Atividade para impressão - Marcadores
Plano de Aula
Plano de aula: Utilizando os marcadores de explicação e exemplificação
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Definição e exemplificação (marcadores de exemplificação)
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é exercitar o uso de marcadores de exemplificação e explicação, empregando-os em frases lacunadas, por meio de uma atividade lúdica.
Materiais necessários: Cópia impressa dos marcadores a serem trabalhados, frases lacunadas impressas e 4 ou 5 cores de bexigas suficientes para o número de alunos que você tiver.
Dificuldades antecipadas: Talvez os discentes utilizem de modo incorreto os marcadores de exemplificação e explicação.
Referências sobre o assunto:
KOCH, Ingedore G. Villaça; TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
Articuladores textuais: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/articuladores-textuais
Gramática sem decoreba: https://novaescola.org.br/conteudo/2590/gramatica-sem-decoreba
Lista de marcadores discursivos : http://www.nilc.icmc.usp.br/scipo/consulta_marcadores_popup.php?componente=resumo#2
https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1091
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula aos alunos e verifique se, em algum momento, já tiveram contato com marcadores textuais.
Atenção, professor: Se sentir necessidade, retome com os discentes que os marcadores textuais são palavras que estabelecem conexões entre os enunciados de um período composto; ou seja, unem ideias de duas frases.
Alguns marcadores textuais são utilizados para elucidar, explicar o que uma pessoa diz a outra (marcadores de explicação). Por exemplo: “A maioria dos brasileiros está endividada, ou seja, gasta mais do que ganha.”
Outros marcadores servem para dar exemplo quando alguém não entende o que seu interlocutor quer dizer (marcadores de exemplificação). Por exemplo: “Se quiser melhorar seu rendimento em matemática, refaça, por exemplo, os exercícios da apostila.”
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
Atenção, professor: Esta atividade foi elaborada com a intenção de promover atividades lúdicas e competições, utilizando bexigas. Porém, vale ressaltar que estas não são imprescindíveis. Se você considerar que, ao estourá-las, pode atrapalhar a disciplina do grupo ou a rotina escolar, poderá executar esta mesma atividade distribuindo a cada discente uma cópia impressa das frases lacunadas e outra cópia impressa dos marcadores (ambos disponíveis em materiais complementares). O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos encontrem um marcador que preencha adequadamente a lacuna da frase em questão. Poderá ser realizada de modo individual ou em grupo; o importante é que se respeite o interesse da sala e verifique que tipo de atividade surtirá melhores resultados.
Atenção, professor: As orientações presentes neste plano partem da premissa de que houve interesse da sua parte em desenvolver o trabalho com as bexigas.
Como no slide anterior já foram retomados os conhecimentos dos alunos sobre os marcadores, prossiga a aula distribuindo a cada aluno uma determinada cor de bexiga. Você pode distribuir as cores por fileira, ordem numérica, pode deixar que os alunos escolham a cor que mais lhes agrada ou pode distribuir as bexigas aleatoriamente.
- Solicite que se organizem em grupo, respeitando a cor da bexiga recebida.
- Peça que façam uma fila, que encham suas bexigas e deem em nó. Vale ressaltar que no momento em que você entregar a bexiga aos estudantes, dentro de cada uma dela, já deverá haver um marcador, colocado antes do início da atividade. Reforce ao grupo que não é para tirar o “papelzinho” que está no interior da bexiga.
- Este “papelzinho” deverá ser colado nas frases lacunadas que já deverão estar expostas no quadro. Estas mesmas frases poderão ser impressas em papel sulfite ou transcritas em cartolina e depois recortadas. Não se esqueça de verificar se a fonte ou tamanho das letras utilizadas nas frases do quadro são grandes o suficiente para que sejam vistas facilmente de qualquer ponto da sala.
Atenção, professor: Para a execução desta atividade, é necessário que você não se esqueça de selecionar previamente as frases lacunadas e marcadores de explicação e exemplificação.
Materiais Complementares:
Frases lacunadas
marcadores de explicação e exemplificação.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
- Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
- Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
- Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.
Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele em que todos os alunos sentaram-se primeiro.
Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).
Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”
Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.
- projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
- impressa (veja frases para impressão)
Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito são os marcadores, que deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.
É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Este plano terá como foco os elefantes.
a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.
b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.
c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.
d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.
e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.
f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.
g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.
h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.
i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.
j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.
Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)
Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.
Materiais Complementares:
1 - Frases disponíveis para impressão.
2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.
3 - Marcadores disponíveis para impressão.
Desenvolvimento
Orientações:
- Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
- Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
- Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
- Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.
Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele em que todos os alunos sentaram-se primeiro.
Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).
Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”
Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.
- projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
- impressa (veja frases para impressão)
Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito são os marcadores, que deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.
É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Este plano terá como foco os elefantes.
a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.
b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.
c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.
d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.
e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.
f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.
g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.
h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.
i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.
j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.
Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)
Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.
Materiais Complementares:
1 - Frases disponíveis para impressão.
2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.
3 - Marcadores disponíveis para impressão.
Você poderá apresentar as frases lacunadas por meio de slides (5 e 6), colá-las no quadro ou poderá imprimi-las. Acesse aqui o arquivo.
Desenvolvimento
Orientações:
- Reforce a ideia de que não é para tirar o papelzinho que está no interior da bexiga. Os alunos poderão pegá-lo quando a estourarem.
- Chame um dos alunos que está segurando uma bexiga de determinada cor (por exemplo: amarela) e peça que, de frente para os colegas, estoure a bexiga.
- Peça que leia o marcador encontrado e que escolha, entre as várias frases coladas no quadro, uma em que poderia encaixar seu marcador, tornando a frase coerente.
- Prossiga da mesma maneira com o primeiro aluno que está segurando uma bexiga de outra cor (por exemplo: vermelha) e assim sucessivamente até que todos os alunos tenham participado.
Atenção, professor: Se desejar, poderá realizar esta atividade em forma de competição. Um aluno de cada grupo preenche a lacuna de uma frase e se acertar, pode se sentar. Caso não acerte, receberá uma nova chance no final da fila, utilizando o mesmo marcador. O grupo vencedor será aquele que todos alunos sentaram-se primeiro.
Em caso de acerto, o aluno deverá colar seu marcador na frase do quadro. Pode ser que em uma mesma frase caiba mais de um marcador. É interessante que o discente perceba que uma mesma frase pode admitir diferentes marcadores ou vice-versa (que um mesmo marcador pode “se encaixar” em diferentes frases).
Se o aluno não utilizar adequadamente o marcador em questão, é importante que não se fale em “erro” a fim de não desmotivá-lo ou até mesmo expô-lo frente aos colegas. Sugira algo como: “tenho certeza de que você consegue encontrar uma frase melhor onde caiba seu marcador. Vamos refletir mais um pouco e tentar novamente?”
Se preferir não colar as frases no quadro, esta mesma atividade também poderá ser executada de outras 2 maneiras. Selecione aquela que atenda melhor às suas necessidades.
- projetada pelo data-show (veja slide 5 e 6) ou
- impressa (veja frases para impressão)
Seguem algumas sugestões de frases. As partes em negrito estão lacunadas nos 2 próximos slides e as palavras em negrito deverão estar dentro das bexigas. Se desejar e houver tempo, poderá socializar a ideia principal de algumas ou até mesmo de cada uma delas.
É interessante contextualizar as frases a fim de que o aluno possa aprender algo novo sobre determinado assunto. Selecione um tema curioso, que seja de interesse do grupo e elabore as frases a partir dele. Esta sugestão terá como foco os elefantes.
a) Alguns animais são muito sociáveis. Os elefantes, por exemplo, ficam deprimidos se não se relacionam com outros elefantes.
b) Os elefantes comem sem parar. Por isso são tão grandes.
c) Os elefantes se sentem seguros na selva. Isso quer dizer que não temem nada nem ninguém.
d) O elefante africano é o maior animal terrestre, ou seja, um macho pode chegar a pesar entre 5 e 6 mil quilos.
e) As presas dos elefantes crescem durante toda a vida do animal. Por isso são maiores nos mais velhos.
f) A tromba de uma elefante serve para cheirar, comer, banhar-se, etc. Em outras palavras, sem ela é impossível que consiga sobreviver.
g) O elefante, tal como o homem, é um mamífero.
h) Os membros do rebanho sempre obedecem a uma fêmea adulta, quer dizer, a matriarca lidera a manada.
i) Os elefantes possuem excelente memória. Por exemplo, após 1 ano conseguem lembrar mais de 70% do que aprenderam.
j) Mamutes e mastodontes, como revelado por estudos, eram parentes dos elefantes.
Atenção, professor: Segue o link de onde foram retiradas as informações sobre o animal em questão: https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/elefante-africano (acessado em 18/08/18)
Caso considere o número de frases insuficientes, poderá elaborar mais algumas.
Materiais Complementares:
1 - Frases disponíveis para impressão.
2 - Sugestões de resolução destas mesmas frases.
3 - Marcadores disponíveis para impressão.
Atenção, professor: Você poderá apresentar as frases lacunadas por meio de slides (5 e 6), colá-las no quadro ou poderá imprimi-las. Acesse aqui o arquivo
Desenvolvimento
Orientações:
Atenção, professor: Dependendo da quantidade de alunos que houver na classe, talvez o tempo estimado para a brincadeira das bexigas com a leitura do texto “15 curiosidades sobre o lixo” (disponível em https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm) seja insuficiente. Caso este seja seu caso, vá direto para o fechamento da aula ou utilize a próxima atividade como material complementar, como tarefa a ser realizada em casa ou em outra ocasião que considere oportuna.
1) Reforce a utilização dos marcadores projetando o texto “15 curiosidades sobre o lixo” .
2) Solicite que os alunos façam a leitura e verifiquem possíveis marcadores presentes.
3) À medida que forem apontando os marcadores, registre-os no quadro e solicite que os discentes copiem-nos no caderno.
4) A fim de reforçar as funções dos marcadores e os efeitos de sentido garantidos à frase, faça perguntas do tipo:
- Existe diferença de sentido entre as expressões “Isso significa que” (item 1) e “ou seja” (item 4)?
- Poderíamos utilizar algum outro marcador que expressasse a mesma função dentro dessas frases?
- No trecho “como é caso dos smartphones e tevês descartados anualmente”, a expressão “como é o caso dos” pode ser considerada um marcador? Por quê?
Atenção, professor: Seguem possíveis respostas às questões do item número 4:
- No item 1, a expressão “isso significa que” pode ser substituída pela expressão “ou seja”, sem que isso acarrete alteração de sentido à frase. Portanto, pode-se dizer que ambas expressões podem ser consideradas um marcador de explicação e que não há diferença de sentido entre elas.
- Sim. Outras possibilidades seriam os marcadores “em outras palavras”, “quer dizer”.
- Sim. Trata-se de um marcador de exemplificação, uma vez que utiliza tais aparelhos eletrônicos como exemplos.
Materiais complementares:
15 curiosidades sobre o lixo Disponível em https://escolakids.uol.com.br/15-curiosidades-sobre-lixo.htm Acesso em 27 de novembro de 2018
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
1) Socialize com o grupo o que aprenderam sobre os marcadores. Observe se os alunos absorveram corretamente os conteúdos trabalhados. Verifique se todos concordam com a explicação dos colegas. É imprescindível que cheguem à conclusão de que os marcadores funcionam como organizadores textuais e reforçam a ideia que o autor do texto quis introduzir. Retome que cada marcador carrega consigo um determinado sentido (explicação ou exemplificação). Programe seu tempo para que todos que desejarem possam se manifestar.
2) Assim que terminarem o registro no caderno (solicitado no slide 7), transcreva os marcadores anotados no quadro para uma cartolina, a qual deverá ficar exposta na sala para futuras consultas e produções textuais.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos um áudio pedindo que leiam o texto Elefante Africano. Diga que a atividade que irá encaminhar teve como base as informações que estão nesse texto. Finalize seu áudio dizendo que irá enviar uma atividade, com orientações por escrito, que deverá ser feita individualmente.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma o jogo online disponível aqui. Oriente-os que, nesse jogo, exercitarão o uso de marcadores de explicação e exemplificação, e podem jogar quantas vezes quiserem, até acertar todas as frases. Envie também as frases lacunadas, disponíveis aqui, para que completem à medida que forem acertando as frases no jogo. Solicite aos alunos que anotem as dúvidas e as dificuldades que tiveram durante o jogo, e depois compartilhe-as com a turma em um Google Doc na pasta do Google Drive específica para esta atividade. Estabeleça um prazo de entrega.
Fechamento
Depois de ler todas as dúvidas e anotações de seus alunos sobre a atividade do jogo online, faça uma compilação e responda-os, apoiando-se nas Orientações do Plano sobre os marcadores e suas possibilidades de uso. Envie a compilação por áudio ou por escrito para a turma. Caso seja possível, realize uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e dar esse feedback, aproveitando para solucionar possíveis dúvidas dos alunos e dar mais exemplos de uso dos marcadores.
Convite às famílias
Convide as famílias a jogar o mesmo jogo disponibilizado. Quem topar o desafio pode enviar fotos desse momento em família.