13962
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A notícia de esportes e seus elementos constituintes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A notícia de esportes e seus elementos constituintes

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui; Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a escolher uma notícia na internet ou em algum jornal impresso. Lembre-os de procurar sites e jornais reconhecidos, com jornalistas responsáveis (se quiser, faça uma curadoria de sites e impressos para disponibilizar a eles, evitando jornais sensacionalistas e produtores de fake news). Encaminhe aos alunos a atividade disponível dos Materiais do Plano e oriente-os a preenchê-la. Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja postada em uma pasta específica do Google Drive. Cada aluno deverá criar um Google Doc com sua análise da notícia escolhida. Caso não seja possível utilizar esses recursos, peça aos alunos que compartilhem suas resenhas pelos meios possíveis para vocês.

Desenvolvimento
Auxilie seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês durante o prazo para a análise das notícias. Lembre-se de que o foco aqui é que os alunos percebam as partes da notícia, sua estrutura. Após as entregas, peça para que todos os alunos leiam as análises dos colegas.

Fechamento
Leia as produções de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.

Convite às famílias
Uma das partes mais interessantes da notícia é a Manchete. Proponha às famílias para que criem: “Que manchete gostaríamos de ver amanhã nos jornais”. O formato é livre: vale cartaz, vale montagem de palavras com letras dos jornais impressos, vale criar no computador, enfim, usar a criatividade. Encoraje as famílias que toparam o desafio a postar suas criações no grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares 


Código: LPO6_01SQA04

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas