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Plano de aula - Investigar padrões para descobrir números de uma sequência

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Investigar o padrão de uma sequência numérica e determinar o termo faltante na sua continuidade.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Machado Pinheiro

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivos select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.

Objetivos específicos

Investigar o padrão de uma sequência numérica e determinar o termo faltante na sua continuidade.

Conceito-chave

Sequências e padrões.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma dos conceitos-chave envolvidos no estudo de sequências: sequência, termo, padrão... Numa abordagem oral e coletiva, destaque a definição de sequência caracterizada pelo seu padrão de formação. Converse com os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e sobre como o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer elemento faltante nesta sequência. Use os exemplos apresentados no slide como apoio para esta retomada com a turma. Conduza de forma oral, com a participação de todos, a investigação do padrão destas sequências. Incentive diferentes alunos a explicar com palavras como entendem a formação de cada uma das sequências. Use o texto do slide para sistematizar as conclusões da turma, validando as descobertas, mas agora, fazendo uso de linguagem própria da Matemática.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão, e ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre sequências?
  • Que tipo de sequências vocês já estudaram? Como eram os termos na sequência?
  • Vocês acham que os números também podem formar uma sequência?
  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois justifiquem suas descobertas nas duplas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que elas compartilhem o que discutiram.

Ainda em duplas, faça os questionamentos sugeridos para discussão, oportunizando aos alunos refletirem e usarem a linguagem corrente para expressar o padrão de formação de cada sequência.

Propósito: Identificar termos faltantes em sequências numéricas pela investigação do padrão de formação de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • Qual é o padrão de formação de cada uma das sequências?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois justifiquem suas descobertas nas duplas.

Nas duplas, faça os questionamentos sugeridos para discussão, oportunizando aos alunos refletirem e usarem a linguagem corrente para expressar o padrão de formação de cada sequência.

Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa, justificando como pensou para descobrir o número. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém fez de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais, o nome de quem não calculou corretamente o número e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Identificar termos faltantes em sequências numéricas pela investigação do padrão de formação de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e, ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e, ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos expressar o padrão de formação desta sequência?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia os objetivos para a turma.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fernanda Machado Pinheiro

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer o padrão de uma sequência numérica ou figurativa e expressá-lo usando escrita corrente ou uma representação simbólica.

Objetivos específicos

Investigar o padrão de uma sequência numérica e determinar o termo faltante na sua continuidade.

Conceito-chave

Sequências e padrões.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia o slide lembrando a turma dos conceitos-chave envolvidos no estudo de sequências: sequência, termo, padrão... Numa abordagem oral e coletiva, destaque a definição de sequência caracterizada pelo seu padrão de formação. Converse com os alunos sobre a investigação do padrão de formação de uma sequência, e sobre como o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer elemento faltante nesta sequência. Use os exemplos apresentados no slide como apoio para esta retomada com a turma. Conduza de forma oral, com a participação de todos, a investigação do padrão destas sequências. Incentive diferentes alunos a explicar com palavras como entendem a formação de cada uma das sequências. Use o texto do slide para sistematizar as conclusões da turma, validando as descobertas, mas agora, fazendo uso de linguagem própria da Matemática.

Propósito: Retomar a ideia de que uma sequência é formada por termos a partir de um padrão, e ainda, que o conhecimento deste padrão permite identificar qualquer termo faltante na sequência.

Discuta com a turma:

  • Vocês se lembram do que aprendemos sobre sequências?
  • Que tipo de sequências vocês já estudaram? Como eram os termos na sequência?
  • Vocês acham que os números também podem formar uma sequência?
  • Como descobrimos o padrão de formação de uma sequência?
  • Por que é importante conhecer o padrão de formação de uma sequência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois justifiquem suas descobertas nas duplas. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que elas compartilhem o que discutiram.

Ainda em duplas, faça os questionamentos sugeridos para discussão, oportunizando aos alunos refletirem e usarem a linguagem corrente para expressar o padrão de formação de cada sequência.

Propósito: Identificar termos faltantes em sequências numéricas pela investigação do padrão de formação de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • Qual é o padrão de formação de cada uma das sequências?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Para realização desta atividade, sugerimos que os alunos estejam em duplas e que as respostas de algumas perguntas sejam orais. Organize as duplas e peça que respondam individualmente e depois justifiquem suas descobertas nas duplas.

Nas duplas, faça os questionamentos sugeridos para discussão, oportunizando aos alunos refletirem e usarem a linguagem corrente para expressar o padrão de formação de cada sequência.

Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Peça a um aluno que compartilhe sua resposta na lousa, justificando como pensou para descobrir o número. Pergunte aos demais se concordam ou se alguém fez de forma diferente. Registre nas suas anotações pessoais, o nome de quem não calculou corretamente o número e, se possível, pergunte como pensou para chegar nesta resposta.

Propósito: Identificar termos faltantes em sequências numéricas pela investigação do padrão de formação de cada uma.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda a turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos.

Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com a turma toda, as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e, ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Os alunos discutiram a solução nas duplas, mas neste momento é importante compartilhar com toda turma as diferentes estratégias utilizadas para encontrar a solução, mesmo aquelas que tenham fracassado em algum momento. Neste e nos próximos slides, apresentamos uma possibilidade, talvez a mais recorrente, mas sugerimos que utilize o guia de intervenções para discutir com os alunos outras formas e possibilidades de resolução. Apresentar estes slides para os alunos é uma possibilidade, mas será muito mais produtivo discutir as soluções apresentadas pelos próprios alunos. Lembre-se de que, nesta atividade, os alunos deverão reconhecer o padrão de formação de cada uma das sequências para calcular os termos faltantes. Vale destacar que não há apenas uma forma de expressar o padrão de uma sequência, e isto será explorado na continuidade desta atividade, quando pedimos que comparem sua resposta com as de seus colegas e, ainda, que investiguem ao menos mais uma forma de expressão para o padrão da mesma sequência. Com este propósito, uma possibilidade é comparar números consecutivos, dois a dois, investigando um padrão que seja validado para o cálculo de todos os termos, e outra possibilidade é pensar na relação com a posição do termo na sequência, o que determina uma expressão mais geral e eficaz para um termo qualquer da sequência.

Propósito: Compartilhar diferentes estratégias utilizadas para a solução do problema e conduzir o fechamento das ideias discutidas até o momento.

Discuta com a turma:

  • Os números estão numa sequência?
  • Há alguma relação entre os números que são consecutivos?
  • A relação que você observou é a mesma sempre que números consecutivos são comparados?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • Há alguma relação entre os números e a posição que ocupam na sequência?
  • A relação que você observou é a mesma para qualquer posição?
  • Esta relação poderia ser o padrão de formação da sequência numérica?
  • É possível explicar com palavras como descobrimos os números apagados?
  • É possível explicar com palavras como calcular cada número da sequência?
  • Qual é o padrão de formação desta sequência?
  • Como você pensou para descobrir este padrão?
  • O padrão de formação de cada uma das sequências é único?
  • Respeitando o padrão de formação, é possível continuar as sequências?
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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete ou leia o texto do slide para a turma, retomando com a turma os objetivos propostos para esta aula.

Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.

Discuta com a turma:

  • Como podemos expressar o padrão de formação desta sequência?
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Quando terminarem, faça a correção coletiva.

Propósito: Avaliar a investigação do padrão de uma sequência para determinar o termo faltante na sua continuidade, expressando-o por meio de escrita não algébrica.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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