Atividade para impressão - Notícia para a reescrita
Plano de Aula
Plano de aula: A organização e a reescrita de uma notícia de esportes, para afirmar os conhecimentos sobre os elementos que compõem o gênero.
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: quadro;; pincel; cópia de uma notícia de esportes retirada de um jornal on-line e previamente escolhida; retroprojetor.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: Escrever o conteúdo da notícia; organizar todas as partes da notícia de modo coerente: título, subtítulo, lead e corpo do texto.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148.
CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente o tema da aula para os estudantes.
- Diga que vão organizar e reescrever uma notícia de esportes, com o objetivo de comprovar os conhecimentos adquiridos sobre os elementos que compõem o gênero.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Organize os estudantes em equipes.
- Diga que vão revisar e aplicar os conhecimentos e descobertas feitos anteriormente.
- Pergunte: “O que se recordam sobre o que já aprendemos sobre o gênero notícia de esportes?”
- Ouça com atenção as contribuições de cada equipe.
- A partir das respostas dadas pelos alunos à pergunta do tópico 3, pode-se ampliar a discussão, com outras perguntas. Solicite que digam, por exemplo, como se estrutura uma notícia de esportes. Pergunte-lhes:
- Ao lermos uma notícia de esportes, o que nós percebemos sobre a sua estrutura ? O que aparece primeiro ? (espera-se que digam que é o título da notícia); Aliás, para que serve o título de uma notícia ? E como esse título aparece na notícia ? (espera-se que os alunos respondam que o título da notícia aparece em letras maiores, destacadas, em negrito; e que deve ser uma síntese precisa do texto).
- E depois do título, o que temos ? (espera-se que ao alunos percebam que após o título temos o subtítulo).
- Qual é a função do subtítulo nas notícias ? (espera-se que digam que é uma prévia daquilo que será lido na notícia).
- Vocês sabem o que o lead ? Em que parte do texto ele aparece ? (espera-se que os alunos digam que o lead corresponde ao primeiro parágrafo da notícia lida, que fornece as informações básicas sobre o conteúdo lido).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 37 minutos
Orientações:
- Com a sala organizada em equipes, oriente a atividade a ser realizada.
- Entregue um envelope com as partes da notícia recortadas para cada grupo. Todos os envelopes deverão conter a mesma notícia. Acesse o material complementar para imprimir a notícia em partes.
- Informe que as equipes receberão a mesma notícia de esportes, com as partes que formam sua estrutura organizadas de maneira aleatória, o que deixa o texto incoerente.
- Solicite que os alunos leiam as partes recebidas e busquem uma forma de organizar a notícia de modo a torná-la coerente e compreensível.
- É importante relembrar com os alunos os aspectos da estrutura composicional da notícia:
- manchete: título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição;
- título: frase que tem como objetivos básicos dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar interesse pela leitura;
- subtítulo: título secundário que se segue ao principal e o complementa (linha final);
- lead (lide): parágrafo inicial que apresenta as informações essenciais da notícia;
- corpo do texto: deve responder às seguintes perguntas essenciais: O que aconteceu? (fato), Como aconteceu? (descrição detalhada do fato), Com quem aconteceu? (pessoas envolvidas), Por que aconteceu? (causa, motivo, razão), Onde aconteceu? (local), Quando aconteceu? (tempo).
- Após a leitura das partes os grupos deverão montar a notícia colando-a em uma folha. Lembre-os de seguir a estrutura composicional trabalhada anteriormente e mencionada no item anterior.
- Solicite que um aluno de cada grupo leia a estrutura montada e aproveite para comentar sobre a estrutura composicional, chamando a atenção para:
- algumas partes precisam estar em uma ordem pré-determinada e não podem ser colocadas em qualquer lugar na notícia, pois isso traria problemas em relação à coerência do texto;
- a manchete e o lead, por exemplo, necessariamente devem ficar no início da notícia;
- após o lead é preciso trazer o parágrafo que inicia "O placar...", pois essa expressão faz referência ao que já foi anunciado no parágrafo anterior;
- o parágrafo seguinte deve ser aquele que começa em "Oito minutos...", pois segue tratando sobre tempo, que é um aspecto muito importante para Bolt, recordista mundial;
- em seguida vem o parágrafo com a voz de Bolt comentando a partida. Este parágrafo precisa vir após a contextualização dada pelo jornalista, pois está se referindo ao desempenho do Bolt, agora como jogador;
- e o parágrafo final necessariamente precisa ser "Após o apito final...", pois ele finaliza a notícia trazendo as últimas informações sobre o primeiro jogo de futebol de Bolt.
Material Complementar:
Clique aqui para acessar o texto em partes.
Clique aqui para acessar a notícia completa. Ou acesse Bolt desencanta e faz dois gols em primeiro jogo como titular na Austrália. In: Terra. Disponível em https://www.terra.com.br/amp/esportes/futebol/internacional/equipes/bolt-desencanta-e-faz-dois-gols-em-primeiro-jogo-como-titular-na-australia,0a07433954e47a75461f1f18d38304462hqqhn0y.html. Acesso em 26/11/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a notícia original para que os alunos. Leia a notícia oralmente com os alunos e peça que cada grupo comente sobre suas escolhas, contando porque a montaram desta forma.
- Retome com o grupo rapidamente a estrutura, apontando as "pistas" que o próprio texto nos dá sobre como a notícia deve ser montada.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); editor de imagens básico do celular ou do computador (Paint, por exemplo).
Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a se organizarem em duplas e montar a notícia que está embaralhada (disponível no Plano), com atenção às partes essenciais: título, subtítulo, lead e corpo da notícia. Os alunos podem utilizar um editor de imagem básico do celular ou do computador para recortar e colar a notícia na ordem que pensarem ser a correta. Também podem imprimir, recortar e colar na ordem, e depois fotografá-la. Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja enviada por e-mail ou WhatsApp depois de pronta.
Desenvolvimento
Após verificar como as duplas juntaram as partes do texto, envie a pergunta: “Quais estratégias e pistas vocês usaram para juntar as partes do texto?” Peça para que as duplas respondam via e-mail ou WhatsApp, por escrito.
Fechamento
Leia as respostas de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
O Brasil inteiro está esperando a hora em que os jogos e campeonatos de futebol voltarão, não é mesmo? Sugira que a família elabore uma manchete e um subtítulo pensando em quando os jogos estiverem liberados para retornar: qual Manchete e Subtítulo sobre futebol elas gostariam de ler nos jornais? Encoraje aqueles que toparem o desafio a postar vídeos ou fotos dessa criação em família no grupo de WhatsApp da turma.