Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Pena
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Minisseminários
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Periodicidade: Mensal
Prática de linguagem priorizada:Oralidade
Dinâmica:Com vistas à prática de gêneros orais, os alunos vão organizar a apresentação, com pesquisa sobre o tema escolhido, utilizando recursos não lineares, em rede como
o mapa. O trabalho será em grupo, com produção do recurso visual (sempre em textos semióticos), trabalhar a oralidade em minisseminários e compartilhar os conhecimentos por meio das trilhas.
Habilidade da BNCC: EF35LP17; EF35LP19; EF35LP20; EF15LP08; EF15LP09; EF15LP10; EF15LP11; EF04LP03; EF15LP12; EF04LP19; EF15LP13; EF04LP20
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar minisseminários. O campo de atuação priorizado nesta atividade é a Oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si.
Justificativa: A prática de ensino pautada em gêneros orais é, ainda, uma realidade distante dos ambientes escolares. Pensar a oralidade é aproximar as aulas das práticas sociais vigentes. Sob esta perspectiva, espera-se promover ações que se voltem para a busca da autonomia do estudante, por meio de pesquisa, produção, comunicação e participação coletiva, primando pelo campo investigativo, por meio da indagação e da busca. Acresce-se que, apesar de o foco estar sobre o gênero oral, considera-se para esta idade a necessidade de consolidação da base alfabética, ortográfica e algumas normas da gramática. Junto a estas demandas, é preciso letrar as crianças para trabalhar com os gêneros semióticos, analisando cor, imagem, números, tipos de letra e a união da linguagem verbal
e não verbal, misturam-se e produzem sentido.
Materiais necessários: Cartolina, pincéis, giz de cera, folhas de papel, cola, revistas para recorte.
Dificuldades antecipadas: Neste ano de escolarização, ainda há ênfase sobre a construção da base alfabética, mas também começa o trabalho de construção no campo da sintaxe, com aquisição de regras normativas apropriadas à idade. O universo da criança ainda é muito concreto, e lidar com textos semióticos pode gerar dificuldade, dado o nível de abstração que estes textos exigem para sua interpretação.
Referências sobre o assunto:
DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Disponível em <http://www3.uma.pt/dmfe/DONDIS_Sintaxe_da_Linguagem_Visual.pdf. Acesso em: 23 de nov. 2018.
MADEIRA, Ana Maria Gini; MARTINS, Ana Lúcia M. R. Poltronieri. Uma abordagem semiótico-discursiva em gênero mesclado. Anais do Sielp. Volume 2, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. Disponível em <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/07/volume_2_artigo_230.pdf>. Acesso em: 23 de nov. de 2018.
PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1996. Disponível em <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/15033/1/escola-sem-com-futuro_RI.pdf>. Acesso em: 23 de nov. de 2018.
SELVA, Ana Coelho Vieira. Crianças na educação infantil na exploração de gráficos de barra. GT Educação Matemática, n.19. UFPE. Disponível em <http://27reuniao.anped.org.br/gt19/p191.pdf>. Acesso em: 23 de nov. de 2018.
VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Seminário escolar. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p. 275 – 290. Disponível em <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf> Acesso em: 23 de nov. de 2018.
Código: LPO4_02ATP01
(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.
(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes