13954
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Identificação da letra inicial de uma palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Identificação da letra inicial de uma palavra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria José Nóbrega,

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos de cópia do(s) quadro(s) com as imagens que os alunos deixaram na escola e/ou enviaram (via WhatsApp), organizadas por você como no slide Introdução (observe o Fechamento da atividade anterior: LPO1_02ATS01).

- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma mensagem por áudio ou vídeo, dirigida às crianças e às famílias, explicando que irão retomar a atividade com os nomes das frutas e que você fez um quadro bem bacana com as imagens entregues ou enviadas. Solicite que peguem as cópias dos quadros, disponibilizados na escola ou impressas pela família, no caso do envio do arquivo digital.

Desenvolvimento
Siga as orientações do slide Introdução considerando a tarefa efetuada. Compartilhe que você também encontrou algumas frutas e já estão no quadro. Você pode enviar fotos dos quadros organizados caso algumas crianças não estejam com os impressos. Se estiver em aula online no Google Meet, por exemplo, proceda como se estivesse em sala de aula, tendo o cuidado para não se estender demais.
Se possível, solicite à família que, utilizando as imagens dos quadros e apontando para cada fruta, pergunte à criança:
     - Você conhece essa fruta?
     - Qual é o nome dela?
     - Qual é a letra inicial do nome da fruta?
Se não for possível que algum adulto acompanhe a atividade, envie um áudio ou um vídeo apresentando os quadros, nomeando cada fruta e falando a letra inicial.

Fechamento
Conclua comentando que já possuem muitas frutas e, caso falte algumas, poderão completar o “pomar” com o tempo. Agradeça a participação dos alunos e diga que, se encontrarem frutas para as letras que faltam, podem deixá-las na escola ou enviá-las por foto, pelo WhatsApp.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir durante toda a atividade, se possível.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_02ATS02

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas