Sugestão de atividades para os estudantes
Plano de Aula
Plano de aula: A notícia de esportes e seus elementos constituintes
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Notícias de esporte impressas, no rádio ou na TV
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.
Materiais necessários: Quadro; pincel; apagador; jornais impressos diversificados e em quantidade, de preferência da cidade/região.
Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.
Dificuldades antecipadas: dificuldades em perceber o modo como estão organizados os elementos que compõem a notícia: manchete, subtítulo, lide; perceber a organização das notícias em cadernos específicos; em compreender a linguagem utilizada pelo autor do texto.
Referências sobre o assunto:
CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148. ;CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.;
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.
FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.
SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.
SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.
Tema da aula
Tempo sugerido: 02 minutos
Orientações:
- Professor, apresente o tema aos alunos de forma empolgada.
- Verifique junto aos alunos quem já leu ou tem o hábito de ler notícias de esportes. Peça que comentem sobre as notícias lidas, quais esportes noticiados. Pergunte sobre o meio que utilizam para ler/acessar notícias de esportes - meio digital ou impresso?
- Ouça o repertório dos alunos sobre as notícias. Caso nenhum aluno tenha experiências de leitura de notícias de esportes, você pode trabalhar com algumas perguntas que os levem a formular hipóteses, como por exemplo: onde são publicadas notícias de esportes? Para qual público são produzidas notícias de esportes? Que tipo de assunto é publicado em uma notícia de esportes? Qualquer fato do esporte vira notícia?
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Organize os estudantes em equipes para possibilitar a interação, a valoração do trabalho em equipe e as descobertas coletivas de saberes significativos.
- Diga que, inicialmente, vão ler jornais impressos para localizar notícias de esportes.
- Solicite que durante a leitura os estudantes observem atentamente como o jornal está dividido (cadernos, seções), e em que parte estão localizadas as notícias esportivas.
- Peça que observem também o tamanho das letras, as cores, as imagens e o formato das notícias encontradas por eles.
- Caso não seja possível a utilização de jornais impressos, sugerimos que sejam providenciadas cópias diferentes de notícias de esportes de periódicos de circulação local. Pode-se também tirar vários prints com telas de notícias esportivas, nos sites e blogs de notícias na internet.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Com os alunos já em grupos, entregue a cada equipe jornais impressos diversos.
- Peça que folheiem à vontade os jornais recebidos, buscando localizar neles as notícias relacionadas aos esportes.
- Diga que cada equipe vai escolher uma notícia para ler, analisar e, depois, contar para os colegas o que perceberam sobre a localização, a organização e as suas características.
- Solicite que os grupos preencham a ficha (material complementar) sobre a notícia.
- Após a leitura, realizada pelos grupos, pergunte: “Pela manchete conseguimos depreender qual é o assunto da notícia?”; “O que vocês percebem no primeiro parágrafo da notícia?”; “Que informações temos nos parágrafos seguintes?”; “Além da manchete, que outros elementos são percebidos na constituição de uma notícia de esportes?”; “O lead da notícia responde adequadamente às perguntas básicas do texto?”; “Por que aquilo que foi noticiado é importante para o leitor?”.
- Para saber mais sobre a estrutura composicional da notícia e orientar sua intervenção junto aos alunos, acesse os materiais complementares.
- Crie espaço para a escuta ativa dos estudantes e faça as intervenções quando necessárias.
- Peça que cada grupo faça a leitura do texto para a turma, contando as descobertas que fizeram sobre o gênero.
- Deixe que os alunos conversem entre si e peça que façam anotações nos cadernos sobre as suas impressões.
- Para que muitas descobertas sejam realizadas pelos estudantes, é importante o conhecimento conceitual dos elementos principais da notícia, quais sejam:
- manchete: título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição;
- título: frase que tem como objetivos básicos dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar interesse pela leitura;
- subtítulo: título secundário que se segue ao principal e o complementa (linha final);
- lead (lide): parágrafo inicial que apresenta as informações essenciais da notícia;
- corpo do texto: deve responder às seguintes perguntas essenciais: O que aconteceu? (fato), Como aconteceu? (descrição detalhada do fato), Com quem aconteceu? (pessoas envolvidas), Por que aconteceu? (causa, motivo, razão), Onde aconteceu? (local), Quando aconteceu? (tempo).
Material complementar:
Clique aqui para acessar a ficha para os grupos preencherem sobre a notícia escolhida.
Para saber mais sobre a estrutura composicional da notícia, acesse: SILVA, Débora. O texto notícia. In: Estudo prático. Disponível em https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/. Acesso em 26/11/2018.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Ainda com os alunos agrupados, pergunte: “O que descobrimos a partir da análise da notícia que estudamos?”; “Que partes são essenciais para a construção de uma notícia de esportes?”.
- Deixe que socializem as descobertas realizadas à vontade, fazendo as intervenções necessárias.
- Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula. Nesta aula, espera-se que os alunos descubram que as notícias nos jornais impressos estão organizadas por assuntos e divididas em cadernos específicos e seções. Além disso, é importante que saibam referir os elementos constituintes de uma notícia de esportes: título, (tamanho das letras, tipo, apelo ao leitor); subtítulo, lide e corpo do texto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui; Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie aos alunos a orientação desta atividade em áudio ou por escrito. Oriente-os a escolher uma notícia na internet ou em algum jornal impresso. Lembre-os de procurar sites e jornais reconhecidos, com jornalistas responsáveis (se quiser, faça uma curadoria de sites e impressos para disponibilizar a eles, evitando jornais sensacionalistas e produtores de fake news). Encaminhe aos alunos a atividade disponível dos Materiais do Plano e oriente-os a preenchê-la. Estabeleça um prazo e peça que a atividade seja postada em uma pasta específica do Google Drive. Cada aluno deverá criar um Google Doc com sua análise da notícia escolhida. Caso não seja possível utilizar esses recursos, peça aos alunos que compartilhem suas resenhas pelos meios possíveis para vocês.
Desenvolvimento
Auxilie seus alunos pelos canais de comunicação combinados por vocês durante o prazo para a análise das notícias. Lembre-se de que o foco aqui é que os alunos percebam as partes da notícia, sua estrutura. Após as entregas, peça para que todos os alunos leiam as análises dos colegas.
Fechamento
Leia as produções de seus alunos e faça uma seleção do que você deve destacar, retomar e enfatizar. Grave um novo áudio ou envie um comentário por escrito com essas observações. Caso haja possibilidade, realize uma aula no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula, seguindo o passo a passo de Fechamento do Plano.
Convite às famílias
Uma das partes mais interessantes da notícia é a Manchete. Proponha às famílias para que criem: “Que manchete gostaríamos de ver amanhã nos jornais”. O formato é livre: vale cartaz, vale montagem de palavras com letras dos jornais impressos, vale criar no computador, enfim, usar a criatividade. Encoraje as famílias que toparam o desafio a postar suas criações no grupo de WhatsApp da turma.