Texto para impressão - Textos diversos
Plano de Aula
Plano de aula: Texto didático: selecionando informações confiáveis
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco nos gêneros texto didático e exposição oral e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópias dos textos debatidos em aula; dicionários (impressos ou virtuais); computador e data show.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Reconhecer a importância de paratextos (legendas e citações); e diferenciar informações principais de informações auxiliares.
Referências sobre o assunto:
LEIBRUDER, A. P. “O discurso de divulgação científica”. In: BRANDÃO, Helena N. (coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. Disponível em: <https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/419/502>. Acessos em 13 nov. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente à turma a pergunta do slide. Permita que os alunos e as alunas se manifestem livremente. O objetivo dessa pergunta é aproximar a turma do tema a ser debatido nesta aula, as condições contextuais e formais que garantem confiabilidade a textos didáticos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente à turma a imagem do slide junto com seu contexto de produção: um menino de 5 anos, morador de Bocaina (SP), entregou aos próprios pais um bilhete em que se fazia passar pela professora. O bilhete viralizou na internet, tornando-se um meme. Peça aos alunas e às alunas que observem atentamente a imagem.
- Pergunte: “A mensagem contida no bilhete parece confiável? Por quê?”; “ Você acha que os objetivos do bilhete foram alcançados?”. Permita que a turma se manifestem livremente diante das perguntas. No quadro, tome notas das respostas apresentadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Materiais complementares: Você pode encontrar a cópia para a impressão dos textos aqui. O texto de Maysa Nara Eisenbach (páginas 44 e 45), em sua versão original, pode ser acessado neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Materiais complementares: Você pode acessar o verbete acima neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Materiais complementares: Você pode acessar o texto acima neste link.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma os textos contidos neste e nos próximos slides. Para esta atividade, é importante que a turma já tenha recebido cópias impressas dos textos em momento anterior à aula, de modo a permitir a análise prévia do material. A projeção, nesse caso, tem por objetivo facilitar a análise conjunta de elementos presentes em cada texto. Junto à entrega prévia dos textos, solicite aos alunos e às alunas que se informem a respeito dos contextos de publicação de cada texto. Note que apenas um dos textos (“O artista caçador e o sentido mágico de sua arte”) foi retirado de um material didático. Os outros, ainda que apresentem traços de texto didático, circulam em meios destinados à informação, mas não propriamente ao ensino escolar. Perceber e utilizar essa informação é parte do desafio proposto nessa atividade. Tendo em vista a leitura prévia dos textos, não é preciso relê-los na íntegra em aula, mas tenha em mente a necessidade de retornar a eles a fim de facilitar a observação de aspectos debatidos pela turma.
- Pergunte: “O que acharam dos textos?”; “Do que eles tratam?”; “São bons exemplos de textos didáticos?”. Permita que a turma compartilhe livremente suas observações.
- Após a discussão inicial, divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias. Solicite aos grupos que respondam às seguintes questões: “Quais são as principais informações presentes em cada texto?”; “Você consegue apontá-las ou destacá-las?”; “Em termos de informação, há semelhanças ou diferenças importantes entre os textos? Se sim, quais?”; “Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis?”; O que nos permite atribuir confiabilidade ou não a cada um dos textos?”; “Você consegue apontar marcas nos textos que apontem à confiabilidade das informações ou à ausência dela?”.
- Se possível, permita que a turma acesse os textos em seus suportes originais, por meio de celulares ou computadores. O acesso a dicionários (virtuais ou impressos) também é recomendável. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 20 minutos.
Materiais complementares: Você pode acessar o texto acima neste link.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Solicite aos grupos que apresentem suas hipóteses. Instigue a turma a apresentar justificativas voltadas à materialidade dos textos e a seus contextos de produção. Proponha perguntas que auxiliem nesse processo: “Onde foram publicados os textos?”; “O contexto de publicação e circulação de um texto tem relações com sua confiabilidade?”; “Quem são seus autores ou autoras?”; “Os textos apresentam informações relevantes?”; “Essas informações parecem comprováveis? Se sim, o que parece comprová-las ou reforçá-las?”.
- Certifique-se de que os alunos e as alunas perceberam o quanto o grau de confiabilidade de textos didáticos está ligado ao contexto de produção (quem escreveu o texto, com que propósito, onde o texto foi publicado) e a um conjunto de traços composicionais (objetividade, presença ou não de referências, uso de termos técnicos e teorias reconhecidos por algum campo de estudo, uso da norma escrita padrão). O tempo sugerido para esta etapa no plano é de 15 minutos.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Retorne ao slide 3 deste plano.
- Proponha a seguinte questão: “Ainda que não se trate de um texto didático, podemos usar os critérios aprendidos nesta aula para avaliar o bilhete do menino? Se sim, o que faz do bilhete, em termos técnicos, um exemplo de texto sem confiabilidade?”; “E no casos dos textos didáticos, o que os torna mais ou menos confiáveis?”. Permita que a turma se manifeste livremente. No quadro, tome nota das respostas apresentadas, a fim de sistematizar o que foi desenvolvido ao longo da aula.
- Certifique-se de que a turma compreendeu a confiabilidade enquanto um critério associado tanto a elementos contextuais quando a traços estilísticos e composicionais.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos os textos apresentados nos Materiais do Plano, disponíveis aqui. Peça que se organizem em duplas e leiam com atenção os textos. Avise que enviará algumas questões por escrito.
Desenvolvimento
Compartilhe, por escrito, as orientações que você julgar necessárias e as seguintes perguntas em uma pasta criada para esta atividade no Google Drive:
1. Quem são os autores ou autoras dos textos?
2. Onde foram publicados os textos?
3. Quais textos apresentam informações relevantes? Quais não apresentam? Explique.
4. Do ponto de vista dos objetivos de um texto didático, quais textos parecem mais confiáveis? Por quê?
5. O local onde foram publicados é uma forma de identificar se são confiáveis ou não? Por quê?
Fechamento
Após as entregas, envie para as duplas comentários sobre suas produções e explicite o contexto original de onde foi retirado o texto de Maysa Nara Eisenbach, disponível aqui. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e interaja com sua turma, podendo então retomar conceitos, enriquecer as aprendizagens e auxiliar nas dificuldades.
Convite às famílias
As famílias podem fazer uma atividade lúdica de identificação de “fake news”, que tem relação com este plano de aula, embora não estejamos aqui trabalhando com notícias, mas com informação. Há um jogo disponível online muito simples, em que a família lê a informação e todo o seu contexto, e deve dizer se acha que é falsa ou verdadeira. No final do PDF, estão as respostas com explicações e orientações detalhadas. Compartilhe com as famílias o Jogo das Fake News, disponível aqui, e incentive as que toparem o desafio a enviar fotos desse momento.