Atividade para impressão - Texto Introdução
Plano de Aula
Plano de aula: Texto didático: leitura e escolha de vocabulário
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Texto didático e exposição oral
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero texto didático e exposição oral e no campo de atuação “práticas de estudo e pesquisa”. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópias do texto “A história entre a imaginação e a realidade”; dicionários impressos ou virtuais.
Informações sobre o gênero: Enquanto gênero discursivo do campo das práticas de estudo e pesquisa, entende-se por texto didático o gênero de base escrita que circula sobretudo no meio escolar, com autoria creditada a um ou mais professores e/ou especialistas reconhecidos, e que se destina a ensinar ao aprendiz um conteúdo/tema científico. Esse gênero concretiza-se em textos escritos com o formato impresso ou eletrônico, notadamente presentes em livro didático (também impresso ou eletrônico). No texto didático, tendem a predominar as passagens / sequências expositivas, mas sempre contendo estratégias de organização das informações visando a facilitar a aprendizagem do aluno (uso de contextualizações vivenciais, exemplificações, citações científicas, boxes, QR Codes, etc.).
Dificuldades antecipadas: Escolher vocabulário adequado ao contexto de produção do texto analisado (livro de história voltado a alunos de 6º ano).
Referências sobre o assunto:
FONTANA, N. M. O texto didático nas licenciaturas: otimizando o discurso do professor (UCS). Disponível em: <http://www.filologia.org.br/ileel/artigos/artigo_299.pdf>. Acesso em: 3 out. 2018.
LONGO, H. I. O texto didático questionador. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/20/st/s/s036.PDF>. Acesso em: 3 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Inicie a aula propondo à turma a pergunta do slide. Espera-se que, por conta da palavra “inextricável”, a turma tenha dificuldades em formular respostas. Instigue os alunos e as alunas a pensar sobre a palavra em questão com as perguntas: “Alguém na turma já escutou ou leu essa palavra?”; “Ela parece adequada ao contexto da pergunta, isto é, deixa claro a informação que se espera obter?”; “Podemos imaginar significados para essa palavra a partir das outras palavras que compõem a pergunta?”
- Permita que a turma se manifeste livremente diante dessas provocações. Em seguida, explique que “inextricável”, nesse contexto, pode significar “algo difícil de compreender”. O objetivo dessa breve atividade é instigar os alunas e as alunas a explorarem o tema de discussão desta aula, a escolha vocabular em textos didáticos.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente à turma o texto do slide, “A história entre a imaginação e a realidade”. É recomendável que cada aluno e aluna receba cópias impressas do texto, de modo a permitir o contato individualizado com o material. Deixe claro que o texto integra a página 13 de um livro didático História.doc (VAINFAS, Ronaldo… [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2016), voltado para o 6º ano. Note que, no material em questão, houve uma série de alterações: a imagem, a legenda, um box de texto e duas definições de palavras foram suprimidos, de modo a manter apenas o texto principal da página. Além disso, certas palavras foram modificadas por sinônimos diversos, a fim de dificultar a leitura do texto. As palavras foram destacadas e numeradas para facilitar a observação da turma.
- Solicite a leitura silenciosa do texto, a fim de permitir o estranhamento individualizado frente ao material.
- Em seguida, pergunte à turma: “O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?”; “É fácil determinar o assunto do texto?”; “Se não, por que isso ocorre?”. Espera-se que compreendam o fato de que a dificuldade de leitura está diretamente ligada às escolhas vocabulares inadequadas ao público leitor (alunos e alunas de 6º ano) e aos objetivos do gênero didático (ensinar e informar).
- Lembre-se de que o foco desta atividade é refletir a respeito das relações entre a leitura e a escolha de vocabulário em textos didáticos. Por isso, caso necessário, esclareça as dúvidas da turma em relação a informações de outra ordem que não a vocabular, como, por exemplo, o que aconteceu na Guerra de Troia ou quem é Cinderela.
Materiais complementares: A versão do texto com alterações pode ser encontrada aqui.
Introdução
Orientações:
- Apresente à turma o texto do slide, “A história entre a imaginação e a realidade”. É recomendável que cada aluno e aluna receba cópias impressas do texto, de modo a permitir o contato individualizado com o material. Deixe claro que o texto integra a página 13 de um livro didático História.doc (VAINFAS, Ronaldo… [et. al.]. São Paulo: Saraiva, 2016), voltado para o 6º ano. Note que, no material em questão, houve uma série de alterações: a imagem, a legenda, um box de texto e duas definições de palavras foram suprimidos, de modo a manter apenas o texto principal da página. Além disso, certas palavras foram modificadas por sinônimos diversos, a fim de dificultar a leitura do texto. As palavras foram destacadas e numeradas para facilitar a observação da turma.
- Solicite a leitura silenciosa do texto, a fim de permitir o estranhamento individualizado frente ao material.
- Em seguida, pergunte à turma: “O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?”; “É fácil determinar o assunto do texto?”; “Se não, por que isso ocorre?”. Espera-se que compreendam o fato de que a dificuldade de leitura está diretamente ligada às escolhas vocabulares inadequadas ao público leitor (alunos e alunas de 6º ano) e aos objetivos do gênero didático (ensinar e informar).
- Lembre-se de que o foco desta atividade é refletir a respeito das relações entre a leitura e a escolha de vocabulário em textos didáticos. Por isso, caso necessário, esclareça as dúvidas da turma em relação a informações de outra ordem que não a vocabular, como, por exemplo, o que aconteceu na Guerra de Troia ou quem é Cinderela.
Materiais complementares: A versão do texto com alterações pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Divida a turma em pequenos grupos, a fim de incentivar a troca de ideias entre os estudantes durante a atividade a seguir. Certifique-se de que cada grupo possua ao menos um dicionário, seja ele impresso ou digital.
- Peça à turma que pesquise nos dicionários os termos destacados que julgarem inadequados ao texto didático lido. Enfatize as condições de produção do gênero: trata-se de um texto voltado a crianças interessadas em conhecimentos sobre história.
- Em seguida, solicite aos alunos e alunas que proponham sinônimos para as palavras que, na opinião de cada grupo, mais dificultaram a leitura e a compreensão do texto. Deixe clara a possibilidade de manter palavras tal como estão. Enfatize também a necessidade de justificar o uso dos sinônimos: “Por que as palavras escolhidas facilitam a leitura e a compreensão do texto?”. O tempo sugerido para esta etapa do plano é de 12 minutos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente suas soluções. Incentive os alunos e as alunas a compartilhar as justificativas para cada troca de palavras. Instigue a turma a voltar ao texto diante das justificativas apresentadas, de modo a testar a adequação ou não das propostas.
- Após as exposições, pergunte à turma: “Ficou mais fácil dizer do que trata o texto?”; “As informações estão mais claras? Se sim, o que tornou a leitura mais fácil?”. Espera-se que a turma se atente para o fato de que a alteração vocabular aproximou o textos aos leitores e leitoras, tornando mais fácil sua compreensão. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 12 minutos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações:
- Apresente à turma a versão original do texto.
- Instigue os alunos e as alunas a compararem suas próprias soluções com aquelas propostas pelos autores do texto.
- Pergunte à turma: “A escolha de palavras da versão original cumpre o que se espera de um texto didático, isto é, comunica conteúdos de história ao público infantil?”.
- Após escutar as respostas, projete a página na qual o texto foi originalmente publicado.
- Pergunte: “Na sua opinião, os termos destacados e definidos pelos autores (“fantasioso”, “lenda” e “mito”) auxiliam na leitura do texto?”; “Alguma outra palavra mereceria definição? Qual?”. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 8 minutos
Materiais complementares: O texto sem alterações pode ser encontrado aqui. Já a página original do livro pode ser encontrada aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente à turma a versão original do texto.
- Instigue os alunos e as alunas a compararem suas próprias soluções com aquelas propostas pelos autores do texto.
- Pergunte à turma: “A escolha de palavras da versão original cumpre o que se espera de um texto didático, isto é, comunica conteúdos de história ao público infantil?”.
- Após escutar as respostas, projete a página na qual o texto foi originalmente publicado.
- Pergunte: “Na sua opinião, os termos destacados e definidos pelos autores (“fantasioso”, “lenda” e “mito”) auxiliam na leitura do texto?”; “Alguma outra palavra mereceria definição? Qual?”. O tempo sugerido para esta etapa da aula é de 8 minutos
Materiais complementares: O texto sem alterações pode ser encontrado aqui. Já a página original do livro pode ser encontrada aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Proponha à turma as perguntas do slide. A fim de auxiliar os alunos e as alunas no processo de sistematização, tome notas das respostas apresentadas no quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos o texto alterado, disponível aqui, apresentado nos Materiais do Plano de Aula. Envie um áudio dizendo para os alunos lerem e responderem às seguintes questões: 1. O material apresenta um bom exemplo de texto didático, isto é, ensina e informa sobre algum tópico de história?; 2. É fácil determinar o assunto do texto?; 3. Se não, por que isso ocorre? Estabeleça um prazo e avise que devem compartilhar suas respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade (ou por outro canal acessível para vocês).
Desenvolvimento
Após os alunos enviarem as respostas às primeiras questões, leia-as e escreva um feedback para cada um (aproveite as Orientações do Plano). Envie um novo áudio pedindo aos alunos que pesquisem no dicionário os termos destacados que julgarem inadequados ao texto didático lido e proponham sinônimos para eles, buscando tornar o texto compreensível. Enfatize as condições de produção do gênero: trata-se de um texto voltado para alunos e alunas de 6º ano. Sugira o uso do Dicionário Aulete Online, disponível aqui. Diga o prazo para entrega e que devem compartilhar essa atividade na mesma pasta do Google Drive.
Fechamento
Encerrado o prazo, leia as respostas dos alunos e deixe comentários no Doc de cada um. Envie para a mesma pasta no Drive o texto didático original, disponível nos Materiais do Plano, para conhecerem e compararem com suas produções.
Envie um áudio encerrando esta aula, retomando conceitos e aprendizagens e enfatizando que a escolha de vocabulário em um texto de livro didático é fundamental para que o texto cumpra seu objetivo, que é comunicar informações. Caso haja possibilidade, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula utilizando o passo a passo do Fechamento do Plano.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar na busca das palavras (em destaque no texto) no dicionário e a encontrar palavras sinônimas adequadas para substituí-las.