13965
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Frase nominal ou oração?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre Frase nominal ou oração?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosana Salvini Conrado

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Apresente a proposta da aula aos alunos, gravando um áudio a ser compartilhado com a turma. Diga que, nesta aula, irão aprender a diferença entre frase nominal e oração. Já antecipe que a frase nominal geralmente é curta e não tem verbo, e a oração contém verbo e pode ser mais longa. Encaminhe ao grupo de WhatsApp da turma o primeiro slide do Desenvolvimento do Plano de Aula. Solicite que leiam com atenção as imagens e as frases. Em seu áudio, faça uma breve descrição das imagens e leia todas as frases. Todas as orientações também podem ser encaminhadas por escrito.

Desenvolvimento
Finalize seu áudio solicitando, então, que os alunos façam a atividade proposta: atribuir duas das frases da lista para cada foto. Uma frase deverá ter verbo, a outra não. Depois de feita a atividade com as imagens, peça que os alunos pensem sobre as frases atribuídas a elas e respondam à questão: quais as diferenças entre as duas frases atribuídas às imagens? Espera-se que eles respondam que uma é mais curta, a outra é mais longa; uma tem verbo, a outra não tem; uma usa mais pontos de exclamação, a outra não. Avise que esse trabalho é individual e combine um prazo de entrega das respostas, que devem ser encaminhadas ao grupo de WhatsApp da turma ou por e-mail.

Fechamento
Após analisar as respostas de seus alunos, faça o fechamento desta aula enviando a imagem do segundo slide do Desenvolvimento, no qual temos as imagens já associadas com as frases. Comente algumas respostas de seus alunos, explicando que, em geral, as frases nominais precisam de mais contexto do que as orações, pois o verbo nos ajuda a imaginar o que está acontecendo. Dizer “que lindo” não nos dá tanta noção do contexto quanto dizer “este vestido é lindo”, por exemplo. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meets ou no Zoom para concluir esta aula, conversar sobre as respostas dos alunos e as possibilidades de frases nominais em diversas situações do cotidiano.

Convite às famílias
Um desafio bacana de propor às famílias é “quantas frases sem verbo você consegue criar em um minuto?”. Um membro da família conta o tempo enquanto os outros devem escrever as frases, cada um em seu papel ou mesmo no celular. Quem conseguir fazer mais frases sem verbo é o vencedor. É bastante difícil fazer frases sem verbo, e logo os participantes vão perceber o quanto essa classe de palavras é central para expressar muitas coisas em nossa língua. Lembre-os de que “é”, “ia”, “vou”, “foi”, “fui”, “tô” (estou), “tá” (está) são verbos, mesmo sendo tão pequenininhos! As famílias que se sentirem à vontade poderão compartilhar no grupo de WhatsApp da turma, a foto dessa brincadeira ou um vídeo curtinho.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_02ATS01

(EF06LP10) Identificar sintagmas nominais e verbais como constituintes imediatos da oração.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas