

Nesta variação, os alunos deverão convidar outros alunos, como participação especial, para noticiar informações, curiosidades e descobertas sobre a escola, sua comunidade, cidade, seu país ou sobre o mundo.

Crie um esquema apontando os elementos principais da notícia: o fato que a desencadeou, os participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.

Os convidados deverão apresentar as notícias, criando assim uma socialização e interação entre a turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, a sala toda deverá criar uma única rádio e apresentar todas as notícias radiofônicas construídas no decorrer da Roda de notícias. Realizando, assim, uma pauta de informações com os assuntos a ser abordados e disponibilizados na rádio da turma.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta variação, os alunos deverão expor suas gravações produzidas em sala para outros alunos, para os gestores, os pais, os amigos, entre outros. Deverão divulgá-las em outros espaços que não seja apenas o ambiente escolar. E na aula anterior cada aluno deverá socializar como foi a recepção dos seus ouvintes.

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Como ler textos de divulgação científica?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do Ch e do X na escrita de Cecília Meireles

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo do Ch e X

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Encontre os erros em palavras com Ch/X

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Fonema /s/e seus grafemas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema /ž/ (som Gê)

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando as paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Acentuação das palavras paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando: pronomes no texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Organizando conceitos: pronomes

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de textos expositivos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Estratégias de leitura em ação

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Função dos poemas concretos e visuais.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão de poemas concretos e visuais.

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP15 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05LP20 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Argumentação na resenha crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Argumentação em textos de opinião

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Argumentação na resenha crítica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP10 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Oficina de escrita

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Assembleia

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Planejando uma exposição oral

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Falando sobre reclamações: cartas de reclamação televisionadas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando exposições orais

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Expondo oralmente relatos e protocolos científicos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP15 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Produção de resenha crítica escrita

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Produção textual

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP16 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas do leitor: Conhecendo a estrutura o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas de reclamação publicadas em jornais e sites especializados.

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Recompondo Carta de reclamação publicada em jornal com coesão e coerência

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que está faltando nessa carta?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas do leitor: elencando as características do gênero

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisar o título e a linha fina de textos jornalísticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Exercitar a forma de composição do título e da linha fina de textos jornalísticos.

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Elaborar o título e a linha fina de textos jornalísticos

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Introdução sobre a estrutura das notícias radiofônicas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Entrevistas jornalísticas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Elementos estruturais de notícias radiofônicas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A construção de um rádio jornal

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pesquisas em forma de notícias e reportagens

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Partes estruturantes de notícias e reportagens jornalísticas

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP17 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roteiros para telejornal

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Telejornais

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Telejornal da turma

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04LP18 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann