13966
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os termos da oração

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Os termos da oração

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: computador e datashow para exibição do texto e das atividades. É possível que os alunos façam as atividades em duplas, portanto, caso não tenha o datashow, os slides poderão ser impressos.

Dificuldades antecipadas: é preciso que o conceito de verbo esteja bem construído pelos alunos, que deverão ser capazes de identificar essa classe gramatical, para reconhecer a diferença entre as frases nominais e as orações, as quais servirão como objeto de análise nesta aula.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula, retomando o conceito de oração: uma frase construída a partir de um verbo.
  • Diga aos alunos que eles vão aprender sobre os outros elementos da oração que se associam ao verbo para a construção dos sentidos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles leiam as frases entre aspas. Elas fazem parte do texto que virá a seguir. A atividade pretende recuperar os conhecimentos dos alunos sobre os conceitos de frase nominal e de oração, para que eles possam identificar o verbo e outros elementos constituintes.
  • Pergunte aos alunos sobre os sentidos dessas frases, isoladas de um texto. A partir das respostas dadas, recupere a importância do contexto para a compreensão do que está dito. Além disso, é importante recuperar também o conceito de verbo como núcleo da oração.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o trecho da crônica “O melhor amigo”, de Fernando Sabino, com algumas palavras suprimidas (o sujeito e o objeto das orações foram substituídos por espaços vazios).
  • Oriente a leitura compartilhada do trecho e questione os alunos sobre a possibilidade de compreensão dos sentidos, mesmo com a ausência de algumas palavras.
  • Proponha um desafio inicial, levando-os a completar a primeira frase do texto “A _____ estava na sala, costurando.” É importante que eles percebam que há elementos na frase que auxiliam na reconstrução dos sentidos, como o artigo “a”, o verbo “costurando”, o ambiente “sala”. Anote no quadro algumas sugestões dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o mesmo trecho novamente com a proposta de que os alunos completem os espaços vazios com palavras que construam sentidos.
  • Dê como opção uma lista de palavras, a fim de facilitar a escolha dos alunos e de promover um exercício de inferência e de associação de ideias. A lista está nos Materiais Complementares.
  • Recomponha o trecho a partir das escolhas dos alunos (atividade coletiva).
  • Pergunte a eles sobre a importância dessas palavras no texto e sobre as estratégias que eles usaram para escolhê-las na lista. Aqui deve ser analisado o que foi mais relevante: concordância, coerência, tipo de informação, contexto etc.

Materiais complementares: lista de palavras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reproduza os dois trechos da crônica e desenvolva uma atividade de identificação dos termos da oração que estão vinculados aos verbos. Esses termos, sujeito e objeto, não precisam ser nomeados, mas é importante que os alunos reconheçam a relação de dependência existente entre eles para a construção dos sentidos.
  • Construa perguntas direcionadoras, por exemplo: “Quem fez?” e “O que foi feito?”, como as que aparecem no slide.
  • Apresente o segundo trecho e oriente a construção das duas respostas que levarão os alunos a identificar o sujeito de cada oração. Nesse caso, o sujeito será reconhecido por meio do texto, já que não está explícito na frase. Dessa forma, é importante que os alunos sejam orientados a buscar soluções para o desafio, a fim de que não fiquem presos ao exercício apenas e possam retomar a leitura do texto, caso seja necessário.
  • Peça que reflitam sobre como foi possível encontrar as respostas da atividade 2. É importante que eles percebam que os termos não precisam ser repetidos no texto se já tiverem sido citados, a fim de evitar um uso desnecessário. Essa recuperação só é possível quando sabemos de quem se fala, ou seja, quando identificamos o sujeito que se relaciona com o verbo, por meio da leitura de todo o texto.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente o primeiro trecho da atividade do slide anterior, agora com os verbos suprimidos, e pergunte aos alunos se os sentidos ainda existem.
  • Aproveite as respostas dos alunos para mostrar a eles quanto o verbo pode ser importante para a construção dos sentidos e para a organização de todo o texto. É importante que eles percebam que os outros elementos da oração devem estar de acordo com o verbo, o que pode ser útil para que compreendam as noções de concordância e de coerência mais adiante.
  • Apresente uma definição para sujeito e objeto, de forma a explicitar a relação que há entre esses termos e o verbo, núcleo da oração. Exemplo: O sujeito é o termo da oração sobre o qual se declara algo. O objeto é o termo da oração que completa o sentido do verbo.
  • Retome o slide anterior para que eles identifiquem esses termos nas respostas dadas às questões.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar os alunos a reconhecer as relações de dependência existentes entre os termos da oração, sem, contudo, ter como foco as nomenclaturas específicas. Considera-se mais importante nessa fase da escolarização que o aluno compreenda as relações de dependência que se materializam na construção dos sentidos e também na organização textual.

Materiais necessários: computador e datashow para exibição do texto e das atividades. É possível que os alunos façam as atividades em duplas, portanto, caso não tenha o datashow, os slides poderão ser impressos.

Dificuldades antecipadas: é preciso que o conceito de verbo esteja bem construído pelos alunos, que deverão ser capazes de identificar essa classe gramatical, para reconhecer a diferença entre as frases nominais e as orações, as quais servirão como objeto de análise nesta aula.

Referências sobre o assunto:

NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola. Norma e uso na Língua Portuguesa. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.
TRAVAGLIA. L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de 1 e 2 graus. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ABREU, A. S. Gramática integral da língua portuguesa: uma visão prática e funcional. Cotia: Ateliê Editorial, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o tema da aula, retomando o conceito de oração: uma frase construída a partir de um verbo.
  • Diga aos alunos que eles vão aprender sobre os outros elementos da oração que se associam ao verbo para a construção dos sentidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles leiam as frases entre aspas. Elas fazem parte do texto que virá a seguir. A atividade pretende recuperar os conhecimentos dos alunos sobre os conceitos de frase nominal e de oração, para que eles possam identificar o verbo e outros elementos constituintes.
  • Pergunte aos alunos sobre os sentidos dessas frases, isoladas de um texto. A partir das respostas dadas, recupere a importância do contexto para a compreensão do que está dito. Além disso, é importante recuperar também o conceito de verbo como núcleo da oração.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o trecho da crônica “O melhor amigo”, de Fernando Sabino, com algumas palavras suprimidas (o sujeito e o objeto das orações foram substituídos por espaços vazios).
  • Oriente a leitura compartilhada do trecho e questione os alunos sobre a possibilidade de compreensão dos sentidos, mesmo com a ausência de algumas palavras.
  • Proponha um desafio inicial, levando-os a completar a primeira frase do texto “A _____ estava na sala, costurando.” É importante que eles percebam que há elementos na frase que auxiliam na reconstrução dos sentidos, como o artigo “a”, o verbo “costurando”, o ambiente “sala”. Anote no quadro algumas sugestões dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o mesmo trecho novamente com a proposta de que os alunos completem os espaços vazios com palavras que construam sentidos.
  • Dê como opção uma lista de palavras, a fim de facilitar a escolha dos alunos e de promover um exercício de inferência e de associação de ideias. A lista está nos Materiais Complementares.
  • Recomponha o trecho a partir das escolhas dos alunos (atividade coletiva).
  • Pergunte a eles sobre a importância dessas palavras no texto e sobre as estratégias que eles usaram para escolhê-las na lista. Aqui deve ser analisado o que foi mais relevante: concordância, coerência, tipo de informação, contexto etc.

Materiais complementares: lista de palavras.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reproduza os dois trechos da crônica e desenvolva uma atividade de identificação dos termos da oração que estão vinculados aos verbos. Esses termos, sujeito e objeto, não precisam ser nomeados, mas é importante que os alunos reconheçam a relação de dependência existente entre eles para a construção dos sentidos.
  • Construa perguntas direcionadoras, por exemplo: “Quem fez?” e “O que foi feito?”, como as que aparecem no slide.
  • Apresente o segundo trecho e oriente a construção das duas respostas que levarão os alunos a identificar o sujeito de cada oração. Nesse caso, o sujeito será reconhecido por meio do texto, já que não está explícito na frase. Dessa forma, é importante que os alunos sejam orientados a buscar soluções para o desafio, a fim de que não fiquem presos ao exercício apenas e possam retomar a leitura do texto, caso seja necessário.
  • Peça que reflitam sobre como foi possível encontrar as respostas da atividade 2. É importante que eles percebam que os termos não precisam ser repetidos no texto se já tiverem sido citados, a fim de evitar um uso desnecessário. Essa recuperação só é possível quando sabemos de quem se fala, ou seja, quando identificamos o sujeito que se relaciona com o verbo, por meio da leitura de todo o texto.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Apresente o primeiro trecho da atividade do slide anterior, agora com os verbos suprimidos, e pergunte aos alunos se os sentidos ainda existem.
  • Aproveite as respostas dos alunos para mostrar a eles quanto o verbo pode ser importante para a construção dos sentidos e para a organização de todo o texto. É importante que eles percebam que os outros elementos da oração devem estar de acordo com o verbo, o que pode ser útil para que compreendam as noções de concordância e de coerência mais adiante.
  • Apresente uma definição para sujeito e objeto, de forma a explicitar a relação que há entre esses termos e o verbo, núcleo da oração. Exemplo: O sujeito é o termo da oração sobre o qual se declara algo. O objeto é o termo da oração que completa o sentido do verbo.
  • Retome o slide anterior para que eles identifiquem esses termos nas respostas dadas às questões.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano