Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Com que letra começa a palavra
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Um pomar de A a Z
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar a letra inicial de palavras.
Materiais necessários: Computador on-line; projetor multimídia, caixas de som; cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo ‘Colecionador’ de frutas raras cultiva 1,3 mil espécies em sítio de SP, BBC Brasil Link: https://www.youtube.com/watch?v=5ePhURSmLMc Acesso em 21 de março de 2018.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Conte para a turma qual é a proposta da aula do dia.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A atividade será introduzida por meio da apresentação de uma reportagem sobre frutas exóticas, com duração de cerca de 5 minutos. Acesse o vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5ePhURSmLMc
- Prepare as crianças para assistir ao programa, proporcionando informações sobre o tema da reportagem - a coleção de frutas - e sobre Helton, um jovem pesquisador de frutas muito diferentes.
- Explique que, desde os 14 anos, ele coleciona frutas num sítio onde vive. São mais de 1300 espécies plantadas. Antecipe que Helton tem dificuldades para falar e se movimentar, por um problema sofrido durante o parto. Destaque a história de superação do rapaz, que hoje é um dos maiores colecionadores de frutas do mundo, tornou-se um frutólogo!
- Vamos assistir a uma reportagem sobre um jovem brasileiro que coleciona frutas no sítio onde vive. Seu pomar tem mais de 1300 espécies diferentes! Helton coleciona essas frutas desde os 14 anos.
- Quantas frutas vocês conhecem? Sabiam que havia tantas frutas diferentes no mundo? No Brasil, são mais de 700 espécies nativas!
- Após a reportagem, converse com as crianças e incentive-as a dizerem o que mais chamou a atenção delas. Caso as crianças comentem sobre a fala e os movimentos de Helton, retome a história de vida dele e a forma como o rapaz superou suas dificuldades. Na reportagem, Helton comenta sobre isso.
- Caso você não tenha como exibir o vídeo, conte a história de Helton para a turma e pergunte que frutas diferentes eles conhecem ou já experimentaram. Deixe que falem e destaque a diversidade de espécies.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Proponha aos alunos a organização de um “pomar”, com uma boa coleção de frutas. E como não há espaço para plantar tantas árvores frutíferas na sala de aula, vamos colecionar fotografias de frutas que ficarão expostas no mural da sala.
- Vamos montar um pomar? Nosso desafio será o de encontrar frutas variadas que comecem com todas as letras do alfabeto. Será que conseguimos pelo menos uma fruta que comece com cada uma das letras do alfabeto?
- Observem o alfabeto. Quantas letras têm?
- De quantas frutas precisaríamos para montar uma lista que começa na letra A e vai até a letra Z?
- Para ajudar nesse desafio, já pesquisei algumas que estão neste envelope (pode usar também uma sacola de feira ou cesto de frutas de modo a criar um contexto lúdico). Vou sortear uma a uma e, além de dizerem o nome da fruta, vocês devem indicar a letra inicial de cada uma delas.
- Depois, vamos escrever o nome dessas frutas no caderno.
Se as crianças ainda não sabem quantas e quais são as letras do alfabeto ou apresentam dúvidas, aponte para as letras expostas na sala de aula. Nas turmas de alfabetização, é importante expor as letras do alfabeto, em imprensa, maiúsculas e minúsculas, para que os alunos as tomem como referência.
- Mostre o slide ou a imagem da primeira fruta disponível no material complementar para que todos possam visualizá-la. Por exemplo, “MELANCIA”. Em seguida, pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
- Para que todos participem, você pode escolher uma criança para identificar a fruta e outra para identificar a letra inicial. Afixe no mural ou projete a imagem. Repita o nome da fruta, incentive-as a consultar o alfabeto no mural ou afixado na sala. Em seguida, anote a letra inicial identificada pelas crianças. Por fim, proponha que escrevam no caderno o nome da fruta:
- Vamos copiar a lista de frutas que compõem nosso pomar.
- Proceda da mesma maneira com todas os demais nomes de frutas, apresentados nos slides seguintes.
Materiais complementares:
Clique aqui para acessar. Nesse documento, não há frutas suficientes para todas as letras. Essas frutas foram intencionalmente selecionadas. A letra inicial de cada fruta representa seu valor de base: o fonema que aquela letra representa com maior frequência. Desse modo, em vez de CEREJA para letra C, escolhemos CAJU, porque o valor mais frequente representado pela letra C é o fonema /k/. Há dois motivos para essa seleção. Primeiro, porque as crianças podem realizar descobertas sobre as relações letra-fonema. São palavras que se tornam conhecidas pelas crianças e transformam-se em matéria-prima para analisar unidades menores que as compõem, por exemplo, para identificar letras e os fonemas que representam. Segundo, porque conforme a autora Maria José Nóbrega coloca no livro Ortografia (São Paulo: Melhoramentos, 2013. Coleção Como Eu Ensino), crianças que ainda não dominam o sistema de escrita alfabética, mas que empregam algumas letras com valores sonoros convencionais, operam com o valor de base das letras (o fonema que a letra representa com maior frequência).
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte: Qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Para finalizar, pergunte às crianças: Para formar um pomar de A a Z, quais letras faltam? De quantas frutas precisamos ainda para completar nosso pomar?
- Solicite que copiem as letras que ainda faltam no caderno e que, para a aula seguinte, procurem imagens de novas frutas para completar o “pomar”. Agende o dia que devem trazer o material para a sala e envie um bilhete avisando os familiares das crianças sobre a tarefa.
- Caso antecipe que as crianças terão dificuldades para realizar essa tarefa em casa, promova uma consulta coletiva a sites para selecionar as frutas que comporão o pomar. Caso falte alguma letra, você também pode colaborar com a coleção e selecionar algumas frutas para completar a atividade.
Materiais complementares:
Para pesquisar novas frutas de a a z, consulte: http://www.blog.mcientifica.com.br/frutas-de-a-a-z/ Acesso em 21/02/2018.
Sugestão de adaptação para o ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; alfabeto impresso, disponibilizado na escola para as famílias retirarem, ou por envio em arquivo digital para que imprimam.
- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma mensagem por áudio ou vídeo, dirigida às crianças e às famílias, dizendo que a atividade será sobre as letras e vamos pesquisar “com que letra começa a palavra”.
Envie o vídeo sugerido no plano de aula e siga as orientações de 1 a 4 do slide Introdução. Se possível, oriente que algum adulto (da família) assista junto com a criança ao vídeo sobre Helton, um jovem pesquisador de frutas muito diferentes. Peça que o adulto converse com a criança sobre o que assistiram, incentivando-a a dizer o que mais chamou a atenção dela na história do jovem.
Acesse o vídeo disponível aqui.
Desenvolvimento
Envie um áudio ou um vídeo seguindo as orientações de 1 a 4 do slide Desenvolvimento do plano de aula. Explique que você já pesquisou algumas frutas e envie fotos de 5 delas pelo grupo de WhatsApp da turma (fotografe as imagens de frutas dos slides tendo o cuidado de focar apenas na fruta e na escrita do nome dela). A cada foto enviada, grave um áudio dizendo o nome daquela fruta. Oriente que observem com que letra começa o nome da fruta. Proponha que escrevam no caderno o nome de cada uma delas e façam um desenho ao lado da palavra escrita.
Fechamento
Solicite que copiem as letras que ainda faltam no caderno utilizando o alfabeto impresso. Combine que, para a aula seguinte, eles devem procurar imagens de frutas cujo nome inicie com as letras que ainda não têm para completar o “pomar” de A a Z. Explique que podem enviar fotos das imagens pelo WhatsApp (só para você, e não no grupo) ou podem levá-las à escola. Você montará um quadro com elas para a próxima aula (modelo no plano LPO1_02ATS02).
Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir em toda a atividade, se possível. Oriente que, primeiramente, usem as frutas que tenham em casa para depois auxiliar na busca de imagens, e perguntem à criança: qual o nome desta fruta? Com que letra começa?
Alfabetização
Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental
ACESSAR AGORA