13953
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Com que letra começa a palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Com que letra começa a palavra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria José Nóbrega,

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; alfabeto impresso, disponibilizado na escola para as famílias retirarem, ou por envio em arquivo digital para que imprimam.

- Opcional: canal para reunião online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma mensagem por áudio ou vídeo, dirigida às crianças e às famílias, dizendo que a atividade será sobre as letras e vamos pesquisar “com que letra começa a palavra”.
Envie o vídeo sugerido no plano de aula e siga as orientações de 1 a 4 do slide Introdução. Se possível, oriente que algum adulto (da família) assista junto com a criança ao vídeo sobre Helton, um jovem pesquisador de frutas muito diferentes. Peça que o adulto converse com a criança sobre o que assistiram, incentivando-a a dizer o que mais chamou a atenção dela na história do jovem.
Acesse o vídeo disponível aqui.

Desenvolvimento
Envie um áudio ou um vídeo seguindo as orientações de 1 a 4 do slide Desenvolvimento do plano de aula. Explique que você já pesquisou algumas frutas e envie fotos de 5 delas pelo grupo de WhatsApp da turma (fotografe as imagens de frutas dos slides tendo o cuidado de focar apenas na fruta e na escrita do nome dela). A cada foto enviada, grave um áudio dizendo o nome daquela fruta. Oriente que observem com que letra começa o nome da fruta. Proponha que escrevam no caderno o nome de cada uma delas e façam um desenho ao lado da palavra escrita.

Fechamento
Solicite que copiem as letras que ainda faltam no caderno utilizando o alfabeto impresso. Combine que, para a aula seguinte, eles devem procurar imagens de frutas cujo nome inicie com as letras que ainda não têm para completar o “pomar” de A a Z. Explique que podem enviar fotos das imagens pelo WhatsApp (só para você, e não no grupo) ou podem levá-las à escola. Você montará um quadro com elas para a próxima aula (modelo no plano LPO1_02ATS02).

Convite às famílias
A família pode ser convidada a contribuir em toda a atividade, se possível. Oriente que, primeiramente, usem as frutas que tenham em casa para depois auxiliar na busca de imagens, e perguntem à criança: qual o nome desta fruta? Com que letra começa?

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_02ATS01

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas