Número atômico Z e a tabela periódica
9º Ano
Objetivos de aprendizagem
Relacionar os diferentes elementos químicos com seu respectivo número de prótons (número atômico) e calcular a massa atômica a partir destas informações. Ilustrar como foi construída a tabela periódica através destes conceitos.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
Professor-autor: Willian Takemitsu Shigeyosi
Mentor: Denise Curi
Especialista: Leandro Holanda
Sobre esta aula: serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta pode ser considerada uma aula que dá continuidade a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado, para esta aula, que o aluno tenha noções básicas de modelos atômicos e estrutura dos átomos, abordados nos planos CIE9_03ME02 e CIE9_03ME03.
Nesta aula serão abordados assuntos relacionados ao modelo atômico de Rutherford-Bohr e à tabela periódica. Será proposto que o aluno desenvolva uma ilustração que faça alusão ao modelo atômico para relacionar com diferentes tipos de elementos químicos de uma tabela periódica. Para esta aula, é importante que o aluno já possua competências para analisar um modelo científico, assunto que foi tratado no plano CIE09_03ME01.
Código: CIE9_03M&E04
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
AULA 02
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes