13962
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A notícia de esportes e seus elementos constituintes

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do EF sobre A notícia de esportes e seus elementos constituintes

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Gilson Lopes Franco

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Quadro; pincel; apagador; jornais impressos diversificados e em quantidade, de preferência da cidade/região.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: dificuldades em perceber o modo como estão organizados os elementos que compõem a notícia: manchete, subtítulo, lide; perceber a organização das notícias em cadernos específicos; em compreender a linguagem utilizada pelo autor do texto.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148. ;CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.;

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema aos alunos de forma empolgada.
  • Verifique junto aos alunos quem já leu ou tem o hábito de ler notícias de esportes. Peça que comentem sobre as notícias lidas, quais esportes noticiados. Pergunte sobre o meio que utilizam para ler/acessar notícias de esportes - meio digital ou impresso?
  • Ouça o repertório dos alunos sobre as notícias. Caso nenhum aluno tenha experiências de leitura de notícias de esportes, você pode trabalhar com algumas perguntas que os levem a formular hipóteses, como por exemplo: onde são publicadas notícias de esportes? Para qual público são produzidas notícias de esportes? Que tipo de assunto é publicado em uma notícia de esportes? Qualquer fato do esporte vira notícia?

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os estudantes em equipes para possibilitar a interação, a valoração do trabalho em equipe e as descobertas coletivas de saberes significativos.
  • Diga que, inicialmente, vão ler jornais impressos para localizar notícias de esportes.
  • Solicite que durante a leitura os estudantes observem atentamente como o jornal está dividido (cadernos, seções), e em que parte estão localizadas as notícias esportivas.
  • Peça que observem também o tamanho das letras, as cores, as imagens e o formato das notícias encontradas por eles.
  • Caso não seja possível a utilização de jornais impressos, sugerimos que sejam providenciadas cópias diferentes de notícias de esportes de periódicos de circulação local. Pode-se também tirar vários prints com telas de notícias esportivas, nos sites e blogs de notícias na internet.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com os alunos já em grupos, entregue a cada equipe jornais impressos diversos.
  • Peça que folheiem à vontade os jornais recebidos, buscando localizar neles as notícias relacionadas aos esportes.
  • Diga que cada equipe vai escolher uma notícia para ler, analisar e, depois, contar para os colegas o que perceberam sobre a localização, a organização e as suas características.
  • Solicite que os grupos preencham a ficha (material complementar) sobre a notícia.
  • Após a leitura, realizada pelos grupos, pergunte: “Pela manchete conseguimos depreender qual é o assunto da notícia?”; “O que vocês percebem no primeiro parágrafo da notícia?”; “Que informações temos nos parágrafos seguintes?”; “Além da manchete, que outros elementos são percebidos na constituição de uma notícia de esportes?”; “O lead da notícia responde adequadamente às perguntas básicas do texto?”; “Por que aquilo que foi noticiado é importante para o leitor?”.
  • Para saber mais sobre a estrutura composicional da notícia e orientar sua intervenção junto aos alunos, acesse os materiais complementares.
  • Crie espaço para a escuta ativa dos estudantes e faça as intervenções quando necessárias.
  • Peça que cada grupo faça a leitura do texto para a turma, contando as descobertas que fizeram sobre o gênero.
  • Deixe que os alunos conversem entre si e peça que façam anotações nos cadernos sobre as suas impressões.
  • Para que muitas descobertas sejam realizadas pelos estudantes, é importante o conhecimento conceitual dos elementos principais da notícia, quais sejam:

  • manchete: título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição;
  • título: frase que tem como objetivos básicos dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar interesse pela leitura;
  • subtítulo: título secundário que se segue ao principal e o complementa (linha final);
  • lead (lide): parágrafo inicial que apresenta as informações essenciais da notícia;
  • corpo do texto: deve responder às seguintes perguntas essenciais: O que aconteceu? (fato), Como aconteceu? (descrição detalhada do fato), Com quem aconteceu? (pessoas envolvidas), Por que aconteceu? (causa, motivo, razão), Onde aconteceu? (local), Quando aconteceu? (tempo).

Material complementar:

Clique aqui para acessar a ficha para os grupos preencherem sobre a notícia escolhida.

Para saber mais sobre a estrutura composicional da notícia, acesse: SILVA, Débora. O texto notícia. In: Estudo prático. Disponível em https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/. Acesso em 26/11/2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Ainda com os alunos agrupados, pergunte: “O que descobrimos a partir da análise da notícia que estudamos?”; “Que partes são essenciais para a construção de uma notícia de esportes?”.
  • Deixe que socializem as descobertas realizadas à vontade, fazendo as intervenções necessárias.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula. Nesta aula, espera-se que os alunos descubram que as notícias nos jornais impressos estão organizadas por assuntos e divididas em cadernos específicos e seções. Além disso, é importante que saibam referir os elementos constituintes de uma notícia de esportes: título, (tamanho das letras, tipo, apelo ao leitor); subtítulo, lide e corpo do texto.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero notícia de esportes e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Quadro; pincel; apagador; jornais impressos diversificados e em quantidade, de preferência da cidade/região.

Informações sobre o gênero: Trata-se de um gênero textual jornalístico e não literário, que está presente no cotidiano, sendo encontrado principalmente nos meios de comunicação. É um texto informativo, sobre um tema atual ou algum acontecimento real, veiculado pelos principais meios de comunicação: jornais, revistas, meios televisivos, rádio, internet, dentre outros.

Dificuldades antecipadas: dificuldades em perceber o modo como estão organizados os elementos que compõem a notícia: manchete, subtítulo, lide; perceber a organização das notícias em cadernos específicos; em compreender a linguagem utilizada pelo autor do texto.

Referências sobre o assunto:

CANAN, A. A não-linearidade do jornalismo digital. In: FERRARI, P. (org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2010. pp.141-148. ;CUNHA,D. A. C. O funcionamento dialógico em notícias e artigos de opinião. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 179 a 184.;

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 a. ______. Para ler e fazer o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2002 b.

FERRARI, P. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003.

SOUZA, L. V. Gêneros jornalísticos no letramento escolar inicial. In.: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010 [2002], pp. 63 a 80.

SVENTICKAS, P. H. S. A notícia e os gêneros jornalísticos: uma proposta de definição e classificação. In.: TRAVAGLIA, L. C.; FINOTTI, E. M. C. M.; ROJO, R. et al. (orgs.) Uberlândia, Edufu, 2008. pp. 299 a 346.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Professor, apresente o tema aos alunos de forma empolgada.
  • Verifique junto aos alunos quem já leu ou tem o hábito de ler notícias de esportes. Peça que comentem sobre as notícias lidas, quais esportes noticiados. Pergunte sobre o meio que utilizam para ler/acessar notícias de esportes - meio digital ou impresso?
  • Ouça o repertório dos alunos sobre as notícias. Caso nenhum aluno tenha experiências de leitura de notícias de esportes, você pode trabalhar com algumas perguntas que os levem a formular hipóteses, como por exemplo: onde são publicadas notícias de esportes? Para qual público são produzidas notícias de esportes? Que tipo de assunto é publicado em uma notícia de esportes? Qualquer fato do esporte vira notícia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os estudantes em equipes para possibilitar a interação, a valoração do trabalho em equipe e as descobertas coletivas de saberes significativos.
  • Diga que, inicialmente, vão ler jornais impressos para localizar notícias de esportes.
  • Solicite que durante a leitura os estudantes observem atentamente como o jornal está dividido (cadernos, seções), e em que parte estão localizadas as notícias esportivas.
  • Peça que observem também o tamanho das letras, as cores, as imagens e o formato das notícias encontradas por eles.
  • Caso não seja possível a utilização de jornais impressos, sugerimos que sejam providenciadas cópias diferentes de notícias de esportes de periódicos de circulação local. Pode-se também tirar vários prints com telas de notícias esportivas, nos sites e blogs de notícias na internet.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Com os alunos já em grupos, entregue a cada equipe jornais impressos diversos.
  • Peça que folheiem à vontade os jornais recebidos, buscando localizar neles as notícias relacionadas aos esportes.
  • Diga que cada equipe vai escolher uma notícia para ler, analisar e, depois, contar para os colegas o que perceberam sobre a localização, a organização e as suas características.
  • Solicite que os grupos preencham a ficha (material complementar) sobre a notícia.
  • Após a leitura, realizada pelos grupos, pergunte: “Pela manchete conseguimos depreender qual é o assunto da notícia?”; “O que vocês percebem no primeiro parágrafo da notícia?”; “Que informações temos nos parágrafos seguintes?”; “Além da manchete, que outros elementos são percebidos na constituição de uma notícia de esportes?”; “O lead da notícia responde adequadamente às perguntas básicas do texto?”; “Por que aquilo que foi noticiado é importante para o leitor?”.
  • Para saber mais sobre a estrutura composicional da notícia e orientar sua intervenção junto aos alunos, acesse os materiais complementares.
  • Crie espaço para a escuta ativa dos estudantes e faça as intervenções quando necessárias.
  • Peça que cada grupo faça a leitura do texto para a turma, contando as descobertas que fizeram sobre o gênero.
  • Deixe que os alunos conversem entre si e peça que façam anotações nos cadernos sobre as suas impressões.
  • Para que muitas descobertas sejam realizadas pelos estudantes, é importante o conhecimento conceitual dos elementos principais da notícia, quais sejam:

  • manchete: título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição;
  • título: frase que tem como objetivos básicos dar ao leitor uma orientação geral sobre a matéria que encabeça e despertar interesse pela leitura;
  • subtítulo: título secundário que se segue ao principal e o complementa (linha final);
  • lead (lide): parágrafo inicial que apresenta as informações essenciais da notícia;
  • corpo do texto: deve responder às seguintes perguntas essenciais: O que aconteceu? (fato), Como aconteceu? (descrição detalhada do fato), Com quem aconteceu? (pessoas envolvidas), Por que aconteceu? (causa, motivo, razão), Onde aconteceu? (local), Quando aconteceu? (tempo).

Material complementar:

Clique aqui para acessar a ficha para os grupos preencherem sobre a notícia escolhida.

Para saber mais sobre a estrutura composicional da notícia, acesse: SILVA, Débora. O texto notícia. In: Estudo prático. Disponível em https://www.estudopratico.com.br/o-texto-noticia/. Acesso em 26/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Ainda com os alunos agrupados, pergunte: “O que descobrimos a partir da análise da notícia que estudamos?”; “Que partes são essenciais para a construção de uma notícia de esportes?”.
  • Deixe que socializem as descobertas realizadas à vontade, fazendo as intervenções necessárias.
  • Faça as considerações finais e realize o fechamento da aula. Nesta aula, espera-se que os alunos descubram que as notícias nos jornais impressos estão organizadas por assuntos e divididas em cadernos específicos e seções. Além disso, é importante que saibam referir os elementos constituintes de uma notícia de esportes: título, (tamanho das letras, tipo, apelo ao leitor); subtítulo, lide e corpo do texto.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 6º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano