13952
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Oralidade

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Ensino Fundamental sobre a prática de gêneros orais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades e orientações aos alunos.

Dinâmica da atividade
Envie aos alunos uma orientação em vídeo propondo a atividade de pesquisa sobre temas de interesse deles e a apresentação de seminários virtuais. Converse com os alunos sobre a importância da pesquisa na sociedade e instigue-os a pensar sobre que temas eles têm interesse em pesquisar. Para ajudar os alunos na definição dos temas, você pode disponibilizar algumas problemáticas que possam interessá-los.

Realize a atividade proposta no 1º slide (dinâmica da atividade) do plano de aula original. Utilizando uma ferramenta de gravador de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui), exponha as questões propostas no slide, instigando os alunos a refletirem sobre elas. Ainda com o gravador de tela, apresente um mapa conceitual e faça a exploração dos seus recursos, de modo que os alunos compreendam sua função social. Disponibilize possibilidades de tema, e proponha que os alunos escolham e anotem os temas que gostariam pesquisar. Oriente que pesquisem sobre o mesmo tema.

Siga as orientações do 2º slide (dinâmica da atividade), propondo aos alunos que produzam um mapa conceitual sobre o tema da pesquisa. Faça a orientação, através de áudio ou vídeo, propondo aos alunos que, antes de iniciarem a produção, assistam à videoaula disponível aqui. Disponibilize um tempo para a construção do mapa e envie as questões propostas no slide para a revisão da produção.

Realize a atividade proposta no 3º slide (dinâmica da atividade). Faça uma orientação em áudio ou vídeo para os alunos, propondo que gravem um vídeo apresentando o mapa conceitual. Utilize as orientações do plano original.

Siga as orientações do 4º slide (dinâmica da atividade). Realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e realize a produção de redes de saber.

Realize a atividade proposta no 5º slide (dinâmica da atividade). Promova uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e realize a produção de redes de saber, ou envie as questões aos alunos e solicite que gravem áudios com as considerações e postem no grupo de WhatsApp da turma.

Variação da atividade
Utilize as propostas de variação de atividade sugeridas no plano original, explicando aos alunos como realizá-las e oferecendo modelos, sempre que possível.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que compartilhem o resultado da pesquisa com os familiares e peçam o apoio de um familiar nos momentos de gravação de vídeo.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO4_02ATP01

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF04LP20) Reconhecer a função de gráficos, diagramas e tabelas em textos, como forma de apresentação de dados e informações.

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.

(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 4º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas