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Plano de aula - Aliteração na composição de cantigas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Aliteração na composição de cantigas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Foco da aula: aliteração na composição de cantigas.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Google Jamboard (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
* Conteúdos sugeridos para este plano adaptado:
Vídeo “O que é que Cacá quer”, disponível aqui;
Trava-línguas disponível aqui;
Vídeo “O pato”, disponível aqui.

Introdução
Chame a atenção das crianças para um elemento que aparece muito na composição de diversos textos e que está relacionado aos sons que percebemos neles. Encaminhe por áudio essa orientação e solicite que assistam ao vídeo a ser enviado (disponível aqui) para posteriormente conversarem sobre a temática. Envie também (por WhatsApp, e-mail ou impressa para ser retirada na escola) a letra da cantiga “O pato”, de Vinicius de Moraes, na forma de composição poética, e fale que será utilizada no desenvolvimento desta aula.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça o compartilhamento de tela com o trava-línguas digitado (O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.), no Google Jamboard ou Apresentações, ouvindo suas impressões do texto e do vídeo. Considere se já perceberam o conteúdo principal da aula (aliteração) e lance uma brincadeira. O objetivo é continuar a frase usando palavras que comecem com o mesmo fonema (som) das palavras que já estão na brincadeira, mesmo que não seja algo que eles colocariam realmente numa mala ou num carrinho de compras, que a brincadeira pode ficar mais interessante e divertida se surgirem alguns itens estranhos. Serão duas frases; cada um participa oralmente e o professor faz o registro das palavras (o material de apoio sugerido está disponível aqui):
     1) “No meu carrinho de compras eu coloquei um caqui…”
     2) “Vou viajar e na minha mala vou levar uma vassoura voadora...”

Seguindo a sequência, cada criança deverá repetir a palavra anterior e dizer mais uma que comece com o mesmo fonema. Será interessante utilizar as duas frases, envolvendo toda a turma para que percebam na oralização os fonemas destacados. Quando as crianças tiverem terminado, peça que leiam o que foi registrado. Converse sobre a brincadeira realizada e pergunte se se lembram de mais algum trava-línguas. Espera-se que as respostas sejam de alguns mais comuns como: Três pratos de trigo; O rato roeu a roupa do rei; O peito do pé do Pedro etc. Porém, se desejar, consulte o site disponível aqui, com alguns trava-línguas, e leia para os alunos ressaltando a aliteração. É esperado também que tenham conseguido relacionar a repetição de fonemas (sons parecidos) nas brincadeiras com os trava-línguas. Trabalhe ainda com a aliteração na oralidade para aguçar a atenção dos alunos na identificação do fonema repetido (F): proclame a trova do poeta Álvaro de Brito Pestana (1432-1500), escrita no século 15, que está no material de apoio do plano. Destaque que o poema foi escrito há 600 anos, então pode ser que haja palavras que eles não conheçam.

Fechamento
Posteriormente, ainda de forma síncrona e para fechar a aula, apresente o vídeo do poema “O Pato”, de Vinicius de Moraes (disponível aqui), que é bastante lúdico e engraçado, desafiando-os a observar na cantiga muitas palavras que têm o som inicial parecido. Como tarefa individual, devem grifar as palavras que começam com esse som com um lápis de cor. Caso tenham dúvidas, podem consultar um colega ou o professor pelo WhatsApp. No plano original, há algumas conclusões que podem ser compartilhadas com a turma; fica a critério do professor utilizar as sugestões oralmente ou para registro.

Convite às famílias
Demonstre interesse pelas atividades realizadas, assistindo aos vídeos recomendados junto com a criança e incentivando a leitura de poemas e trava-línguas.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA04

(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.


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