13957
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Efeito sonoro e visual na leitura de poemas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta aula faz parte do módulo de leitura/escuta - compartilhada e autônoma.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano (disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

Introdução
Inicie a aula enviando pelo WhatsApp a imagem do poema visual “Chá”, de Sérgio Capparelli, para que as crianças antecipem o conteúdo do poema e mobilizem seus conhecimentos prévios com base no título e imagens disponíveis. Esta imagem pode ser do slide da Introdução do plano original ou do site indicado, disponível aqui.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e faça o compartilhamento de tela do site CiberPoesia, disponível aqui, com a animação do poema “Chá”, colocando todos os ingredientes na xícara, misturando-os e clicando em “pronto” para visualização da turma. Em seguida, faça o levantamento de hipóteses verificando se estavam certos sobre o tema do poema. Solicite que o leiam coletivamente. Possivelmente, será o primeiro contato delas com esse tipo de poema, por isso é importante apontar para as crianças a direção utilizada pelo autor na escrita do texto, uma vez que não se baseia na forma utilizada usualmente pelos escritores (o texto está “subindo”). O plano original contém várias questões para mediação, consulte-o caso perceba que precisa se aprofundar um pouco mais em outras inferências.

Mostre às crianças outro poema - “A porta”, de Vinicius de Moraes - através do vídeo sugerido (disponível aqui), que contém rimas e sonoridades, sendo apresentado de forma lúdica. Organize-os em duplas considerando os saberes de cada um, conforme as orientações do plano, e explique que receberão (pelo WhatsApp, e-mail ou impresso para ser retirado na escola) o poema lacunado (para elaborá-lo, veja as orientações no Material complementar disponível aqui). Prepare com antecedência fichas, preferencialmente, com desenhos das palavras que completarão o poema, e explique às crianças que são palavras retiradas do texto e serão utilizadas para completar as lacunas do poema que receberam. As imagens ou palavras (caso não encontre um desenho significativo) podem ser enviadas pelo WhatsApp, para que cada dupla as consulte ao preencher as lacunas do poema.

Fechamento
De forma síncrona, convide algumas duplas para socializarem a atividade pelo WhatsApp, fazendo a leitura completa do poema para que observem se as rimas estão adequadas. Junto com a turma, analise o contexto em que as expressões “prazenteira” e “supetão” foram utilizadas, ou outros termos que sejam desconhecidos. Após a compreensão dos termos utilizados e outras inferências, explore o poema como um todo para que as crianças ampliem seu entendimento sobre o mesmo. Destaque que, para compreender o texto, é importante observar rimas e sonoridade, fazer uma leitura prévia, esclarecer palavras desconhecidas, perceber o que já sabemos sobre o assunto e reler tudo novamente, em especial nos poemas, pois há palavras que devem ser lidas de uma determinada forma, visando concretizar o objetivo do autor. Para finalizar, sugira que explorem o site CiberPoesa (disponível aqui), que permite a criação de vários poemas interativos.

Convite às famílias
Seja um ouvinte atento, favorecendo à criança o prazer da leitura do texto poético e colaborando com a sensibilidade do leitor em formação. Brinque com poesia passeando pelo site indicado.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA02

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 2º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas