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Plano de aula - Aliteração na composição da cantiga

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Aliteração na composição da cantiga

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Foco da aula: aliteração na composição de cantigas.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Vídeo sugerido para este plano adaptado: cantiga "Corre cutia", disponível aqui.

Introdução
Inicie a aula por videochamada e relembre o que aprenderam na aula anterior, caso este plao esteja sendo trabalhado em sequência. Caso não esteja, você pode falar um trava-línguas (por ex.: Três pratos de trigo, O rato roeu a roupa do rei, O peito do pé do Pedro etc.) e analisar rapidamente a repetição de um som no início das palavras, explicando que são escritos assim para marcar o ritmo, para ficar mais interessante e bonito. Explique que músicas, poemas, cantigas, trava-línguas, todos esses tipos de texto brincam com as palavras de diversas maneiras e de propósito. Em seguida, organize a turma em duplas, de modo produtivo, e explique que vão receber uma cantiga (pelo WhatsApp, e-mail ou impressa para ser retirada na escola) que devem ler, cantar e circular com lápis colorido as palavras que começam com o mesmo som. Junto com a cantiga, também devem exercitar e completar uma cartela pintando as palavras com fonemas iniciais iguais (deixe a dica de que são 4 cores). Se achar possível ou interessante, encaminhe também o vídeo da cantiga, disponível aqui. Explique que vocês farão as atividades 2 e 3 em conjunto, numa aula síncrona. O material para impressão está disponível aqui.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça o compartilhamento de tela com a atividade no Google Jamboard ou Apresentações. Pergunte se alguma palavra ficou sem ser circulada. A palavra NAVIO é a única palavra que começa com N e, portanto, não faz parte de nenhum grupo (espera-se que todas as crianças tenham percebido). Faça a correção para descobrir se todos circularam as palavras com as cores certas e, após ouvi-los, confrontando as respostas, você pode mostrar a resolução da atividade, disponível aqui, e relacionar os sons encontrados para responder à segunda questão. Por fim, o desafio é recriar a cantiga com as palavras da cartela utilizando somente palavras com o mesmo som. Decida, junto com a turma, qual fonema utilizar; o professor deve digitar as palavras conforme as sugestões apresentadas pelas crianças. O mais importante e o foco dessa exercitação é que as crianças compreendam que a aliteração consiste em usar palavras que comecem com fonemas parecidos ou iguais. Leiam, depois de pronto, a recriação do texto para ver se ficou divertido e atingiu o objetivo proposto. Conforme o desenvolvimento da turma e da aula, você pode propor mais uma recriação com um fonema diferente.

Fechamento
Ainda de forma síncrona, proponha uma reflexão e faça alguns questionamentos:
     - Gostaram de exercitar a repetição de sons? Acham que este é um recurso interessante?
     - Acham desafiador saber usá-lo?
     - Vocês já conheciam todas essas palavras da cartela?
     - Foi difícil identificar os sons parecidos e separá-los em grupos?
     - Quando foi que perceberam que o som /n/ não fazia parte de nenhum grupo?

Convite às famílias
Incentive a realização das atividades propostas para que a família divirta-se com a criança durante a leitura de cantigas e trava-línguas.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA05

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.


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