Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos os textos apresentados nos Materiais do Plano, disponíveis aqui. Peça que se organizem em duplas e leiam com atenção os textos. Avise que enviará algumas questões por escrito.
Desenvolvimento
Compartilhe, por escrito, as orientações que você julgar necessárias e as seguintes perguntas em uma pasta criada para esta atividade no Google Drive:
1. Quem são os autores ou autoras dos textos?
2. Onde foram publicados os textos?
3. Quais textos apresentam informações relevantes? Quais não apresentam? Explique.
4. Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis? Por quê?
5. O local onde foram publicados é uma forma de identificar se são confiáveis ou não? Por quê?
Fechamento
Após as entregas, envie para as duplas comentários sobre suas produções e explicite o contexto original de onde foi retirado o texto de Maysa Nara Eisenbach, disponível aqui. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja com sua turma, podendo então retomar conceitos, enriquecer as aprendizagens e auxiliar nas dificuldades.
Convite às famílias
As famílias podem fazer uma atividade lúdica de identificação de “fake news”, que tem relação com este plano de aula, embora não estejamos aqui trabalhando com notícias, mas com informação. Há um jogo disponível online muito simples, em que a família lê a informação e todo o seu contexto, e deve dizer se acha que é falsa ou verdadeira. No final do PDF, estão as respostas com explicações e orientações detalhadas. Compartilhe com as famílias o Jogo das Fake News, disponível aqui, e incentive as que toparem o desafio a enviar fotos desse momento.
Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares
Código: LPO6_04SQA03
(EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder identificar erros/imprecisões conceituais, compreender e posicionar-se criticamente sobre os conteúdos e informações em questão.
AULA 11
AULA 13
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes