13963
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A organização e a reescrita de uma notícia de esportes, para afirmar os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A organização e a reescrita de uma notícia de esportes, para afirmar os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero.

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: quadro;; pincel; cópia de uma notícia de esportes retirada de um jornal on-line e previamente escolhida; retroprojetor.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Escrever o conteúdo da notícia; organizar todas as partes da notícia de modo coerente: título, subtítulo, lead e corpo do texto.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os estudantes.
  • Diga que vão organizar e reescrever uma notícia de esportes, com o objetivo de comprovar os conhecimentos adquiridos sobre os elementos que compõem o gênero.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize os estudantes em equipes.
  • Diga que vão revisar e aplicar os conhecimentos e descobertas feitos anteriormente.
  • Pergunte: “O que se recordam sobre o que já aprendemos sobre o gênero notícia de esportes?”
  • Ouça com atenção as contribuições de cada equipe.
  • A partir das respostas dadas pelos alunos à pergunta do tópico 3, pode-se ampliar a discussão, com outras perguntas. Solicite que digam, por exemplo, como se estrutura uma notícia de esportes. Pergunte-lhes:
  • Ao lermos uma notícia de esportes, o que nós percebemos sobre a sua estrutura ? O que aparece primeiro ? (espera-se que digam que é o título da notícia); Aliás, para que serve o título de uma notícia ? E como esse título aparece na notícia ? (espera-se que os alunos respondam que o título da notícia aparece em letras maiores, destacadas, em negrito; e que deve ser uma síntese precisa do texto).
  • E depois do título, o que temos ? (espera-se que ao alunos percebam que após o título temos o subtítulo).
  • Qual é a função do subtítulo nas notícias ? (espera-se que digam que é uma prévia daquilo que será lido na notícia).
  • Vocês sabem o que o lead ? Em que parte do texto ele aparece ? (espera-se que os alunos digam que o lead corresponde ao primeiro parágrafo da notícia lida, que fornece as informações básicas sobre o conteúdo lido).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Com a sala organizada em equipes, oriente a atividade a ser realizada.
  • Entregue um envelope com as partes da notícia recortadas para cada grupo. Todos os envelopes deverão conter a mesma notícia. Acesse o material complementar para imprimir a notícia em partes.
  • Informe que as equipes receberão a mesma notícia de esportes, com as partes que formam sua estrutura organizadas de maneira aleatória, o que deixa o texto incoerente.
  • Solicite que os alunos leiam as partes recebidas e busquem uma forma de organizar a notícia de modo a torná-la coerente e compreensível.
  • É importante relembrar com os alunos os aspectos da estrutura composicional da notícia:
  • manchete: título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição;
  • título: frase que tem como objetivos básicos dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar interesse pela leitura;
  • subtítulo: título secundário que se segue ao principal e o complementa (linha final);
  • lead (lide): parágrafo inicial que apresenta as informações essenciais da notícia;
  • corpo do texto: deve responder às seguintes perguntas essenciais: O que aconteceu? (fato), Como aconteceu? (descrição detalhada do fato), Com quem aconteceu? (pessoas envolvidas), Por que aconteceu? (causa, motivo, razão), Onde aconteceu? (local), Quando aconteceu? (tempo).
  • Após a leitura das partes os grupos deverão montar a notícia colando-a em uma folha. Lembre-os de seguir a estrutura composicional trabalhada anteriormente e mencionada no item anterior.
  • Solicite que um aluno de cada grupo leia a estrutura montada e aproveite para comentar sobre a estrutura composicional, chamando a atenção para:
  • algumas partes precisam estar em uma ordem pré-determinada e não podem ser colocadas em qualquer lugar na notícia, pois isso traria problemas em relação à coerência do texto;
  • a manchete e o lead, por exemplo, necessariamente devem ficar no início da notícia;
  • após o lead é preciso trazer o parágrafo que inicia "O placar...", pois essa expressão faz referência ao que já foi anunciado no parágrafo anterior;
  • o parágrafo seguinte deve ser aquele que começa em "Oito minutos...", pois segue tratando sobre tempo, que é um aspecto muito importante para Bolt, recordista mundial;
  • em seguida vem o parágrafo com a voz de Bolt comentando a partida. Este parágrafo precisa vir após a contextualização dada pelo jornalista, pois está se referindo ao desempenho do Bolt, agora como jogador;
  • e o parágrafo final necessariamente precisa ser "Após o apito final...", pois ele finaliza a notícia trazendo as últimas informações sobre o primeiro jogo de futebol de Bolt.

Material Complementar:

Clique aqui para acessar o texto em partes.

Clique aqui para acessar a notícia completa. Ou acesse Bolt desencanta e faz dois gols em primeiro jogo como titular na Austrália. In: Terra. Disponível em https://www.terra.com.br/amp/esportes/futebol/internacional/equipes/bolt-desencanta-e-faz-dois-gols-em-primeiro-jogo-como-titular-na-australia,0a07433954e47a75461f1f18d38304462hqqhn0y.html. Acesso em 26/11/2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a notícia original para que os alunos. Leia a notícia oralmente com os alunos e peça que cada grupo comente sobre suas escolhas, contando porque a montaram desta forma.
  • Retome com o grupo rapidamente a estrutura, apontando as "pistas" que o próprio texto nos dá sobre como a notícia deve ser montada.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: quadro;; pincel; cópia de uma notícia de esportes retirada de um jornal on-line e previamente escolhida; retroprojetor.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: Escrever o conteúdo da notícia; organizar todas as partes da notícia de modo coerente: título, subtítulo, lead e corpo do texto.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.

CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os estudantes.
  • Diga que vão organizar e reescrever uma notícia de esportes, com o objetivo de comprovar os conhecimentos adquiridos sobre os elementos que compõem o gênero.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Organize os estudantes em equipes.
  • Diga que vão revisar e aplicar os conhecimentos e descobertas feitos anteriormente.
  • Pergunte: “O que se recordam sobre o que já aprendemos sobre o gênero notícia de esportes?”
  • Ouça com atenção as contribuições de cada equipe.
  • A partir das respostas dadas pelos alunos à pergunta do tópico 3, pode-se ampliar a discussão, com outras perguntas. Solicite que digam, por exemplo, como se estrutura uma notícia de esportes. Pergunte-lhes:
  • Ao lermos uma notícia de esportes, o que nós percebemos sobre a sua estrutura ? O que aparece primeiro ? (espera-se que digam que é o título da notícia); Aliás, para que serve o título de uma notícia ? E como esse título aparece na notícia ? (espera-se que os alunos respondam que o título da notícia aparece em letras maiores, destacadas, em negrito; e que deve ser uma síntese precisa do texto).
  • E depois do título, o que temos ? (espera-se que ao alunos percebam que após o título temos o subtítulo).
  • Qual é a função do subtítulo nas notícias ? (espera-se que digam que é uma prévia daquilo que será lido na notícia).
  • Vocês sabem o que o lead ? Em que parte do texto ele aparece ? (espera-se que os alunos digam que o lead corresponde ao primeiro parágrafo da notícia lida, que fornece as informações básicas sobre o conteúdo lido).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações:

  • Com a sala organizada em equipes, oriente a atividade a ser realizada.
  • Entregue um envelope com as partes da notícia recortadas para cada grupo. Todos os envelopes deverão conter a mesma notícia. Acesse o material complementar para imprimir a notícia em partes.
  • Informe que as equipes receberão a mesma notícia de esportes, com as partes que formam sua estrutura organizadas de maneira aleatória, o que deixa o texto incoerente.
  • Solicite que os alunos leiam as partes recebidas e busquem uma forma de organizar a notícia de modo a torná-la coerente e compreensível.
  • É importante relembrar com os alunos os aspectos da estrutura composicional da notícia:
  • manchete: título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição;
  • título: frase que tem como objetivos básicos dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar interesse pela leitura;
  • subtítulo: título secundário que se segue ao principal e o complementa (linha final);
  • lead (lide): parágrafo inicial que apresenta as informações essenciais da notícia;
  • corpo do texto: deve responder às seguintes perguntas essenciais: O que aconteceu? (fato), Como aconteceu? (descrição detalhada do fato), Com quem aconteceu? (pessoas envolvidas), Por que aconteceu? (causa, motivo, razão), Onde aconteceu? (local), Quando aconteceu? (tempo).
  • Após a leitura das partes os grupos deverão montar a notícia colando-a em uma folha. Lembre-os de seguir a estrutura composicional trabalhada anteriormente e mencionada no item anterior.
  • Solicite que um aluno de cada grupo leia a estrutura montada e aproveite para comentar sobre a estrutura composicional, chamando a atenção para:
  • algumas partes precisam estar em uma ordem pré-determinada e não podem ser colocadas em qualquer lugar na notícia, pois isso traria problemas em relação à coerência do texto;
  • a manchete e o lead, por exemplo, necessariamente devem ficar no início da notícia;
  • após o lead é preciso trazer o parágrafo que inicia "O placar...", pois essa expressão faz referência ao que já foi anunciado no parágrafo anterior;
  • o parágrafo seguinte deve ser aquele que começa em "Oito minutos...", pois segue tratando sobre tempo, que é um aspecto muito importante para Bolt, recordista mundial;
  • em seguida vem o parágrafo com a voz de Bolt comentando a partida. Este parágrafo precisa vir após a contextualização dada pelo jornalista, pois está se referindo ao desempenho do Bolt, agora como jogador;
  • e o parágrafo final necessariamente precisa ser "Após o apito final...", pois ele finaliza a notícia trazendo as últimas informações sobre o primeiro jogo de futebol de Bolt.

Material Complementar:

Clique aqui para acessar o texto em partes.

Clique aqui para acessar a notícia completa. Ou acesse Bolt desencanta e faz dois gols em primeiro jogo como titular na Austrália. In: Terra. Disponível em https://www.terra.com.br/amp/esportes/futebol/internacional/equipes/bolt-desencanta-e-faz-dois-gols-em-primeiro-jogo-como-titular-na-australia,0a07433954e47a75461f1f18d38304462hqqhn0y.html. Acesso em 26/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a notícia original para que os alunos. Leia a notícia oralmente com os alunos e peça que cada grupo comente sobre suas escolhas, contando porque a montaram desta forma.
  • Retome com o grupo rapidamente a estrutura, apontando as "pistas" que o próprio texto nos dá sobre como a notícia deve ser montada.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano