13955
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Agrupamento de palavras com a mesma letra inicial

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria José Nóbrega,

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação como WhatsApp ou e-mail; 
Material: cartas e regras do jogo, disponibilizadas na escola para as famílias retirarem ou, se possível, enviadas digitalmente para que sejam impressas e recortadas (estão disponíveis no slide introdução do plano de aula).

- Opcional:
Canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma mensagem de áudio ou vídeo, dirigindo-se às crianças e às famílias, dizendo que vão brincar com o Mico das Frutas com alguém da família.

Desenvolvimento
Essa atividade requer a participação de pelo menos 3 pessoas, o que precisa ser explicado para a família. Estabeleça um prazo para retomar essa atividade e fazer um fechamento. Será preciso ao menos alguns dias ou uma semana inteira, de modo que haja um final de semana, considerando a disponibilidade da família e a realidade de seus alunos.

Fechamento
Crie pequenos grupos no WhatsApp para uma roda de conversa (o ideal seria 4 alunos por grupo).
Chame a atenção para as letras iniciais dos nomes das frutas e, por fim, apresente o cartaz do pomar de A a Z.
Pergunte, por áudio, se há alguma fruta que apareceu no Mico das Frutas e não fazia parte da coleção. Converse sobre os achados e, se necessário, complemente o quadro iniciado nas aulas 1 e 2 desta atividade de sistematização.

Convite às famílias
A família é convidada a participar do jogo com a criança.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_02ATS03

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas