13970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Texto didático: selecionando informações confiáveis

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Texto didático: selecionando informações confiáveis

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maurício dos Santos Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos debatidos em aula; dicionários (impressos ou virtuais); computador e data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer a importância de paratextos (legendas e citações); e diferenciar informações principais de informações auxiliares.

Referências sobre o assunto:

LEIBRUDER, A. P. “O discurso de divulgação científica”. In: BRANDÃO, Helena N. (coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/419/502>. Acessos em 13 nov. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a pergunta do slide. Permita que os alunos e as alunas se manifestem livremente. O objetivo dessa pergunta é aproximar a turma do tema a ser debatido nesta aula, as condições contextuais e formais que garantem confiabilidade a textos didáticos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a imagem do slide junto com seu contexto de produção: um menino de 5 anos, morador de Bocaina (SP), entregou aos próprios pais um bilhete em que se fazia passar pela professora. O bilhete viralizou na internet, tornando-se um meme. Peça aos alunas e às alunas que observem atentamente a imagem.
  • Pergunte: “A mensagem contida no bilhete parece confiável? Por quê?”; “ Você acha que os objetivos do bilhete foram alcançados?”. Permita que a turma se manifestem livremente diante das perguntas. No quadro, tome notas das respostas apresentadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode encontrar a cópia para a impressão dos textos aqui. O texto de Maysa Nara Eisenbach (páginas 44 e 45), em sua versão original, pode ser acessado neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar o verbete acima neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar o texto acima neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar o texto acima neste link.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite aos grupos que apresentem suas hipóteses. Instigue a turma a apresentar justificativas voltadas à materialidade dos textos e a seus contextos de produção. Proponha perguntas que auxiliem nesse processo: “Onde foram publicados os textos?”; “O contexto de publicação e circulação de um texto tem relações com sua confiabilidade?”; “Quem são seus autores ou autoras?”; “Os textos apresentam informações relevantes?”; “Essas informações parecem comprováveis? Se sim, o que parece comprová-las ou reforçá-las?”.
  • Certifique-se de que os alunos e as alunas perceberam o quanto o grau de confiabilidade de textos didáticos está ligado ao contexto de produção (quem escreveu o texto, com que propósito, onde o texto foi publicado) e a um conjunto de traços composicionais (objetividade, presença ou não de referências, uso de termos técnicos e teorias reconhecidos por algum campo de estudo, uso da norma escrita padrão). O tempo sugerido para esta etapa no plano é de 15 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Retorne ao slide 3 deste plano.
  • Proponha a seguinte questão: “Ainda que não se trate de um texto didático, podemos usar os critérios aprendidos nesta aula para avaliar o bilhete do menino? Se sim, o que faz do bilhete, em termos técnicos, um exemplo de texto sem confiabilidade?”; “E no casos dos textos didáticos, o que os torna mais ou menos confiáveis?”. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas, a fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula.
  • Certifique-se de que a turma compreendeu a confiabilidade enquanto um critério associado tanto a elementos contextuais quando a traços estilísticos e composicionais.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos debatidos em aula; dicionários (impressos ou virtuais); computador e data show.

Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).

Dificuldades antecipadas: Reconhecer a importância de paratextos (legendas e citações); e diferenciar informações principais de informações auxiliares.

Referências sobre o assunto:

LEIBRUDER, A. P. “O discurso de divulgação científica”. In: BRANDÃO, Helena N. (coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/419/502>. Acessos em 13 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a pergunta do slide. Permita que os alunos e as alunas se manifestem livremente. O objetivo dessa pergunta é aproximar a turma do tema a ser debatido nesta aula, as condições contextuais e formais que garantem confiabilidade a textos didáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma a imagem do slide junto com seu contexto de produção: um menino de 5 anos, morador de Bocaina (SP), entregou aos próprios pais um bilhete em que se fazia passar pela professora. O bilhete viralizou na internet, tornando-se um meme. Peça aos alunas e às alunas que observem atentamente a imagem.
  • Pergunte: “A mensagem contida no bilhete parece confiável? Por quê?”; “ Você acha que os objetivos do bilhete foram alcançados?”. Permita que a turma se manifestem livremente diante das perguntas. No quadro, tome notas das respostas apresentadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode encontrar a cópia para a impressão dos textos aqui. O texto de Maysa Nara Eisenbach (páginas 44 e 45), em sua versão original, pode ser acessado neste link.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar o verbete acima neste link.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar o texto acima neste link.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
  • Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
  • Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
  • Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.

Materiais complementares: Você pode acessar o texto acima neste link.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite aos grupos que apresentem suas hipóteses. Instigue a turma a apresentar justificativas voltadas à materialidade dos textos e a seus contextos de produção. Proponha perguntas que auxiliem nesse processo: “Onde foram publicados os textos?”; “O contexto de publicação e circulação de um texto tem relações com sua confiabilidade?”; “Quem são seus autores ou autoras?”; “Os textos apresentam informações relevantes?”; “Essas informações parecem comprováveis? Se sim, o que parece comprová-las ou reforçá-las?”.
  • Certifique-se de que os alunos e as alunas perceberam o quanto o grau de confiabilidade de textos didáticos está ligado ao contexto de produção (quem escreveu o texto, com que propósito, onde o texto foi publicado) e a um conjunto de traços composicionais (objetividade, presença ou não de referências, uso de termos técnicos e teorias reconhecidos por algum campo de estudo, uso da norma escrita padrão). O tempo sugerido para esta etapa no plano é de 15 minutos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Retorne ao slide 3 deste plano.
  • Proponha a seguinte questão: “Ainda que não se trate de um texto didático, podemos usar os critérios aprendidos nesta aula para avaliar o bilhete do menino? Se sim, o que faz do bilhete, em termos técnicos, um exemplo de texto sem confiabilidade?”; “E no casos dos textos didáticos, o que os torna mais ou menos confiáveis?”. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas, a fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula.
  • Certifique-se de que a turma compreendeu a confiabilidade enquanto um critério associado tanto a elementos contextuais quando a traços estilísticos e composicionais.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano